CRÍTICA – Vou Viver de HQ (1ª temporada, 2022, Globoplay)

    Vou Viver de HQ é uma série documental original do Globoplay disponível exclusivamente no streaming da Globo. A produção conta com seis episódios dirigidos por Giuliano Zanelato e Rogério Zagallo.

    Confira nossa análise da primeira temporada.

    SINOPSE DE VOU VIVER DE HQ

    A série acompanha a saga de sucesso, prêmios e desafios pessoais de dois irmãos gêmeos brasileiros que conquistam o prêmio mais importante do mercado internacional de HQs.

    Fábio Moon e Gabriel Bá, quadrinistas nacionais e internacionais, falam da paixão por quadrinhos e contam como é viver de HQ.

    ANÁLISE

    Vou Viver de HQ é uma excelente série documental do Globoplay que traz de forma única e sucinta a carreira dos quadrinistas paulistanos Fábio Moon e Gabriel Bá, com intimidade e profundidade.. O documentário apresenta imagens inéditas do processo criativo da dupla em seus notórios quadrinhos Daytripper (2010) e Dois Irmãos (2015).

    Além disso, temos a participação de diversos ícones das cenas nacional e internacional dando relatos de como é trabalhar dentro da indústria de HQs e que, graças aos irmãos, os quadrinhos brasileiros Brasil ganharam sua merecida notoriedade, atraindo os olhares do mundo.

    Os seis episódios desenvolvem de maneira genuína a carreira dos gêmeos desde suas influências, mostrando como os quadrinhos mudaram a vida deles para sempre. É muito satisfatório ver a paixão que Moon e Bá têm por HQs. Essa paixão é transcendente no olhar e no foco que eles têm ao criarem novos trabalhos.

    O grande destaque do documentário vai para como foi profundo e intenso o processo de criação de Daytripper. Gabriel teve um câncer no olho durante o desenvolvimento do quadrinho, tendo que contar com a força do irmão e da família para superar essa fase que foi desafiadora para todo o âmbito familiar. Isso tornou Daytripper um quadrinho muito especial, visto que o tema principal da obra é a morte.

    Outro ponto de destaque foi o processo de pesquisa realizado para a adaptação do livro Dois Irmãos, de Milton Hatoum. Para essa obra foi necessária uma viagem para Manaus em busca de uma experiência completa da cidade para, desse modo, terem mais inspiração para que o livro fosse fielmente adaptado. Esse processo de pesquisa foi tão crucial que o resultado deixou o autor muito satisfeito com a adaptação para as páginas dos quadrinhos.

    De fato, o documentário capta toda a essência da cena brasileira de quadrinhos, mostrando os desafios que cada criador enfrenta para entregar uma obra digna e que vai inspirar uma nova safra de quadrinistas no país com uma gama multifacetada de artistas com estilos e histórias únicas.

    VEREDITO

    Vou Viver de HQ é um documentário excepcional que apresenta de maneira memorável a paixão que Moon e Bá têm por trabalharem com quadrinhos e serem mundialmente conhecidos por seus talentos. Mesmo sem conhecer o trabalho dos gêmeos, a produção é uma excelente porta de entrada para se familiarizar com os bastidores de criação e um convite para ir atrás das obras dessa dupla tão talentosa.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer da primeira temporada de Vou Viver de HQ:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – ‘A Inspeção’ de ‘O Gabinete de Curiosidades’: das belas cores berrantes do anos 70 ao horror corporal

    A Inspeção de 'O Gabinete de Curiosidades' nos lança por uma viagem nostálgica, no comando de Panos Cosmatos.

    CRÍTICA: ‘The Last Days of Ptolemy Grey’ é sobre fins, começos e reflexões

    'The Last Days of Ptolomy Grey' é uma joia escondida na AppleTV. Estrelada por Samuel L. Jackson, e grande elenco, o acompanhamos em uma jornada emocional e profunda.

    CRÍTICA: ‘Unicorn: Warriors Eternal’ dos épicos de fantasia aos filmes de artes marciais

    Unicorn: Warriors Eternal nos lança por uma história e por um visual deslumbrantes. Criado por Genndy Tartakovsky.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em abril

    Abril já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.