Madame Teia: Conheça Julia Carpenter, a Arachne, ou Mulher-Aranha

    A atriz Sydney Sweeney confirmou que está assumindo o papel de Julia Carpenter, a segunda Mulher-Aranha da Marvel Comics, conhecida também como Arachne no próximo filme Madame Teia, como parte do Universo do Homem-Aranha da Sony.

    A aparição da personagem no longa faz todo o sentido, já que Julia Carpenter tem uma longa e interligada história com Madame Teia. Na verdade, depois de seu tempo como Mulher-Aranha, Julia se tornou a segunda Madame Teia, acrescentando outro legado de Aranha ao seu currículo.

    Então, como a versão de Julia Carpenter de Sydney Sweeney influenciará o enredo ainda misterioso do filme Madame Web? Não podemos dizer com certeza – mas a história da Marvel Comics de Julia Carpenter, a segunda Mulher-Aranha, pode apenas oferecer algumas pistas.

    CRIAÇÃO

    Julia Carpenter

    A primeira aparição de Julia Eugenia Cornwall Carpenter em quadrinhos foi Marvel Super Heroes Secret Wars #6 em junho de 1984. Criada por Jim Shooter e Mike Zeck, ela também usa o pseudônimo de Arachne, Madame Teia e Mulher-Aranha.

    Origem dos quadrinhos da Marvel de Julia Carpenter / Mulher-Aranha

    Na Marvel Comics, Julia Carpenter foi recrutada por uma organização conhecida como Comissão que desejava criar seu próprio super-herói. Carpenter foi então abordada e concordou em fazer parte do que ela presumiu ser um estudo atlético antes de se tornar involuntariamente uma das cobaias da Comissão. Julia foi então injetada com veneno de aranha entre outros extratos de plantas, desenvolvendo poderes quase idênticos aos do Homem-Aranha e tornando-se assim a Mulher-Aranha.

    Julia Carpenter possui uma combinação de poderes fisiológicos e psiônicos. Seus poderes fisiológicos incluem resistência, agilidade, reflexos e força sobre-humanos. Ela também é imune a venenos e tem a capacidade de curar rapidamente ferimentos. Assim como o Homem-Aranha, ela também tem um excelente tato, permitindo-lhe sentir vibrações como uma aranha em suas teias. Seus poderes psiônicos incluem teias psiônicas, vibrações psiônicas e rastreamento de paredes.

    Por que Julia Carpenter também é conhecida como Madame Teia? 

    Julia Carpenter

    Depois que Cassandra Webb morreu, seus poderes foram passados ​​para Julia quando ela assumiu o pseudônimo. Como resultado, os talentos de Julia para telepatia, projeção astral e precognição melhoraram, mas ela ficou cega pela transferência de poderes. 

    Como Dakota Johnson foi escalada como Madame Web para o papel principal do filme, não está claro se o filme incluirá esse enredo da Marvel Comics ou qual será o relacionamento entre Cassandra Webb e Julia Carpenter. Também é possível que esse enredo possa ser explorado em um potencial futuro filme de Madame Web.

    Principais arcos da história

    Guerras Secretas

    Ela se tornou parte das Guerras Secretas quando o subúrbio de Denver onde ela morava foi transportado para o Mundo de Batalha pelo Beyonder. Julia lutou ao lado dos Vingadores, Quarteto Fantástico, X-Men e Homem-Aranha. O novo traje do Homem-Aranha seria inspirado em seu próprio traje preto. Ao retornar à Terra, Julia tentou se tornar membro dos Vingadores, mas a Comissão de Atividades Sobre-Humanas a designou para a Freedom Force, um grupo governamental de vilões “reformados”. Julia se encontraria em conflito tanto com os X-Men quanto com os Vingadores, heróis com quem ela trabalhou recentemente e respeitou. Foi somente quando ela foi forçada a prender os Vingadores (sob acusações forjadas) que ela finalmente contrariou as ordens e libertou os Vingadores.

