Início SÉRIE Crítica CRÍTICA – El Cid (1ª temporada, 2020, Amazon Prime Video)

CRÍTICA – El Cid (1ª temporada, 2020, Amazon Prime Video)

El Cid é uma série que aborda a lenda espanhola homônima do século XI e está disponível na Amazon Prime Video.

SINOPSE

Rodrigo Díaz Vivar ou Ruy (Jaime Lorente) é um jovem que perdeu seu pai em uma batalha pelo reino de Leão na Espanha. Seu tio Rodrigo (Juan Fernández) o leva para ser pajem e agora crescido, Ruy se destaca aos olhos de todos, pois se tornou um jovem exímio em suas habilidades. Agora ele deve trazer honra para o seu reino e seu nome.

ANÁLISE

El Cid tem muitas qualidades e trabalha de forma efetiva na ambientação medieval, uma vez que não mostra de forma glamorosa um dos períodos mais sombrios da humanidade. 

A trama se organiza em três pilares: tradição, egos e poder. Ao mostrar conflitos baseados nesses aspectos, El Cid consegue apresentar uma qualidade que lembra Game of Thrones em seus tempos áureos.

O roteiro e direção são competentes ao exemplificar de fato como as coisas aconteciam, visto que utilizam cenários sujos, a força do patriarcado e da igreja, conspirações e os dois lados da moeda da guerra. Quem vence colhe os louros da vitória, entretanto, a série também mostra as consequências dos mortos nas famílias e a pobreza dos vassalos que doam a vida por caprichos da realeza, uma crítica muito pertinente.

Um ponto à parte são os personagens. Não há apenas o preto no branco, uma vez que todos possuem camadas. Ruy busca a honra de ser um herói, mas também abre mão de seus desejos para seguir um código de conduta. A família real tem diversos problemas e a todo o momento esquece o próprio sangue pelos privilégios do trono. A igreja também tem um papel crucial nas tomadas de decisão e trabalha sorrateiramente, algo que é feito de forma muito natural.

Como maior destaque temos a atuação de Alicia Sanz que dá um show. A atriz mostra versatilidade ao apresentar diversas facetas de sua personagem que ora é vilã, ora é mocinha, algo que o roteiro e direção acertam muito bem, mas o grande mérito é dela.

VEREDITO

El Cid mostra uma qualidade incrível e representa de forma bastante fidedigna a era medieval. Sem muitos rodeios e pompa, a série tem tudo para ser memorável se manter as boas escolhas de seu primeiro ano. Vamos aguardar pela renovação, pois seu final possui excelentes ganchos para o futuro.

Nossa nota

4,0 / 5,0

Confira o trailer:

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorAssassin’s Creed Valhalla: Bug faz Eivor carregar bêbado
Próximo artigoHomem-Aranha acaba de ganhar um traje Hi-Tech completamente novo!
Relações-públicas, gremista, nerd, escorpiano e palestrinha. Parece futebolista, pois só vive descendo a lenha. DC é melhor que Marvel, todavia, amamos as duas.