General Grievous era um brilhante militar Separatista e um temido caçador de Jedi, conhecido por ser um senhor da guerra Kaleesh (nativo do planeta Kalee). Serviu como comandante das forças militares da Confederação Sistemas Independentes nos últimos anos da República Galática. Apesar de ser conhecido por sua patente de General, Grievous era o Comandante Supremo do Exército de Droides Separatista, conhecido por sua crueldade e extensos melhoramentos cibernéticos, Grievous inspirava medo enquanto viajava pela galáxia, invadindo mundos e lutando contra Cavaleiros Jedi da República.
Durante o tempo em que aterrorizava a galáxia, Grievous sofreu ferimentos severos que exigiram um extenso reparo na época da Guerra Clônica. Se submetendo a procedimentos que o tornavam mais máquina do que orgânico, ele se tornou uma arma viva, obtendo, por meio desses melhoramentos, rápidos reflexos e força devastadora. Apesar de não ser nem Jedi nem Sith, nem mesmo um sensitivo da Força, Grievous era um habilidoso lutador, treinado pelo Mestre Jedi caído – que depois se tornaria Sith, Conde Dooku.
Conhecido pelo seu ódio pela Ordem Jedi, Grievous matou diversos Jedi ao longo da guerra, e tomava seus sabres de luz como troféus e armas que podiam ser usadas contra seus oponentes. A monstruosidade metal-orgânica lutou por diversas vezes contra Ahsoka Tano e Obi-Wan Kenobi, mas sempre conseguindo escapar.
Além das suas habilidades de combate, Grievous era um brilhante estrategista militar que supervisionou múltiplas campanhas durante as Guerras Clônicas – desde a Batalha de Kamino, onde ele falhou em parar a produção da tropa de clones; até a Batalha de Dathomir, onde seus droides de batalhas massacraram as Irmãs da Noite.
Mas ele também era capaz de correr rapidamente de uma luta, uma tática que funcionou até seu último encontro com Obi-Wan.
Grievous conseguiu preservar seu covil em um quartel general Separatista. Localizado na terceira lua de Vassek, contava com diversas salas e câmaras, com estátuas de um guerreiro alienígena e múltiplas armaduras. Seu covil foi descoberto durante uma investigação liderada pelos Jedi e pelos clones, que surpreenderam o General e ordenaram sua rendição.
Após sofrer diversas lesões, Grievous escapou e foi reconstruído pelo doutor, A-4D; ele reagrupou para lançar uma surpresa criada por ele nos Jedi: Gor, seu monstruoso bichinho da raça Roggwart. Enquanto Gor era destruído, Grievous matou a jovem padawan Nahdar, levando Kit Fisto à um combate. O General acabou sobrevivendo para lutar mais um dia.
Sob o comando do Conde Dooku e Darth Sidious, o General Grievous orquestrou o sequestro do Chanceller Palpatine durante a Batalha de Coruscant. Palpatine havia se tornado o refém de Dooku e era mantido em sua nave. Grievous não foi surpreendido pela chegada de Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker, que tentavam libertar o refém. Os Jedi saíram vitoriosos do confronto, com Anakin assassinando Dooku e libertando o Chanceler.
Os Jedi foram apreendidos pelos droides de Grievous, e levados até ele. O vilão tomou seus sabres de luz, se gabando de que aquelas seriam boas adições à sua coleção de armas. Graças a inteligência e bravura de R2-D2, os Jedi conseguiram recuperar suas armas e encurralaram o exército droide. Em um último ato covarde, Grievous quebrou o vidro da ponte, e escapou para o espaço.
Grievous partiu para a base Separatista de Utapau. Conversando com Darth Sidious, ele foi assegurado de que a guerra estava chegando a um fim, e que os Separatistas seriam vitoriosos. Pouco depois, Obi-Wan chega ao planeta com uma batalhão de clones, e a Batalha de Utapau tem início. O General e Obi-Wan duelam, e apesar de portar quatro sabres de uma vez, Grievous foi desmembrado e mais uma vez tentou fugir.
Obi-Wan saiu em seu encalço, até que ambos lutaram. O Jedi perdeu seu sabre de luz e se encontrava pendendo de um precipício e o vião parecia ter a vitória. Enquanto o General se lançava para proferir o último golpe, Obi-Wan usou a Força para tirar o blaster da mão de Grievous. Atirando no peito de Grievous, e ateando fogo no que restava de matéria orgânica, destruindo assim a ameaça.
Desde agosto, o General Grievous está disponível no Star Wars Battlefront 2. Anunciado durante a conferência da EA Play, o personagem poderá ser utilizado por usuários que estiverem controlando as forças inimigas da República. Recentemente o game da EA disponibilizou seu rival Obi-Wan Kenobi.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Star Wars Battlefront 2: Obi-Wan Kenobi chega como DLC
Já o Conde Dooku e Anakin Skywalker serão lançados durante o primeiro trimestre de 2019, junto de um novo modo de jogo em grande escala.
Star Wars: Battlefront II está disponível para PC, PS4 e Xbox One.