Início SÉRIE Crítica CRÍTICA – Away (1ª temporada, 2020, Netflix)

CRÍTICA – Away (1ª temporada, 2020, Netflix)

19
0
CRÍTICA - Away (1ª temporada, 2020, Netflix)

Away é uma série de drama Criada por Andrew Hinderaker, estrelada por Hilary Swank (Menina de Ouro) e estreou na Netflix dia 4 de Setembro de 2020.

SINOPSE

Emma Green (Hilary Swank) é uma astronauta americana que recebe um convite para comandar uma expedição internacional rumo à Marte. Mas, para embarcar nessa perigosa missão de quase três anos, ela vai precisar deixar seu marido e sua filha adolescente para trás.

ANÁLISE

Da esquerda para a direita: Lu, Misha, Emma, Ram e Kwesi.

Com 10 episódios, Away é mais uma produção cinematográfica que busca retratar a corrida espacial à Marte, o Planeta Vermelho; entretanto, durante a primeira temporada embarcamos na jornada de uma pequena equipe internacional na incerta e inédita jornada tripulada até o inóspito planeta.

Com tantas obras nos situando em Marte ou retratando marcianos – Robinson Crusoe em Marte (1964), Marte Ataca! (1996), Planeta Vermelho (2000), Doom: A Porta do Inferno (2006), John Carter: Entre Dois Mundos (2012), Perdido em Marte (2015), Vida (2017), entre tantos outros – a nova série da gigante do streaming tem a difícil tarefa de conquistar público com um tema já saturado do gênero sci-fi.

A série tem sua trama dividida em dois núcleos:

  1. A equipe do Atlas 1 formada pela comandante americana Emma Green (Hilary Swank), o engenheiro russo Misha Popov (Mark Ivanir), a química chinesa Wang Lu (Vivian Wu), o indiano co-piloto e médico Ram Arya (Ray Panthaki) e o botânico anglo-ganense Kwesi Weisberg-Abban (Ato Essandoh);
  2. As pessoas na Terra: Matt (Josh Charles), Alexis (Thalita Bateman) como marido e filha de Emma.

Muito provavelmente os fãs mais fervorosos de sci-fi prefiram uma série com aliens, muitas mortes, cenas no espaço e acidentes terríveis que colocariam em extremo perigo a missão espacial.

VEREDITO

Obviamente, a grande maioria do público que der o play no primeiro episódio da série muito provavelmente desistirá ao perceber que se trata de uma viagem à Marte; justamente por achar que verá ali mais do mesmo. Mas, se você der a chance de assistir ao episódio piloto de Away, perceberá que ali pode haver algo inexplorado.

Com uma jornada prevista de 3 anos, a missão principal da Iniciativa Conjunta Marte é levar a primeira nave tripulada até Marte e trazê-los de volta. E com isso a primeira temporada da série da Netflix foca na interação humana e na falta dela.

A convivência por meses com uma equipe internacional abordo de uma nave e não-convivência gradual com os entes queridos que ficaram na Terra possui carga dramática suficiente para não precisarmos dos aliens e das mortes típicas de filmes no espaço.

Com episódios bem cadenciados, o ritmo da série é agradável; permitindo assim uma completa apresentação de cada membro da tripulação e seus respectivos arcos: passado, traumas e anseios para o futuro.

Além do carismático e bem entrosado elenco – com nossos 5 astronautas de personalidades distintas que precisam deixar as diferenças de lado para alcançarem o sucesso em sua missão -, a trilha sonora anda de mãos dadas com o roteiro; fazendo com que a carga emocional de alguns episódios sejam ainda maiores. Para o espectador mais sensível: prepare-se para aquele nó na garganta e olhos marejados.

Away não é perfeita, claro. Possui seus clichês como todo filme de espaço, além do “bom e velho” roteiro óbvio em alguns momentos. Mas, ainda assim, é um bom drama sci-fi com direito a excelentes efeitos visuais.

Ah! Você COM CERTEZA irá desejar a conexão de internet que o povo da série possui.

Nossa nota

Assista abaixo o trailer legendado:

Away está disponível na Netflix e está no Top10 em sua semana de estreia.

Já assistiu a série? Deixe seus comentários e sua avaliação!

Nota do público
Obrigado pelo seu voto




Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.