Quando lemos a frase “baseado em uma história real” ou se existe consciência de um fato verídico em torno de determinada produção, a informação se comunica com o inconsciente e os medos que possam existir. Filmes de terror podem ser assustadores de diversas forma, principalmente quando aquela barreira entre a realidade e a ficção se torna tênue.
Produções que abordam o sobrenatural, serial killers ou criaturas da esfera do oculto sempre que são inspiradas em algum fato real ganham uma atenção maior. Portanto, houveram diversas produções clássicas do gênero baseadas nestes fatos e, nesta edição de Noites Sombrias, iremos indicar três filmes com esta temática.
O Massacre da Serra Elétrica (1974)
O filme dirigido por Tob Hopper é um clássico e considerado o precursor do sub gênero slasher no terror. Lançado em outubro de 1974, o filme era dito que seus fatos eram reais, o que na verdade foi inspirado em um caso real.
A história que inspirou o longa é do assassino em série que aterrorizou os EUA na década de 50: Ed Gein. A característica dos seus crimes horrendos envolviam necrofilia e o uso de pele como adereços; sendo encontrada uma máscara em seus pertences.
Apesar de não usar diretamente a história do serial killer, Hopper se inspirou nos métodos e aspectos mais cruéis de Gein. Assim construindo Leatherface que se tornou um dos personagens mais icônicos do terror e do estilo slasher.
PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Noites Sombrias #12 | Os 10 serial killers mais icônicos do cinema
Além do icônico personagem; os métodos aterradores, a prática de canibalismo e a decoração da casa da família Sawyer são referências ao comportamento do assassino Ed Gein.
O Exorcismo de Emily Rose (2005)
Dessa lista, O Exorcismo de Emily Rose talvez seja o mais polêmico, pois aborda uma questão delicada a respeito dos dogmas religiosos e a ciência. O filme dirigido por Scott Derrickson é estrelado por Jennifer Carpernter e narra os fatos a partir do julgamento dos responsáveis pelo exorcismo.
A história real por trás deste filme é sobre Anneliese Michel, que ocorreu na Alemanha, na década 70. Diagnosticada com epilepsia e diversos episódios de convulsão, evoluindo para um quadro depressivo e alucinatório.
Tanto a adolescente quanto sua família passaram a considerar um exorcismo como a única solução para o mal que a acometeu. Foram dez meses de sessões de exorcismo entre 1975 e 76, com o desfecho trágico de seu falecimento por grave desnutrição.
O Estado processou os pais da Anneliese, os padre Arnold Renz e o bispo Ernst Alt por homicídio. Mas o veredito foi uma multa a igreja e a absolvição dos pais com a alegação da promotoria de que o falecimento da jovem foi sofrimento o suficiente.
Verónica (2017)
Da nossa lista, este é o único caso da polícia espanhola sobre um acontecimento desta natureza e se tornou a adaptação Verónica. O filme dirigido por Paco Plaza não é tão diferente de outras produções de origem sobrenatural, mas tem o seu destaque no caso que se baseia.
O filme é estrelado por Sandra Escacena e sua narrativa é entorno de Verónica que tenta contato com seu pai através de um tabuleiro Ouija. Mas tudo começa a dar errado e a garota passa a ser perseguida por uma entidade sobrenatural.
A história real se baseia em um relato da polícia nacional da Espanha a respeito de Estefanía Gutiérrez Lázaro que faleceu após brincar com um tabuleiro Ouija. Os investigadores encontraram a família fora da casa durante a madruga, além de coisas estranhas que ocorreram ao entrarem: como armários se abrirem e líquidos estranhos nos móveis.
Inscreva-se no YouTube do Feededigno
Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!