    Vingadores da Costa Oeste e Force Works

    Julia Carpenter

    Julia então se tornaria uma fugitiva e entraria em contato com os caçadores de recompensas de alta tecnologia conhecidos como Seekers. Ela trabalharia tanto com o Homem de Ferro quanto com o Homem-Aranha durante seu mandato como fugitiva antes de finalmente se entregar. Julia recebeu vários empregos clandestinos antes de ser convidada para se juntar aos Vingadores da Costa Oeste, um grupo com o qual ela serviu até eles se separarem. 

    Julia então se juntaria à equipe Force Works de Tony Stark. Ela e sua filha Rachel Carpenter até construíram sua casa na base da Force Works, The Works. Lá ela lutou contra o mal com outros heróis Homem de Ferro, Agente Americano, Feiticeira Escarlate, Homem Maravilha (que aparentemente morreu em sua primeira missão) e um novo companheiro de equipe, Century. Durante a Travessia, Julia de repente teve um relacionamento de longo prazo com um “membro de longa data” Moonraker. 

    A única pessoa que conseguia sentir que isso não era realidade era sua filha Rachel. Foi revelado que eram manipulações temporais de Kang e que Moonraker era na verdade Libra. O grupo teria mais algumas aventuras antes que Tony Stark (Homem de Ferro) aparentemente morresse e a equipe se dispersasse.

    Guerra Civil

    Durante a Guerra Civil, Julia registrou-se sob a Lei de Registro de Super-Humanos. Pouco depois da lei de Registro de Super-Humanos ter sido aprovada, Julia foi persuadida por Tony Stark (Homem de Ferro) a se juntar à sua equipe. Ao lado da Sra. Marvel e do Homem Maravilha, sua missão era treinar outros super-heróis registrados para realizar atividades de segurança autorizadas pelo governo, bem como a apreensão padrão de super-heróis não registrados. 

    Ela logo foi enviada para perseguir Max Coleridge, secretamente seu namorado, cujo alter ego, o Sudário, era um super-herói não registrado. Em vez disso, Julia ajudou o Sudário a escapar dos soldados do governo e tornou-se ela mesma uma fugitiva. Depois de enviar três esquadrões ao hospital e roubar roupas e um carro, eles foram para o Colorado para buscar a filha de Julia, Rachel, a caminho do Canadá. Eles foram emboscados pela Sra. Marvel e pelo Homem Maravilha e o Sudário foi capturado, mas Arachne evitou o ataque e foi até seus pais no Colorado, onde Rachel estava hospedada. 

    Após outra emboscada da Sra. Marvel (que desta vez trouxe seu estagiário, Araña), Arachne foi capturada e arrancada dos braços de sua filha. Ela foi encarcerada e mantida acorrentada, antes de ser aprisionada na Zona Negativa. No entanto, Julia escapou do cativeiro durante a fuga da prisão da Zona Negativa e voltou ao Colorado em busca de Rachel. Uma equipe de operações psicológicas da SHIELD a rastreou telepaticamente até o Brooklyn, onde ela confrontou Araña furiosamente, exigindo saber para onde sua filha foi levada. 

    Anya conseguiu subjugar a desfocada Julia e Carol concordou em ajudar Arachne a localizar Rachel. A mãe e a filha se reencontraram e Carol e Tony combinaram a mudança da dupla para o Canadá. Como parte do acordo, Arachne juntou-se à superequipe canadense Omega Flight em troca da retirada de todas as acusações contra ela.

    Realidades Alternativas

    Morgan Le Fay – Terra-398

    Nesta realidade Julia também era conhecida como Arachne e era membro da Queen’s Vengeance.

    Condenação de Ferro – Terra-42777

    Julia foi uma das poucas que sobreviveu às guerras mutantes, mas foi escravizada como um dos asseclas de Tony Stark e colocada para trabalhar.

    Cancerverso

    Julia Carpenter

    No Cancerverso, Julia foi uma das centenas de criaturas grotescas que encontraram “Os Vingadores Cósmicos” em batalha quando atacaram o Santuário II, o atual quartel-general de Lord Mar-Vell e seus Vingadores.

    Ronan, o Acusador, foi o primeiro e único “Vingador Cósmico” a enfrentar Julia, a quem ele prontamente espancou até a morte com sua Arma Universal.

