TBT #205 | A Entidade (2012, Scott Derrickson)

    A Entidade é um filme de terror que marcou uma geração e que foi o escolhido de hoje para o TBT. O longa é dirigido por Scott Derrickson e conta com Ethan Hawke (O Telefone Preto) como protagonista.

    SINOPSE DE A ENTIDADE

    Elisson Oswalt (Ethan Hawke) é um escritor famoso de true crime e está em busca de fazer o seu novo best-seller. Entretanto, quando se muda para uma casa onde um crime horrível aconteceu, uma criatura assustadora começa a perseguí-lo, fazendo com que ele e sua família corram um grande perigo.

    ANÁLISE

    Scott Derrickson é um dos grandes diretores da atualidade. Sua forma de dirigir é notável e em A Entidade isso fica ainda mais nítido.

    A mistura de estilos, ora fazendo um trabalho quase documental, ora criando uma atmosfera fantasmagórica, deixam o longa ainda mais intrigante e assustador. Os planos de filmagem deixam o trabalho soberbo e a tensão é algo que fica no máximo ao passo que a trama avança.

    Tão boa quanto a direção de Derrickson é a atuação de Ethan Hawke, pois o ator consegue entregar um protagonista arrogante e muito humano. A cada passo que ele consegue avançar, o medo e insegurança tomam conta de sua alma e as felizes escolhas do roteiro deixam ainda melhor o personagem. Entendemos perfeitamente seus anseios e a armadilha na qual ele mesmo se colocou e que agora não consegue sair.

    Outro bom trabalho é o de James Ransone que dá vida a um policial medroso. No texto não há espaço para burrice, tampouco ingenuidade por parte dos atores, cada peça do tabuleiro está muito bem encaixada em uma trama densa e com boas reviravoltas.

    De negativo, temos uma criatura esteticamente desinteressante que serve para dar uns sustinhos básicos em iniciantes no gênero de terror. Quem está acostumado a assistir filmes do tipo não vai ficar com medo, uma vez que o que chama mais a atenção é o clima e a investigação que são muito bem construídos pelo diretor.

    VEREDITO

    A Entidade se vende como o filme mais apavorante de todos os tempos, mas não chega nem perto disso. Todavia, existem muitos pontos positivos aqui e vale muito a pena conferir o longa que é bem interessante e instigante.

    Nossa nota

    4,0/5,0

    Confira o trailer:

    LEIA TAMBÉM:

    Noites Sombrias #93 | 5 filmes sobre maldições para você assistir

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘O Agente Secreto’ é o clímax do cinema político e afetivo de Kléber Mendonça Filho

    Aviso de antemão que tentei maneirar bastante nos spoilers de O Agente Secreto, mas coisa ou outra acabou saindo pelos poros.A primeira vez que...

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    CRÍTICA: ‘Invocação do Mal 4: O Último Ritual’ encerra uma jornada de uma geração

    Invocação do Mal 4: O Último Ritual nos lança pelo capítulo final da jornada dos Warren. Confira o achamos do filme e mais.

    CRÍTICA: Em ‘Premonição 6: Laços de Sangue’ fugir da morte é coisa de família

    'Premonição 6' nos mostra que sobrevivência é um trabalho de família. Ou pelo menos, às vezes, precisa ser.