CRÍTICA – Cidade Pequenina (2021, Pipoca & Nanquim)

    Cidade Pequenina é um quadrinho nacional escrito e desenhado pelos irmãos Aldo e Camilo Solano. A obra foi publicada pelo selo original Pipoca & Nanquim em 2021.

    SINOPSE DE CIDADE PEQUENINA

    Nesta publicação do selo original Pipoca & Nanquim, os irmãos Aldo e Camilo Solano nos apresentam histórias e “causos” de uma cidadezinha do interior do Brasil.

    Tendo como referência o trabalho de Will Eisner em Nova York, Cidade Pequenina reúne crônicas de uma vida simples que os autores presenciaram ou ouviram contar, com o intuito de resgatar e preservar memórias. Um registro dos costumes e das diversas maneiras de pensar e enxergar o mundo, pelas mãos de dois dos principais nomes dos quadrinhos nacionais desta geração.

    Em 19 histórias são abordados diversos temas, momentos e situações inusitadas que aconteceram com os moradores de São Manuel (SP). Mas, apesar dos curiosos e vívidos personagens que povoam as páginas, o verdadeiro protagonista do livro é a própria cidade, que, devido à atmosfera e particularidades completamente inusitadas, transborda de humor e graça.

    ANÁLISE

    Para quem vive ou viveu em alguma cidade do interior do Brasil sabe que as coisas são sempre pacatas e repletas de histórias hilárias ou de pessoas que acabam sendo conhecidas como loucas por alguma peculiaridade, e por isso se tornam personagens da cidade.

    Dito isso, Cidade Pequenina conta pequenas histórias cômicas e inusitadas de pessoas que vivem em cidades do interior do Brasil, em especial na cidade de São Manuel, no interior de São Paulo.

    De maneira bastante agradável, esses pequenos contos são contados de forma criativa. Em alguns contos será inevitável o leitor não comparar com algum cidadão de sua cidade. Todos os contos são notáveis em Cidade Pequenina, mas meu destaque vai para Butina, Caminhão de Banha e Briga de Família. Todas as histórias em destaque são ótimas. 

    O traço do quadrinho é bastante bonito e remete ao estilo cartum, o que deixa os contos bastante engraçados com a expressão exagerada de cada personagem. Além disso, a colorização remete à nostalgia dos anos 1980 e 1990 e à simplicidade de viver em uma cidade pequena durante esse tempo.

    Cidade Pequenina é um ótimo quadrinho que narra de maneira cômica a vida das pessoas que vivem em uma cidade pequena sem a tecnologia e as redes sociais que nos conectam nos dias de hoje.

    Em contrapartida, a obra pode acabar não sendo tão interessante para quem espera que a trama fosse ser desenvolvida em diversas cidades do interior do Brasil, pois nesse ponto alguns contos podem acabar não sendo tão engraçados ou causar alguma familiaridade.

    VEREDITO

    Em suma, Cidade Pequenina é um quadrinho divertido que mostra os aspectos culturais de viver no interior, mas que pode acabar não sendo interessante aos leitores que esperavam algo com mais desenvolvimento. Mesmo assim, tem seu mérito por ser um ótimo quadrinho nacional.

    Nossa nota

    3,0 / 5,0

    Publicado pela Pipoca & Nanquim, Cidade Pequenina é um quadrinho brasileiro escrito e desenhado pelos irmãos Aldo e Camilo Solano.

    Autor: Aldo Solano e Camilo Solano

    Editora: Pipoca & Nanquim

    Páginas: 252

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Mickey e o Oceano Perdido (2021, Panini)

    Mickey e o Oceano Perdido é um quadrinho francês publicado originalmente em 2018 pela editora Glénat, veja o que achamos da versão nacional.

    Bill Raio Beta: Conheça o Korbinita digno do Rompe Tormentas

    Conheça Bill Raio Beta, um dos personagens que é do universo cósmico da Marvel e que faz parte das histórias do Poderoso Thor.

    Hércules: O Príncipe do Poder na Marvel Comics

    O personagem Hércules é uma adaptação do herói grego para a Marvel Comics, saiba tudo sobre o Príncipe do Poder, filho de Zeus!

    Sandman: As melhores HQs para ler antes da série

    Originalmente, as 75 edições da HQ são divididas em 13 arcos. Essas são as histórias fundamentais de Sandman para você ler antes da série!