CRÍTICA – O Milagre (2022, Sebastián Lelio)

    O Milagre ou The Wonder é um filme original da Netflix e traz Florence Pugh (Viúva Negra) como a protagonista.

    SINOPSE DE O MILAGRE

    Uma jovem está sem comer há quatro meses no interior da Irlanda e começa a intrigar um grupo da igreja local. Para investigar o caso, eles convocam a enfermeira britânica Lib Wright (Florence Pugh) para verificar se de fato se trata de um milagre ou charlatanismo.

    ANÁLISE

    O Milagre é o típico filme que temos que acompanhar com muita atenção aos detalhes e que é uma viagem ao passado por conta de sua estética. De cara, o ambiente soturno e pouco receptivo nos coloca em um lugar desagradável, cercado por um fanatismo religioso e um completo descaso com mulheres.

    A fotografia lavada, espaços escuros, focando no verde, azul e cinza que dão um aspecto de abandono vão criando uma atmosfera claustrofóbica. Tampouco amigável é a população daquele vilarejo que por conta de seu sofrimento não consegue ter nenhuma felicidade.

    A protagonista, interpretada brilhantemente por Pugh, também é uma batalhadora amargurada com o abandono e traumas do passado. Sua conduta com a paciente é completamente fria, mas que vai escalando para uma pena e desespero de acordo com os absurdos cometidos pela família da garota.

    A direção acerta muito em nos deixar desconfortáveis com uma filmagem quase que em primeira pessoa. Praticamente o espectador está lá dentro daquele lugar inóspito e a trilha sonora também ajuda nesse incômodo completo.

    O roteiro aborda muito bem a questão do fanatismo religioso como uma força motriz da destruição de relacionamento e até mesmo da lógica. Por conta de crenças, muitas pessoas preferem que suas ideias se confirmem, mesmo que seus entes queridos pereçam para ressaltar a sua verdade. O peso do machismo também é muito grande aqui, pois a bancada formada por homens sempre coloca a palavra de Lib em dúvida, mesmo que ela tenha a razão, o que é sufocante para quem assiste. A submissão da mãe da enferma também é assustadora, muito por causa desses dois pilares citados acima.

    VEREDITO

    O Milagre é um filme frio e cruel e com certeza deve ser uma das apostas da Netflix nos festivais e premiações, principalmente pela suã direção e protagonista que dão o brilho para a história. O longa é excelente e deve ser assistido por todos em busca de boas reflexões.

    Nossa nota

    4,0/5,0

    Confira o trailer:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘O Agente Secreto’ é o clímax do cinema político e afetivo de Kléber Mendonça Filho

    Aviso de antemão que tentei maneirar bastante nos spoilers de O Agente Secreto, mas coisa ou outra acabou saindo pelos poros.A primeira vez que...

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    CRÍTICA: ‘Invocação do Mal 4: O Último Ritual’ encerra uma jornada de uma geração

    Invocação do Mal 4: O Último Ritual nos lança pelo capítulo final da jornada dos Warren. Confira o achamos do filme e mais.

    CRÍTICA: Em ‘Premonição 6: Laços de Sangue’ fugir da morte é coisa de família

    'Premonição 6' nos mostra que sobrevivência é um trabalho de família. Ou pelo menos, às vezes, precisa ser.