REVIEW – Thunderobot G70 (2022, Thunderobot)

    Nas últimas semanas recebemos o controle mecânico Thunderobot G70. Tenha em mente que o que envolve o controle não é apenas ligá-lo e deixá-lo pronto para usar. O G70 nos envolve em uma experiência imersiva nos mais diversos tipos de gameplay.

    O Thunderobot pode ser usado no PC, Android, iOS e Nintendo Switch. Seu controle conta três modos de conexão, por Bluetooth, por meio do receptor ou cabeado. Mas não apenas isso. Cada uma dessas conexões contam com uma particularidade.

    O Feededigno trará aqui uma análise de tudo que você precisa saber sobre o Thunderobot G70!

    Esse review foi possível graças a nossa parceira, Thunderobot.

    ANÁLISE

    G70

    O G70 chegou para esse que vos escreve como uma bela surpresa. Após ter que fazer uma enorme gambiarra para jogar no PC utilizando um controle durante alguns anos – graças ao vício de console -, o G70 me fez mudar completamente minha relação às gameplays.

    O controle da Thunderobot é tão confortável nas mãos quanto era de se esperar um acessório highend. O que o G70 é algo de outro mundo, com sua tecnologia de mapeamento virtual, o controle substitui os toques direto na tela, te ajudando a controlar o campo de batalha da maneira que você quiser. A personalização de botões é uma função nativa suportada tanto por Android como iOS, sem necessidade de qualquer aplicativo.

    MODOS DE CONEXÃO

    O G70 conta com três modos de conexão diferente no PC: Bluetooth, cabeado ou com o receptor. As peculiaridades de cada uma dessas conexões variam de acordo com a sua forma de jogar. Abaixo especificarei a forma de jogar no PC, Android e iOS.

    • PC: O tempo de input pode variar de acordo com a forma que você estiver conectado. Tanto cabeado, quanto por meio do receptor, o tempo de input é mínimo. Só que cabeado, o tempo de input é ainda menor. Conectado via Bluetooth, o tempo de input é um pouco maior. Ou seja, o tempo de resposta após você apertar um dos botões é ligeiramente maior;
    • Android: No celular, o tempo de input via Bluetooth é mínimo. A gameplay se estendeu à games com suporte à controle e o Xbox Game Pass;
    • iOS: No iOS, assim como no Android, o tempo de input é mínimo.

    DESENVOLVIDO PARA DURAR

    G70

    A construção do G70 é incrível! O controle conta em sua estrutura com botões mecânicos, empunhadura firme texturizada para garantir que o controle não escorregue das suas mãos em momentos de tensão. Seu design ergonômico mostra que o controle foi projetado para sessões longas e intensas.

    A bateria de Polímero de Lítio de 860mA/h, além de garantir um maior tempo de funcionamento, é mais leve do que as que são usadas em controle da mesma categoria. O que garante que o controle é mais leve que seus concorrentes. O tempo de carregamento que pode levar até 3 horas com o cabo USB-C, te garantirá cerca de 10 horas de funcionamento de acordo com o fabricante – mas esse tempo pode se estender de acordo com seu tipo de uso, a bateria do G70 que recebemos durou em média 13 horas de gameplay.

    O peso e o design do controle são elementos que o fazem se destacar. Com 240g, o G70 é potente e não te deixará na mão.

    CONTROLE DE NÍVEL COMPETITIVO

    Como dito anteriormente, o acabamento e a usabilidade do G70 é de alto nível. Seu retorno tátil é absurdo e merece ser citado. O controle conta com uma configuração equivalente à de um controle de e-sports. Ou seja: os elementos presentes no controle dão tanto um maior retorno, quanto uma maior firmeza a cada um de seus movimentos durante sua jogatina.

    Com analógicos que suportam até 2 milhões de rotações, e direcionais que te proporcionarão até mesmo 8 tipo de movimentações diferentes. O G70 te garante muita eficiência que só a combinação de movimentos pode te proporcionar. Os botões de ação são mecânicos e vem com um grupo de botões sobressalentes na caixa para aqueles usuários que não querem ter a sensação de botões mecânicos.

    Como se o que eu tivesse falado acima não tivesse sido suficiente, o G70 conta com uma tecnologia incrível que só é possível por causa da indução eletromagnética. Essa tecnologia nos proporciona a vasta opção de gatilhos lineares. Os gatilhos contam com três diferentes velocidades para diferentes modos de jogo. Essa tecnologia te proporciona uma transmissão de dados mais precisa e é muito mais confortável.

    O controle vem de fábrica na Posição 1, que pode ser usada para todos os modos de jogo, mas as Posições 2 e 3 possuem funções específicas para diferentes jogos.

