CRÍTICA – El Cid (1ª temporada, 2020, Amazon Prime Video)

    El Cid é uma série que aborda a lenda espanhola homônima do século XI e está disponível na Amazon Prime Video.

    SINOPSE

    Rodrigo Díaz Vivar ou Ruy (Jaime Lorente) é um jovem que perdeu seu pai em uma batalha pelo reino de Leão na Espanha. Seu tio Rodrigo (Juan Fernández) o leva para ser pajem e agora crescido, Ruy se destaca aos olhos de todos, pois se tornou um jovem exímio em suas habilidades. Agora ele deve trazer honra para o seu reino e seu nome.

    ANÁLISE

    El Cid tem muitas qualidades e trabalha de forma efetiva na ambientação medieval, uma vez que não mostra de forma glamorosa um dos períodos mais sombrios da humanidade. 

    A trama se organiza em três pilares: tradição, egos e poder. Ao mostrar conflitos baseados nesses aspectos, El Cid consegue apresentar uma qualidade que lembra Game of Thrones em seus tempos áureos.

    O roteiro e direção são competentes ao exemplificar de fato como as coisas aconteciam, visto que utilizam cenários sujos, a força do patriarcado e da igreja, conspirações e os dois lados da moeda da guerra. Quem vence colhe os louros da vitória, entretanto, a série também mostra as consequências dos mortos nas famílias e a pobreza dos vassalos que doam a vida por caprichos da realeza, uma crítica muito pertinente.

    Um ponto à parte são os personagens. Não há apenas o preto no branco, uma vez que todos possuem camadas. Ruy busca a honra de ser um herói, mas também abre mão de seus desejos para seguir um código de conduta. A família real tem diversos problemas e a todo o momento esquece o próprio sangue pelos privilégios do trono. A igreja também tem um papel crucial nas tomadas de decisão e trabalha sorrateiramente, algo que é feito de forma muito natural.

    Como maior destaque temos a atuação de Alicia Sanz que dá um show. A atriz mostra versatilidade ao apresentar diversas facetas de sua personagem que ora é vilã, ora é mocinha, algo que o roteiro e direção acertam muito bem, mas o grande mérito é dela.

    VEREDITO

    El Cid mostra uma qualidade incrível e representa de forma bastante fidedigna a era medieval. Sem muitos rodeios e pompa, a série tem tudo para ser memorável se manter as boas escolhas de seu primeiro ano. Vamos aguardar pela renovação, pois seu final possui excelentes ganchos para o futuro.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Confira o trailer:

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Se a Vida te der Tangerinas’ celebra o amor e a resiliência nos invernos das nossas vidas

    'Se a vida te der Tangerinas' conta uma jornada de amor e resiliência em alguns dos momentos mais difíceis da nossa vida.

    Demolidor: Renascido e a relação entre Matt Murdock e Wilson Fisk

    O que seria do Demolidor sem o Rei do Crime? E o que seria o Rei do Crime sem o Demolidor? Os fãs sabem que é impossível um sem o outro.

    Conheça 6 produções médicas disponíveis na Max

    Quando a vida está por um fio, eles entram em ação para salvar pacientes em situações críticas. Conheça as melhores séries médicas do Max!

    CRÍTICA | ‘Frieren e a Jornada para o Além’ nos leva para um caminho muito diferente em um anime de fantasia

    Frieren foi um sucesso e merece ser assistido por fãs de animes, ou por quem não sabe por onde começar a assistir.