CRÍTICA | Saga – Vol. 3 (2016, Devir)

    No Volume 3 de Saga, publicado em 2016 pela Editora Devir, os perigos de uma caçada violenta se aproximam cada vez mais da família de Marko, Alana e Hazel. Nessa obra, eles concluem seu plano de fuga para o distante lar do escritor que deu ao casal de protagonistas uma forma diferente de pensar.

    A história desafortunada chega aos mais distantes cantos da galáxia em guerra. Dois repórteres vão em busca da matéria, nos apresentando a personagens que até então eram tão secundários, que nem mesmo afetam o atual rumo que nossos heróis tomarão.

     

    O cuidado de Brian K. Vaughan e Fiona Staples ao nos apresentar a paz recém conquistada por uma família que nasceu em meio a guerra, ao conflito, nos faz valorizar o afeto, o tão esperado descanso. Da mesma forma, o curto período de paz nos aproxima muito da história.

    Em um mundo em que a felicidade dos outros incomoda tanto aos que parecem estar imersos em conflitos duradouros, Alana, Marko, Hazel, Izabel (a babá fantasma) e Klara (Guerreira de Grinalda, mãe de Marko, avó de Hazel e agora, sogra de Alana), parecem ter encontrado um lugar em que podem se estabelecer tranquilamente, e assim, planejar seus próximos passos.

    No entanto, a tranquilidade da família, que aos poucos parecia ver um caminho para enfim encontrar a paz, sofre um baque. Não bastasse isso, a chegada de dois freelancers desesperados, a morte de um escritor apaixonado, um príncipe androide que quase vai à óbito… Tudo isso gera mais um baque na história de Hazel, forçando seus pais a repensarem que caminho devem seguir.

    Clique na imagem para ampliar.

    Saga – Vol. 3 tem um ritmo diferenciado para seus atos. Vale lembrar que a edição da Devir é um condensado da edição 13 até a edição 18 do que foi lançado nos Estados Unidos. Ou seja, os arcos possuem tempos diferentes.

    Sendo assim, os primeiros atos/arcos do Volume 3 mostram a paz de uma forma até monótona, para aqueles que não estão acostumados a tê-la, mas os arcos finais se desenvolvem muito mais rápido do que podemos acompanhar, sendo necessário reler alguns dos acontecimentos para termos certeza do que aconteceu.

    Como citado anteriormente, a meu ver, esse artifício de roteiro se faz importante para nos deixar realmente desorientados, pois nos faz questionar o que está diante dos nossos olhos.

    O Volume 3 de Saga nos mostra o quão incrível e diversas são as formas de contar histórias, tanto visualmente, quanto pela escrita. O quadrinho rendeu a Brian K. Vaughan e a Fiona Staple três prêmios Eisner de Melhor Série em Andamento nos anos de 2013, 2014 e 2015.

    Saga está sendo relançado pela Editora Devir com reimpressões incríveis. Não perca e garanta a sua cópia.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    O Vol. 3 de Saga mostra a primeira parte do plano da família de Alana, Marko e Hazel, enquanto chegam ao planeta, lar do escritor do livro que os inspirou.

    Editora: Devir

    Autor: Brian K. Vaughan

    Páginas: 154

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Estados Unidos da África’ é uma história que enche o coração de esperança

    Estados Unidos da África conta a história de Serge Ekondo, escrito por Anderson Shon com arte feita Daniel Cesart.

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    85 anos da Marvel: Do sucesso dos quadrinhos à gigante da indústria cinematográfica

    Há 85 anos, a Marvel Comics estreava no mundo das HQs e dos super-heróis. Conheça a história de uma das marcas mais famosas da cultura pop!

    Rhino: Conheça o vilão presente no live-action de Kraven, o Caçador

    Aleksei Sytsevich também conhecido como Rhino tem uma força e durabilidade incríveis e inimigo de longa data do Homem-Aranha e do Hulk.