    • 1ª Posição: A primeira opção é recomendada para jogos que o jogador precisa dar toques rápidos nos gatilhos, como jogos de tiro;
    • 2ª Posição: A segunda opção se encaixa em todos os tipos de jogos;
    • 3ª Posição: A terceira opção é recomendada para jogos de corrida, em que jogador precisa segurar os gatilhos por um longo período de tempo.

    Além dos gatilhos personalizáveis, o G70 conta com um Switch que muda a configuração de acordo com o seu uso, ou seja:

    • Na posição X, o controle está pronto para ser usado no PC, e iOS;
    • Na posição S, o controle está pronto para ser usado no Switch;
    • Na posição T, o controle está pronto para ser usado tanto em Android quanto em iOS;
    • Na posição D, o controle poderá ser usado apenas em Android.

    APLICATIVO PERSONALIZÁVEL

    G70

    Além das diferentes opções de jogabilidade, as opções de personalização do controle o fazem se destacar entre os demais da mesma categoria. O G70 conta com luzes que te trarão a atmosfera que você desejar.

    O aplicativo KeyLinker APP te permite mudar a iluminação do controle da forma que você quiser, mas não apenas isso. O KeyLinker te permite configurar os gatilhos, bem como a tensão dos mesmos – de acordo com seu modo de jogo -, os botões traseiros, o alcance dos analógicos e a sensibilidade dos mesmos.

    Com 4 botões Macros, o G70 foge do esquema comum de botões de ação e movimento, e te permite inserir atalhos tanto nos dois botões traseiros e nos dois superiores adicionais. E um detalhe, isso tudo pode ser feito no KeyLinker.

    O controle é tão brilhante que te permite alterar qualquer um dos botões do controle, alterando seu esquema, suas ordens, e colocando-os na ordem que você quiser e for mais cômoda. A flexibilidade na gameplay que apenas a Thunderobot permite é um dos fatores que tornam as horas de jogatina tão satisfatórias.

    Com três botões físicos, o G70 te permite alterar os níveis de iluminação, emitir sinal para pareamento e modo de vibração, alterando o funcionamento do motor vibratório de acordo com a sua vontade.

    A calibração e alteração do motor vibratório no KeyLinker te permite alterar a força da vibração, podendo calibrar cada um dos motores separadamente.

    PRÓS E CONTRAS

    PRÓS

    • O G70 se destaca em seu retorno tátil;
    • Vantagem competitiva com gatilhos programáveis;
    • Direcional garantem até 8 movimentos direcionais;
    • Variedade de conexões;
    • App Keylinker de personalização;
    • Design arrojado e material duradouro.

    CONTRA

    • O G70 não funciona no Xbox Game Pass para PC – mas funciona no app do mesmo serviço para celular;
    • Os elementos presentes no controle são tão resistentes, que fica até difícil remover os botões de ABXY para trocar;
    • Atraso relativamente grande no input na conexão Bluetooth.

    VEREDITO

    A construção e design do G70 o fazem ser tão imponentes quanto seu visual. Ao empunhar o controle, esse que vos escreve se viu derrotando a Elite dos 4, entregando cartas por cidade à beira de um lago, lutando contra os vilões do submundo grego e até mesmo lutando contra a Yakuza. O G70 te permite assumir várias vidas de maneira admirável no mundo dos games e pode até te fazer abolir toques desnecessários na tela de seu celular.

    O G70 é poderoso no que se propõe, com uma qualidade premium, ele se destaca por seu custo-benefício entre os controles da mesma categoria e pode vir a estrelar na lista de produtos necessários se você tem o hábito de jogar com controle, no PC ou no celular. E se você não tem o costume, após adquirir o G70, pode não querer voltar a utilizar o mouse e teclado.

    DIMENSÕES

    Altura: 106 mm

    Largura: 165 mm

    Profundidade: 61 mm

    Peso: 240 g

    Autonomia: ± 10 horas

    Agradeço nesse post o envio do G70 pela Thunderobot e convido-os a ler nossos outros reviews.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Two Point Campus (2022, SEGA)

    Two Point Campus é o novo simulador da SEGA com a Two Point Studios em que você constrói sua própria universidade. Leia o review!

    Especial Street Fighter: 35 anos de lutas marcantes

    2022 marca o 35º aniversário de uma das franquias mais icônicas de todos os tempos: Street Fighter. Saiba tudo sobre a franquia da Capcom!

    CRÍTICA – Cult of the Lamb (2022, Devolver Digital)

    Leia o review de Cult of the Lamb, um roguelite sarcasticamente fofo com elementos de gerenciamento de colônias lançado pela Devolver Digital.

    22 jogos indie e AAA para ficar de olho ainda em 2022

    Selecionamos 22 jogos indie e AAA (Triple A) para PC e principais consoles que prometem boas experiências ainda em 2022. Confira!