    X-Men para sempre

    No universo X-Men Forever, Julia atua como Mulher-Aranha como membro dos Vingadores em seu clássico traje preto e branco. No entanto, ela parece ter os poderes de Jessica Drew, já que pode voar e disparar rajadas de veneno.

    Final

    The Ultimate Jessica Drew (um clone feminino de Peter Parker) usou o nome de Julia Carpenter como disfarce, para entrar na empresa Roxxon. Ela pintou o cabelo e fez um currículo falso. Ela conseguiu enganar seus empregadores, mas logo o The Brain Trust descobre e a agarra. Pouco depois, Jéssica encontra o Doutor Octopus, mas ainda salva o Homem-Aranha. Juntos eles escapam. Mas de repente o prédio de Roxxon desabou e Peter e Jessica salvaram Otto.

    Outras mídias

    Animação

    Homem de Ferro: a série animada (1996)

    Julia era uma personagem regular na série animada de 1996. Aqui ela desempenhou um papel quase idêntico ao de Pepper Potts, sendo assistente e confidente de Tony. No início da série, ela regularmente vestia sua roupa de Mulher-Aranha como membro da Force Works, mas depois que eles se separaram em episódios posteriores, a história se concentrou em seu papel como confidente de Tony, bem como como alguém que ajudou a administrar sua empresa. Ela também é mostrada como um interesse amoroso de Tony. Nos primeiros episódios, ela competiu com a Feiticeira Escarlate por seu afeto, e nos episódios posteriores se casou com ele por um curto período de tempo (embora isso tenha sido uma manobra da parte de Tony para atrair um assassino que o caçasse). Como Mulher-Aranha, ela mantém sua força e agilidade, mas suas teias parecem ser físicas e não psiônicas. Ela foi dublada por Casey DeFranco na primeira temporada e por Jennifer Hale na segunda.

    Ultimate Homem-Aranha vs. Os Seis Sinistros (2016)

    Ela era uma arma secreta, treinada pelo próprio Nick Fury no controle de suas habilidades precognitivas. Ela usava um novo traje combinando elementos do traje original de Madame Teia com os do traje clássico da Mulher-Aranha de Julia. Ela exibiu maior força e velocidade, bem como a capacidade de prever o resultado mais provável de qualquer evento. Julia também exibiu uma variação de seu poder de teia psi, ao gerar uma teia de energia que mostrava outras realidades dentro de seus fios.

    Jogos

    Marvel: Ultimate Alliance (2006)

    Lançado em 2006 para PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo Wii, PlayStation 2, Xbox, PlayStation Portátil, Game Boy Advance e PC

    Marvel Super Hero Squad

    Arachne foi lançada no jogo Marvel Super Hero Squad Online onde ela afirma “Não sou a Garota-Aranha, não sou a Mulher-Aranha, sou Arachne”. Em sua descrição ela diz “Ela não é apenas uma mulher-aranha… ela é Arachne, misteriosa amante da Teia Psíquica!” Ela é dublada por Gray DeLisle e Laura Bailey.

    Marvel Heroes

    Arachne é um personagem de equipe no jogo. Ela não é totalmente jogável, mas pode ser escolhida como membro passivo de sua equipe, ajudando seu herói. Ela é dublada por Colleen O’Shaughnessey.

    Madame Teia será lançado no dia 15 de fevereiro de 2024. Confira o trailer do longa:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Segredos de um Escândalo’ instiga, mas falha ao entregar narrativa incômoda

    Segredos de um Escândalo é o mais novo suspense estrelado por Julianne Moore e Natalie Portman. O longa adapta uma história real.

    TBT #264 | ‘Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal’ diverte, mas falha em entregar legado

    Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é um dos muitos longas legados lançados nos anos 2000. O longa acompanha o amado Indy.

    CRÍTICA – ‘Bob Marley: One Love’ a voz do amor em tempos de guerra

    Bob Marley: One Love lança os espectadores por história emocionante, com músicas sobre amor, perseverança e biografia respeitosa.

    10 filmes indicados ao Oscar que você pode assistir na Netflix

    A Netflix recebeu 18 indicações ao Oscar; veja a lista completa dos filmes da gigante do streaming que concorrem na maior premiação do cinema.