CRÍTICA – ‘Capitão América: Admirável Mundo Novo’ é sobre política e muito mais

    O próximo capítulo do MCU é uma sequência de uma dos melhores seriados da fase voltada para os produtos de tv/streaming deste universo que já tem mais de uma década de existência. Capitão América: Admirável Mundo Novo (Captain America: Brave New World) é uma produção dirigida por Julius Onah, roteiro realizado por Malcom Spelmann e Dallan Musson.

    O elenco tem o retorno de Antony Mackie como Sam Wilson, o novo Capitão América, Carl Lumbly como Isaiah Bradley e completando o elenco Danny Ramirez, Giancarlo Esposito e Shira Haas.

    Substituindo o falecido William Hurt como Thunderbolt Ross foi escalado o renomado ator Harrison Ford que irá participar pela primeira vez em uma produção que adapta um personagem do universo de quadrinho.

    A história de Capitão América: Admirável Mundo Novo irá dar continuidade à minissérie de televisão Falcão e o Soldado Invernal, com o herói assumindo uma responsabilidade muito maior diante de uma crise internacional iniciada após uma descoberta que mudará o mundo.

    Admirável Mundo Novo

    O mais novo capítulo do universo cinematográfico da Marvel não é um filme que poderia considerar como algo perfeito, mas acredito que irá satisfazer aquela parcela do seu público que não se preocupa tanto em caçar um milhão de easter eggs em cada frame da produção ou fazer um esforço homérico para justificar sua qualidade apenas por ser o seu filme de bonequinho favorito.

    E partindo disso é importante começar pelo roteiro que é interessante como proposta, mas se perde em alguns pontos quando precisa conduzir a narrativa para algo muito mais complexo, provocativo, optando criativamente por se acanhar, caminhando para um espaço seguro com algumas obviedades e soluções que são muito convenientes tirando o peso do que se estabelece em um primeiro ato que é muito interessante.

    O trabalho de direção não se torna um grande destaque, mas consegue conduzir a história com boas cenas de ação e quando o roteiro oferece bons diálogos consegue ressaltar o trabalho realizado pelos atores em cena.

    Nos aspectos técnicos o que de fato ganha um brilho que torna a experiência cinematográfica muito agradável são as atuações do elenco liderado por Antony Mackie que mostra muita segurança em seu desempenho e uma química em tela muito agradável com Danny Ramirez formando uma dupla que gostaria de ver em muito mais produções.

    Admirável Mundo Novo

    Dificilmente iria deixar de mencionar o trabalho de Giancarlo Esposito e Harrison Ford com o eterno Indiana Jones mostrando que não é apenas um substituto de peso para suprir uma ausência que iria ser importante para esta produção acrescentando uma camada emocional muito sólida para o temido general Ross agora como um chefe de estado, uma posição que o coloca muito mais em evidência do que um membro de alto escalão militar.

    Mesmo com essa oscilação é um filme que consegue ser divertido como um conjunto porque apesar de ter coisas que não agradam os pontos positivos se tornam uma grata compensação o que torna este filme uma produção muito honesta em relação ao que está se propondo a oferecer.

    Após esta experiência passei a considerar Sam Wilson o Capitão América mais humanizado entre os três que já conhecemos nesta jornada gigantesca de produções porque ele consegue ir além do simbolismo que o Rogers alcança, inclusive importante ressaltar algo que o próprio desejava quando ele passou a compreender este papel que se mescla entre o heroísmo com política. Porém seu sucessor legítimo acaba alcançando um status de confiança que se torna uma versão muito melhor a respeito do que significa sua posição.

    Admirável Mundo Novo é uma representação interessante de um aspecto do nosso mundo como essa bolha prestes a explodir, com um vazamento ininterrupto de violência e com a cereja do bolo um militar que o conceito de diálogo parece ser algo muito longe do seu alcance e isso se torna o cenário que a existência de uma pessoa que tenha como sua melhor qualidade de mediação é o diálogo imprescindível sendo algo muito inspirador ser um personagem negro ocupar essa posição.

    Capitão América Admirável Mundo Novo é um filme que não gira em torno da perfeição técnica para cativar o seu interesse, mas consegue ser um bom filme pela sua ótima proposta traduzida através do excelente trabalho realizado pelo seu elenco e protagonista.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Capitão América: Admirável Mundo Novo pode ser assistido nos cinemas de todo Brasil a partir de hoje 13 de fevereiro de 2025. Confira o trailer do longa:

    Acompanhe as lives do Feededigno no Youtube.

    Estamos na Youtube transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

    Artigos relacionados

    Conheça os vampiros mais marcantes da cultura pop

    Os vampiros conquistaram seu lugar de destaque na cultura pop; esses seres sedutores e sombrios continuam a cativar a imaginação do público.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em dezembro

    Dezembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em novembro

    Novembro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em outubro

    Outubro já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.