Os predadores são uma raça alienígena chamada yautja e certamente são um dos monstros mais clássicos do cinema desde os anos 80; e conseguiu se manter relevante até os dias de hoje. Com o recente lançamento de Predador: A Caçada (2022), no serviço de streaming do Star+, nada melhor que conhecer mais sobre a hierarquia dessa espécie guerreira.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – O Predador: A Caçada (2022, Dan Trachtenberg)
Originários do planeta Yautja Prime, os yautjas vivem em uma sociedade que valoriza a honra e as habilidades de combate de seus membros. Por causa disso, esses alienígenas possuem diversos ritos de passagem que envolvem caçadas para que possam demonstrar o seu valor.
Conheça a hierarquia dos yautjas:
NÃO-SANGRADO
Os Não-Sangrados são yautjas jovens que ainda não possuem muita experiência de combate e não realizou um Ritual de Sangue (caçada) memorável.
Ao derrotar uma nova criatura em um caçada, os yautjas normalmente guardam um troféu como recordação. Isso pode ser tanto o crânio da caça quanto uma arma utilizada por ela.
Ser derrotado em um Ritual de Sangue é motivo de grande desonra para um yautja. Caso não morra imediatamente em decorrência do combate, o mais comum é que o Não-Sangrado cometa suicídio, normalmente detonando um explosivo, que elimina totalmente qualquer evidência da presença do yautja no planeta.
SANGRADO
Assim que um yautja realiza com sucesso sua primeira caçada contra um oponente digno (preferencialmente um xenomorfo) e coleta um troféu, ele se torna um Sangrado. Essa transição de hierarquia é considerada um rito de passagem para a vida adulta.
Ao serem elevados a Sangrados, esses predadores ganham acesso a novas armas e equipamentos antes restritos a eles.
ELITE
Predadores de Elite são bem mais raros e assumem uma função de liderança em seus grupos. Normalmente, para alcançar tal posição, o yautja deve mostrar ser extremamente habilidoso e tomar o crânio de uma Rainha xenomorfo como troféu.
Uma característica típica de um Elite é a sua maestria com uma arma específica.
LÍDER DE CLÃ
Por seus requisitos altamente perigosos para se conquistar tal posto na hierarquia, o Líder de Clã é uma posição ocupada por poucos yautjas. O único modo para se tornar um Líder é exterminar completamente um ninho de xenomorfos cuja população seja de trezentos ou mais indivíduos, tendo no máximo a ajuda de outros dois yautjas.
Líderes de Clãs possuem grandes poderes políticos dentro de sua sociedade, bem como possuem exclusividade de escolha sobre as fêmeas yautjas.
ANCIÃO
Um Ancião é algo ainda mais raro entre os Predadores, visto que o mais comum é que um yautja morra jovem e em combate. Anciões são indivíduos centenários que sobreviveram a muitas caçadas e, portanto, são muito respeitados e reverenciados dentro da sociedade yautja.
Os Anciões supervisionam o Ritual de Sangue de longe, em suas naves; monitorando os Não-Sangrados à medida que se tornam Sangrados em suas caçadas (embora às vezes isso também seja feito por Líderes de Clã).
Curiosidade: Em pelo menos 2 ocasiões, Anciões/Líderes de Clãs deram armas a humanos – que ajudaram ou derrotaram um yautja em combate – como símbolo de respeito.
LEIA TAMBÉM:
Predador e suas melhores versões no cinema
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!