CRÍTICA: ‘Se a Vida te der Tangerinas’ celebra o amor e a resiliência nos invernos das nossas vidas

    A vida na mesma proporção que a arte é uma coisa muito estranha pois nos provoca sorrisos, suspiros, apreensão e lágrimas porque aquela pequena porção de uma história hora fictícia ou não acaba se tornando uma pequena parte de nós quando contemplamos algo que por falta de elogio maior só pode ser descrito como algo belo. “Se a vida te der Tangerinas” é o tipo de obra que vai tocar o seu coração exatamente com essa amplitude, nos confrontando com uma série de emoções que fica muito difícil descrever se é apenas uma obra muito bem idealizada, atuada e executada ou uma experiência altamente contemplativa.

    O seu elenco é liderado pelos protagonistas IU (Hotel Del Luna) e Moon So Ri (Queenmaker) e Park Bo Gum (Itaewon Class) e Park Hae Joon (The 8 Show) interpretando Oh Hae Su e Yan Gwan Sik respectivamente em momentos distintos da história. Além deles, a participação de Yeom Hye Ram e outros rostos bem conhecidos de outras produções também chamam a nossa atenção.

    A história é sobre a vida do casal Oh Hae Su (IU/ So Ri) e Yan Gwan Sik (Bo Gum e Hae Joon) desde quando se conheceram na infância durante a década de 50 até sua vivência quanto casal enfrentando, os obstáculos, atribulações ao longo de duas gerações de famílias.

    Tangerinas

    Eu assisto doramas desde a minha adolescência, muitos deles marcaram a minha vida pela profundidade do impacto das suas produções e nesta longa lista alguns tenho os meus favoritos que se me pedirem uma indicação tranquilamente faria. Esta obra definitivamente entrou para esta lista por ter se tornado essa mistura de qualidade com aquele algo mais que aquece o seu coração e o abraça através de sua arte.

    O trabalho de direção é excelente por nos colocar dentro dessa jornada de um casal formado por um garoto que se expressa muito pouco e uma garota que faz isso de forma tão expansiva a ponto de futuramente os filhos e o próprio marido não saberem o que fazer em um momento que ela fique triste.

    Outro ponto que acabou me encantando é a sua abertura muito criativa que carrega todo um simbolismo a respeito de diversos momentos que iremos conhecer ao longo da história com a linda música Spring da cantora Kim Jung Mi. Ainda falando no campo musical importante citar a presença brasileira representada pela renomada cantora Alcione interpretando em coreano Tem que me prender, um dos seus sucessos.

    Tangerinas

    Se a vida te der tangerinas fala com um lado de nós que é muito fácil de compreender. Afinal, quem de nós nunca teve um mundo inteiro de sonhos e as dificuldades da nossa realidade social aos poucos foram os apagando a cada queda que tomamos no caminho?

    Mesmo tendo este condutor narrativo que por si só já considero excelente, outras coisas são acrescentadas enquanto vamos também conhecendo em doses residuais pistas do que foi acontecendo com o casal, inclusive a expectativa se eles conseguiram ficar juntos nos primeiros oito episódios.

    Na outra metade, este processo ocorre para reforçar a perspectiva mais emocional, as relações complexas que existem entre o casal protagonista com seus filhos e sem perceber já me senti completamente imerso nesta família.

    É uma história que pode ser descrita como uma romance, um drama familiar, uma comédia romântica, um slice of life porque dança de forma muito graciosa por estes gêneros que sinceramente a melhor forma de defini-lo de uma forma bem sucinta é uma inspiração.

    Tangerinas

    Mas não é apenas aquela narrativa que no final de tudo entrega apenas uma mensagem otimista, nos confronta sobre os momentos duros como a nossa eterna luta contra a pobreza extrema, o luto, impactando de forma tão incisiva as relações sociais e familiares e até nos empurra para a reflexão da complexidade que é a parentalidade.

    Mesmo que você não tenha vivenciado as suas dificuldades ao lado de uma companheira, pode ter existido outra pessoa que esteve neste papel e se infelizmente não houvesse alguém pode te fazer pensar como ter uma rede de apoio é algo importante para resistirmos aos tempos de inverno das nossas vidas.

    Enquanto por outro lado também podemos compreender como tudo se torna tão mais brilhante nas primaveras, tanto na perspectiva de um indivíduo como nas nossas relações nos dando uma boa ideia do que podemos fazer quando a vida nos der tangerinas.

    A conclusão da história é muito emocionante porque acredito que a forma escolhida celebra a existência dos seus protagonistas como um todo, inclusive a dolorosa compreensão de finitude que em muitos momentos relutamos em compreender.

    Se a vida te der tangerinas é um k drama que vai abraçar o seu coração, levar as lágrimas, risos e suspiros com a jornada tão dolorosa e ao mesmo tempo tão linda sendo umas das melhores produções sul coreanas para streaming deste ano.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Confira o trailer da série:

    Se a Vida te der Tangerinas” foi lançado no dia 7 de março na Netflix.

    Acompanhe as lives do Feededigno no Youtube.

    Estamos na Youtube transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Artigos relacionados

    Demolidor: Renascido e a relação entre Matt Murdock e Wilson Fisk

    O que seria do Demolidor sem o Rei do Crime? E o que seria o Rei do Crime sem o Demolidor? Os fãs sabem que é impossível um sem o outro.

    Conheça 6 produções médicas disponíveis na Max

    Quando a vida está por um fio, eles entram em ação para salvar pacientes em situações críticas. Conheça as melhores séries médicas do Max!

    CRÍTICA | ‘Frieren e a Jornada para o Além’ nos leva para um caminho muito diferente em um anime de fantasia

    Frieren foi um sucesso e merece ser assistido por fãs de animes, ou por quem não sabe por onde começar a assistir.

    Dia Zero: Quem é quem na nova minissérie da Netflix?

    No thriller político, Robert De Niro interpreta o ex-presidente dos EUA George Mullen, que, como chefe da Comissão Dia Zero. Conheça o elenco!