Só Vai #2 | Arredores de Reykjavik, Islândia (Game of Thrones)

    Sejam bem-vindos a mais um roteiro de viagem imperdível para quem é nerd de carteirinha! Você é fã de Game of Thrones? Quer fazer uma turnê de carro pelos locais de filmagem? Está afim de encarar um friozinho? Se a resposta para essas perguntas for sim, você vai adorar o roteiro que a equipe do Feededigno preparou: uma viagem clássica e totalmente autoguiada de Game of Thrones na Islândia para fazer de carro, no seu ritmo.

    Você irá começar o seu passeio na belíssima capital, Reykjavik, e fará um círculo completo na ilha, contemplando cenários incrivelmente diversos, como cachoeiras, icebergs, crateras vulcânicas, fontes termais e outros lugares que parecem ter saído de um drama de fantasia.

    Todas as locações que listaremos neste artigo são acessíveis de carro, e incluiremos o tempo estimado de viagem partindo da capital, sendo assim fique a vontade para montar um roteiro que melhor se adapte às suas preferências! Caso queira uma imersão 100% autêntica, você poderá inclusive fazer este roteiro no inverno, quando todo o país se assemelha ao reino de Winterfell.

    Vale lembrar: esta não é uma lista exaustiva e detalhada com todos os locais de filmagem do GoT na Islândia, para elaborar a lista abaixo nós consideramos apenas os pontos turísticos mais importantes.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA – Só Vai #1 | Ilhas Skellig, Irlanda (Star Wars)

    Svínafellsjökull – “Norte da Muralha” (2ª temporada)

    Tempo de viagem: 4 h 22 min

    Esta gigantesca geleira no sul da Islândia é conhecida como o reduto dos Caminhantes Brancos. Sendo um braço da maior geleira da Europa (Vatnajökull), Svínafellsjökull é facilmente visível a partir da Ring Road, a rodovia principal que circunda toda a Islândia.

    Importante: é extremamente perigoso explorar qualquer geleira por conta própria! Para quem quiser se aventurar, há diversas opções de passeios partindo de Reykjavik, que incluem uma caminhada guiada pela geleira em Svínafellsjökull com os equipamentos apropriados.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Game of Thrones: O que você precisa saber sobre os Caminhantes Brancos

    Grjótagjá – “A Caverna do Amor” (3ª temporada)

    Tempo de viagem: 5 h 54 min

    Lembra da cena em que o clima ficou mais “quente” entre Ygritte e Jon Snow? Sim, este é o lugar! A pequena caverna de lava Grjótagjá perto do Lago Mývatn, no norte da Islândia, é literalmente um lugar cheio de vapor, pois contém uma piscina termal natural em seu interior. Décadas atrás, era um local de banho popular para os habitantes locais, mas, infelizmente, a água ficou muito quente por conta de um aumento na atividade geotérmica.

    Porém, se você quiser se banhar (com segurança) em uma lagoa geotérmica igualmente mágica com águas calmas e belas paisagens, recomendamos um lugar chamado Mývatn Nature Baths, nas proximidades, que ficam abertos o ano todo.

    Dimmuborgir – “O Acampamento Selvagem” (3ª temporada)

    Tempo de viagem: 5 h 48 min

    Também localizado na área do Lago Mývatn, Dimmuborgir é perfeitamente adequado para um cenário sobrenatural de Game of Thrones com suas bizarras formações rochosas. Você pode reconhecer este campo de lava de aparência misteriosa como o local do acampamento selvagem de Mance Rayder, onde Ygritte rouba a espada de Jon para atraí-lo para a caverna mencionada (“sabe de nada, Jon Snow…”).

    Embora sem árvores, Dimmuborgir também foi usado em uma cena como o canto da “Floresta Assombrada”, onde alguns membros da Patrulha da Noite foram atacados por Caminhantes Brancos. Dimmuborgir (“fortalezas escuras” em islandês) é igualmente mítico no folclore local, pois é o suposto lar de um troll sedento de sangue chamado Grýlla e seus filhos, os travessos Yule Lads que visitam crianças na época do Natal.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | As celebrações de Natal mais bizarras e inusitadas do mundo

    Thingvellir – “O Portão Sangrento” (4ª temporada)

    Tempo de viagem: 42 min

    A trilha estreita de Öxarárfoss no desfiladeiro Almannagjá no Parque Nacional Thingvellir (ou Þingvellir) caracteriza-se como a famosa entrada para o Ninho da Águia, para onde Sansa Stark (Maisie Williams) fugiu com Mindinho após o assassinato do Rei Joffrey. Em um episódio posterior, Arya Stark e o Cão de Caça viajaram pelo mesmo caminho em sua missão malsucedida para encontrar Lysa Arryn. O castelo e o portão foram ambos gerados com computação gráfica, mas você poderá caminhar pela passagem entre as paredes de pedra como as irmãs Stark.

    Sendo parte da popular rota turística do Círculo Dourado no sul da Islândia, Thingvellir fica em um vale entre placas tectônicas, resultando em formações geológicas únicas, como fissuras profundas nas quais os visitantes podem mergulhar com snorkel em passeios guiados.

    Þjórsárdalur – “Aldeia de Olly” (4ª temporada)

    Tempo de viagem: 1 h 38 min

    Este belo vale no sul da Islândia é o local de alguns dos maiores massacres de Game of Thrones, nos quais foram filmadas cenas elaboradas de um ataque selvagem a uma aldeia agrícola. O único sobrevivente desse ataque sangrento, um garotinho chamado Olly, escapou para Castelo Negro para informar Jon Snow e a Patrulha da Noite sobre a carnificina que havia ocorrido.

    Em Þjórsárdalur, você pode visitar ainda uma réplica de um alojamento viking que foi usado no set de filmagem. A estrutura de relva tradicional foi modelada a partir da Stöng, uma fazenda medieval que se acredita ter sido enterrada por cinzas vulcânicas após uma erupção do vulcão Hekla em 1104.

    Kirkjufell – “Arrowhead Mountain” (6ª tempoarada)

    Tempo de viagem: 2 h 21 min

    Localizada na Península de Snæfellsnes, no oeste da Islândia, Kirkjufell é a montanha mais fotografada do país. Esta montanha de forma única pode ser vista no fundo da cena de flashback em que os Filhos da Floresta criaram o primeiro Caminhante Branco. Ele também aparece coberto de neve no episódio apropriadamente chamado de “Além da Muralha”, quando Jon e seus companheiros guerreiros viajam para o norte.

    Reynisfjara – “Atalaialeste do Mar” (7ª temporada)

    Tempo de viagem: 2 h 28 min

    Esta dramática praia de areia preta no sul da Islândia serviu de canário na série para o forte Atalaialeste do Mar, onde os guardas da Patrulha da Noite mantêm vigia constante na Muralha. Visíveis da praia estão as pilhas de mar irregulares de Reynisdrangar, que claramente não precisam de nenhum aprimoramento digital para fazê-las parecer parte de um mundo de fantasia.

    A praia de Reynisfjara fica perto da cidade de Vík e também é facilmente acessível a partir da Ring Road.


    Curtiu a nossa dica de viagem? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos!

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Só Vai #1 | Ilhas Skellig, Irlanda (Star Wars)

    Sejam bem-vindos ao primeiro artigo da série Só Vai! Aqui exploraremos diversos roteiros de viagens imperdíveis para quem é nerd de carteirinha. Afinal, na...