O legado de John Lennon em 10 filmes sobre Os Beatles

    Um dos maiores artistas da história completaria 80 anos nesta sexta-feira, 9 de Outubro. John Lennon era considerado um rebelde, mas também um ativista da paz. De personalidade enigmática, foi líder d’Os Beatles; a banda mais popular da história construindo uma carreira de sucesso ao encantar o mundo com suas músicas. 

    Se estivesse vivo, Lennon falaria sobre um mundo livre com paz e amor. Talvez comentasse sobre a atual política e acharia graça das dezenas de obras cinematográficas sobre sua banda. Infelizmente, é algo que apenas podemos imaginar. Porém, celebrar o legado e a genialidade de John Lennon é essencial neste dia. 

    Confira dez produções cinematográficas sobre John Lennon e Os Beatles:

    Let It Be (1970)

    O documentário mostra o grupo ensaiando e gravando canções para seu décimo segundo álbum de estúdio Let It Be, em Janeiro de 1969.

    No longa, é detalhado como aconteceu o concerto no telhado, sendo a última apresentação pública d’Os Beatles

    Embora o filme não se detenha nas discussões dentro do grupo na época, ele fornece alguns vislumbres da dinâmica que levaria ao rompimento.

    Após o lançamento do filme, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr ganharam coletivamente o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original.

    Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band (1978)

    Um dos álbuns mais icônicos d’Os Beatles virou um musical protagonizado pela banda Bee Gees.

    Com recriações de quase todas as músicas do disco, além de faixas do Abbey Road. O filme conta a história da banda lidando com forças malignas da indústria musical.

    Ainda, o filme conta com participações de músicos do Aerosmith, Earth, Wind & Fire e de Alice Cooper.

    Os Estados Unidos contra Lennon (2006)

    “Lennon representa a vida e Nixon representa a morte”. Este documentário conta como o governo americano ficou em alerta após os protestos de John Lennon pela Guerra do Vietnã.

    Lennon teve tamanha relevância ao ponto de ameaçar os Estados Unidos em sua hegemonia e bateu de frente com Nixon, presidente dos EUA na época.

    Across The Universe (2007)

    Esse musical foi indicado ao Globo de Ouro de 2008 como Melhor Filme Musical ou Comédia.

    Across The Universe reúne mais de 30 canções de sucesso d’Os Beatles para traçar um painel da década de 60. Na história, está Jude (Jim Sturgess), rapaz que deixa a mãe e o emprego nas docas de Liverpool em busca do pai e de aventuras nos Estados Unidos.

    Na América, Jude fica amigo de Max (Joe Anderson) e se apaixona pela irmã do novo parceiro, Lucy (Evan Rachel Wood).

    Além disso, o filme aborda as mudanças comportamentais e as agitações políticas e sociais da época.

    O Garoto de Liverpool (2009)

    O Garoto de Liverpool é uma obra comovente e impactante que narra a adolescência de John Lennon; além de ser uma cinebiografia, o filme carrega um forte drama familiar.

    Ambientando na Liverpool dos anos 50, John está em busca de seu sonho quando descobre que sua mãe, Julia, está mais perto do que ele imaginava.

    O filme ainda mostra o primeiro encontro de John com o tímido Paul McCartney e trilha o início do que seria Os Beatles

    Viver é Fácil com os Olhos Fechados (2013) 

    O longa conta a história de Antonio, um professor de gramática que usa música d’Os Beatles para ensinar inglês na Espanha de 1966.

    Ao descobrir que John Lennon vai visitar a província de Almería durante as gravações de um filme. Determinado a conhecê-lo, ele dirige pela estrada em sua jornada. No caminho, dá carona a um garoto de 16 anos que fugiu de casa e uma garota de 21 que está grávida.

    Ambos se juntam a Antonio em seu sonho de conhecer John Lennon.

    The Beatles: Eight Days a Week – The Touring Years  (2016)

    O documentário é sobre a explosão da beatlemania em 62. Ano em que o quarteto lançou Love Me Do até 29 de Agosto de 1966, dia da última apresentação pública do quarteto, em São Francisco.

    Com direção de Ron Howard, o cineasta fã d’Os Beatles teve acesso a muitas imagens inéditas para costurar no longa-metragem, combinando trechos e bastidores de shows, a rotina dos rapazes em hotéis e coletivas de imprensa.

    The Lennon Report (2016)

    Este filme é centrado na trágica morte de John Lennon. O longa conta o que aconteceu no dia 8 de Dezembro de 1980 quando Lennon deu entrada no hospital após ser baleado em frente ao prédio onde vivia, em Nova Iorque, por um perturbado fã, Mark Chapman.

    O roteiro é inspirado em depoimentos de médicos, enfermeiros, policiais e outros pacientes do Roosevelt Hospital, onde Lennon foi declarado morto. 

    How the Beatles Changed the World (2017)

    Esse documentário retrata o que foi a beatlemania e como Os Beatles ainda são representados na cultura pop.

    Ao viajar por vários países, o longa narra a contracultura que Os Beatles representam e como a banda influenciou o mundo inteiro.

    O sucesso estrondoso dos quatro rapazes construiu opiniões políticas, assim como ditou a moda e toda uma geração.

    Yesterday (2019)

    O filme mais recente sobre Os Beatles, Yesterday é um ficcional com uma pergunta muito curiosa: E se Os Beatles não existissem?

    Após sofrer um acidente, um cantor-compositor (Himesh Patel) acorda numa estranha realidade, onde ele é a única pessoa que lembra d’Os Beatles.

    Com as músicas de seus ídolos, o protagonista se torna um sucesso gigante, mas a fama tem seu preço.

    É um filme totalmente diferente que nos faz agradecer aos céus pela existência da banda.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Yesterday (2019, Danny Boyle)



    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    TBT #270 | ‘A Morte te dá Parabéns’ brinca com ‘Feitiço do Tempo’ em incrível terrir

    A Morte te dá Parabéns nos leva por uma trama divertida e é uma ótima pedida em um dia chuvoso. O filme é um brilhante terrir.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em abril

    Abril já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    CRÍTICA: ‘O Homem dos Sonhos’ nos leva por jornada onírica curiosa e por vezes, tão real quanto possível

    'O Homem dos Sonhos' é um daqueles filmes subestimados, cujas curiosidades parecem surgir dos lugares mais improváveis, neste caso, dos sonhos. Estrelado por Nicolas...

    TBT #269 | ‘Willy’s Wonderland’ é o FNAF de horror e ação ainda mais absurdo que o original

    Willy's Wonderland é um dos mais engraçados longa de terrir de 2021. Estrelado por Nicolas Cage, somos lançados na Willy's Wonderland.