ANÁLISE: ‘Fullmetal Alchemist ESP. #1’ JBC relança saga dos irmãos Elric

    Fullmetal Alchemist surgiu pra mim ainda na época da adolescência. Sendo para mim como uma das obras mais divertidas, maduras e pés no chão, acompanhei a jornada dos irmãos Elric ainda em anime. Apenas para depois descobrir que aquele não necessariamente refletia a obra de Hiromu Arakawa.

    O mangá em agosto de 2024 foi relançado no Brasil em uma edição de colecionador pela editora JBC. A editora nos enviou o mangá para que pudéssemos analisá-lo. Este texto é fruto da leitura.

    A edição possui 192 páginas e aborda os primeiros 4 capítulos do mangá. O arco de estabelecimento de Edward e seu irmão Alphonse como alquimistas e um pequeno vislumbre sobre seus passados. Como uma jornada dolorosa que frequentemente questiona a fé cega, avançamos por um mundo em que a lógica se sobressai em relação ao credo.

    Partindo do início, mergulharemos da cabeça no mundo de Edward, Alphonse e da alquimia.

    SINOPSE

    Fullmetal Alchemist, obra máxima de Hiromu Arakawa, está de volta em uma Edição Especial de Colecionador! Edward e Alphonse Elric são jovens alquimistas que estão em busca da lendária Pedra Filosofal para recuperarem os seus corpos. Ouvindo rumores sobre ela, os irmãos Elric vão para uma cidade profundamente devota ao seu Deus e àquele que divulga sua fé, o Pai Cornello. Este religioso tem praticado atos milagrosos que mais se parecem com transmutações alquímicas, e investigando a origem de tais milagres eles conhecem Rose, uma garota que busca na religião a esperança de rever seu amado. A jornada dos irmãos Elric que desafiará os limites da fé e da ciência começa aqui!

    ANÁLISE

    Com uma belíssima edição em capa cartão, o Volume 1 da edição especial de Fullmetal Alchemist me chegou como uma grande surpresa. Sendo aplacado pela história que sempre amei não apenas por seu teor questionador, como também pela jornada dos dois irmãos.

    Conforme mergulhamos na história, desde as primeiras páginas é possível notar as formas não apenas de Edward, mas também de Alphonse de ver o mundo.

    Sendo ambos fruto de experimentação com alquimia, Edward perdeu sua perna esquerda e seu irmão, Alphonse todo seu corpo. Na tentativa de trazer seu irmão de volta, Edward sacrifica seu braço direito para prender a alma dele em uma antiga armadura.

    Apesar de sua estatura, Edward é o mais velhos dos irmãos e um dos mais jovens a se tornar um Alquimista Federal. Sendo extremamente habilidoso, o irmão mais velho ficara conhecido como “alquimista de ferro,” mas por esta alcunha, Alphonse é quase sempre tomado por este título.

    ENREDO, TRAMAS E PERSONALIDADES

    E por mais que o tom cómico quase sempre tome conta das histórias, existe sempre uma seriedade que amarra toda a trama. Buscando a Pedra Filosofal, o santo graal dos alquimistas, os irmãos partem por todo o continente conhecido atrás de anomalias ou indícios dos poderes desta.

    A fim de recuperar seus corpos, os irmãos se envolverão em tramas profundas. Estas colocam quase sempre em xeque-mate a fé dos outros, e em algumas vezes, as deles mesmo.

    Seja por enveredar a trama por um caminho distante do usual, Hiromu Arakawa, a mangaká, opta por colocar as virtudes e forças dos nossos personagens longe do usual. Com motivações intrinsecamente ligadas às identidades destes personagens, mergulhamos de cabeça ao longo do volume 1 em uma aventura sem igual. Conforme jornadas nos apresentam à cada vez mais personagens deste mundo, a realidade criada por Hiromu Arakawa brilha quando o assunto é construção de personagens.

    VEREDITO

    Fullmetal Alchemist – Especial Vol. 1 chega como uma grata adição surpresa à minha coleção. O trabalho riquíssimo em detalhes não apenas da Arawaka como da JBC em nos trazer uma edição de luxo do mangá, proporciona a leitores antigos e novos uma experiência sem igual. Ao nos lançar de cabeça em um mundo que ela está prestes a construir, o mangá nos surpreender a todo momento.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Agradeço à Editora JBC pelo envio e em breve, teremos novas análises da editora aqui no nosso site.

    Fullmetal Alchemist

    Volume: 01
    Número de páginas: 192 páginas
    Autoria: Hiromu Arakawa

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Look Back’, um mangá que explora a dor de ser um mangaká

    Look Back é um mangá one-shot que chegou ao Brasil pela Panini. O mangá é de autoria de Tatsuki Fujimoto, criador de Chainsaw Man.

    CRÍTICA | Alice in Borderland – Volume 1 (2023, Editora JBC)

    A Editora JBC trouxe ao Brasil a primeira edição de Alice in Borderland. O mangá adaptado para a Netflix em 2020 nos apresenta a história de Arisu.

    CRÍTICA – Sensor (2022, Junji Ito, Pipoca e Nanquim)

    Sensor é uma das obras mais recentes de Junji Ito a serem lançadas no Brasil. Assim como todas as outras, ela foca em elementos perturbadores.

    CRÍTICA – Death Note Short Stories (2023, JBC)

    A história de Death Note continua nesta coleção de contos escritos pelos criadores da série. A história de Kira realmente acabou ou sua influência permanece?