CRÍTICA: ‘The 8 Show’ é impactante e reflexivo

    As produções asiáticas ganham cada vez mais os corações e atenção do público brasileiro, especificamente as coreanas que passaram a ser presença constante em todos os serviços de streaming disponíveis e no mês de maio chegou mais uma novidade impactante. ‘The 8 Show‘ é um drama coreano produzido pelo Studio N e lançado pelo serviço de streaming Netflix em 17 de maio com todos os seus oitos episódios sendo uma adaptação das weebtoons Money Game e Pie Game de Bae Jin Soo disponível na plataforma Naver Webtoons.

    Dito isso é importante deixar um aviso de alerta de gatilho a respeito do seu conteúdo que possui cenas de muita violência sendo recomendado não prosseguir assistindo e aconteça outros sintomas procurar ajuda profissional.

    A direção é feita por Han Jan Rim (Alerta de Emergência) e o elenco é formado por Ryu Jun-yeol, Chun Woo-hee, Park Jeong-min, Lee Yul-eum, Park Hae-joon, Lee Zoo-young, Moon Jeong-hee e Bae Seong-woo.

    SINOPSE

    Em The 8 Show, oito desconhecidos ficam confinados em um prédio de oito andares e dependem uns dos outros para sobreviverem o máximo de tempo e conquistarem um prêmio milionário. No drama coreano, oito pessoas que precisam desesperadamente de dinheiro são convidadas a participar de um reality show por 100 dias a troco de um prêmio multimilionário. Porém, eles acabam descobrindo que não só o valor final precisa ser compartilhado entre os participantes, mas também tudo o que eles consumirem durante o tempo do programa será deduzido da quantia.

    ANÁLISE

    The 8 Show

    Depois de assistir os oito episódios realmente precisei de um tempo para pensar a respeito de tudo o que foi esse k drama que não é uma das experiências mais fáceis de conhecer. O que tinha trazido minha atenção para ele foi a comparação realizada com o famoso Round 6 que terá uma nova temporada ou até mesmo o filme que fez muito sucesso O Poço, mas poderia ser o nome de qualquer outro reality show que realizasse esse paralelo também seria algo válido.

    A respeito de critérios técnicos a direção é muito boa e o que torna essa produção tão impressionante é o trabalho de atuação do elenco que expressa as emoções daqueles personagens que apenas são conhecidos por números, mas gradativamente vamos conhecendo a jornada de cada um para que chegassem ao ponto de aceitarem participar desse jogo.

    Usar a arte e entretenimento para uma autocrítica não é a grande novidade dessa história que consegue ir mais além deixando uma pergunta que poderia ser feita para nossa sociedade como um todo: o que é entretenimento?

    The 8 Show

    A escolha do diretor em usar os flashbacks como um filme antigo é excelente porque cria uma paralelo entre essas pessoas fora do ambiente do show com o que estamos acompanhando colocando uma lente de aumento e uma grande reflexão sobre o que as pessoas se tornam nesse tipo de competição e quais os limites que passam para isso.

    No k-drama as pessoas precisam fazer algo que gere entretenimento em recompensa de tempo para um prêmio maior e chega ser assustador a forma como tudo vai escalonando de forma tão violenta ao ponto de torturar física e psicologicamente uns aos outros.

    Além disso existe um paralelo com a nossa realidade que torna a trama mais intensa que é uma divisão social interna entre os participantes, algo que me lembra em muito a exposição sofrida por pessoas mais pobres apenas pela geração de engajamento ou entretenimento.

    A conclusão deixa uma reflexão muito importante a respeito dos temas abordados, conclui sua história de forma marcante, porém consegue deixar a possibilidade de uma nova temporada sem diminuir a produção como um todo.

    VEREDITO

    The 8 Show é uma das melhores produções coreanas do ano de 2024 com uma narrativa que choca, dialoga com temas atuais empurrando o espectador a ter uma reflexão crítica a respeito.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Confira o trailer da série:

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Nota do público
    Obrigado pelo seu voto

    Artigos relacionados

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    CRÍTICA – A última temporada de ‘Você’ retornar às raízes para uma mensagem muito importante

    O seriado Você (You) ao longo dos sete anos que suas temporadas anteriores foram exibidas se tornou um sucesso entre os assinantes do serviço...

    CRÍTICA: ‘Se a Vida te der Tangerinas’ celebra o amor e a resiliência nos invernos das nossas vidas

    'Se a vida te der Tangerinas' conta uma jornada de amor e resiliência em alguns dos momentos mais difíceis da nossa vida.

    Demolidor: Renascido e a relação entre Matt Murdock e Wilson Fisk

    O que seria do Demolidor sem o Rei do Crime? E o que seria o Rei do Crime sem o Demolidor? Os fãs sabem que é impossível um sem o outro.