Início ANIMES Attack on Titan: Os maiores plot twists da temporada final

Attack on Titan: Os maiores plot twists da temporada final

Attack on Titan

Este texto possui spoilers de todas as temporadas de Attack on Titan.

A primeira metade da temporada 4 de Attack on Titan mudou completamente a história e o rumo da narrativa que a série vinha contando desde o início, e trouxe diversas novidades à história. E você pode ver o que achamos da 4ª temporada clicando aqui.

Indo desde o risco de uma iminente guerra dentro da própria ilha Paradis, os poderes dos personagens da história e até mesmo a distinção entre amigo ou inimigo se tornou quase impossível. A série teve início com um grupo de humanos se escondendo dentro de enormes muralhas em uma guerra contra Titãs, mas isso chegou ao fim agora. Os Titãs são um símbolo do poder do povo eldiano, e as reviravoltas continuam chegando.

Durante os 12 primeiros episódios da quarta temporada, Attack on Titan se reinventou, mudando seu ritmo, seu passo e alguns bizarros desenvolvimentos que mudaram a história e novas revelações se acumularam. E quais acontecimentos tiveram maior impacto para a trama durante essa temporada?

O ATAQUE DA ILHA PARADIS À LIBERIO

Attack on Titan

No começo da quarta temporada, Gabi Braun e seus amigos chegaram à cidade de Liberio. Após um longo cerco, Willy Tybur deu um longo discurso para os líderes e embaixadores de diversas nações, explicando a história de Helos e do Rei Tybur. Assim que Willy declarou que Marley destruiria a Ilha Paradis de uma vez por todas, Eren Yeager tomou a iniciativa com seu Titã de Ataque, acabando com a festa de uma forma incrível.

Eren atacou a cidade sem piedade ao lado de Mikasa, Armin, Sasha e outros o auxiliando no pesado ataque. Willy Tybur perdeu sua vida quando Eren e seus amigos derrotaram o Titã Martelo de Guerra para garantir a vitória. Entretanto, os eldianos sofreram o maior impacto enquanto batiam em retirada: Sasha que morreu pelas mãos de Gabi. Mikasa e Armin automaticamente entraram em luto, mas estranhamente, tudo que Eren foi capaz de fazer, foi dar uma gargalhada após descobrir as últimas palavras de Sasha.

A MORTE DE SASHA E EREN “PREVENDO O FUTURO”

Diferente do anime, nos quadrinhos Eren demonstrou uma certa habilidade de prever o futuro. E isso causou um momento bem desconfortável para a equipe principal de personagens que esteve juntas desde o treinamento da 104ª Tropa.

No episódio 58 do anime, antes de ser transformado em Titã, Grisha Yeager aprende tudo sobre a história dos eldianos por meio do Coruja – um soldado Súdito de Ymir, conhecido como Eren Kruger que estava infiltrado entre os soldados de Marley – o portador do Titã de Ataque.

Em determinado momento da conversa, o Coruja tem um vislumbre do futuro, e menciona Armin e Mikasa, antes mesmo deles nascerem. Grisha fica confuso, mas em determinado momento ignora a informação.

Attack on Titan

Outro momento que levanta especulação acerca da habilidade de prever o futuro do Titã de Ataque é o momento que sucede a morte de Sasha. Quando Eren descobre que a última palavra de Sasha foi “Carne”, ele tem uma reação desmedida em que uma risada descontrolada é desencadeada e Eren, parece ter certeza de que ele era capaz de prever o futuro.

ZEKE ESTÁ TRABALHANDO COM A ILHA PARADIS O TEMPO TODO

O episódio 8 da quarta temporada de Attack on Titan deixou todos chocados com as revelações. Os eventos foram tão inesperados, que levantaram diversas novas teorias para a última temporada. No episódio, descobrimos mais sobre a história de Zeke, indo desde a traição dele em relação aos pais, até mesmo sobre a sucessão do Titã Bestial.

A verdade é que Zeke nunca esteve do lado de Marley. O plano dele era salvar os eldianos de um destino cruel desde o começo da série. E para obter sucesso, ele precisava fingir que estava do lado de Marley.

EREN SE TORNA UM EXTREMISTA

Attack on Titan

Quando Eren voltou para casa após o ataque à Ilha Paradis com seus parceiros de equipe, ele parecia estar alheio a todos os acontecimentos de dentro das muralhas, ignorando qualquer acontecimento por parte dos eldianos. E mais pra frente, foi revelado que Eren já planejava os próximos passos, e agora, seu meio-irmão Zeke já o estava manipulando.

Eren logo se distanciou de tudo que ele era até então, ameaçando qualquer um que entrasse em seu caminho com seus poderes dos 3 Titãs, que agora incluíam os poderes do Titã Martelo de Guerra. Ele estava coletando poderes rapidamente, tanto como um Titã e como um líder rebelde.

Eren inspirou todo um culto, que desafiou a cadeia de comando militar e tinha como intuito levar uma guerra até Marley. Uma ação decisiva foi necessária, e tiraram Dot Pyxis e seus oficiais, que foram muito lentos e cautelosos para tentar trazer liberdade aos eldianos. Rapidamente, a Ilha Paradis foi dividida em dois lados, e Mikasa e Armin não estavam exatamente do lado de Eren.

O FLUÍDO ESPINHAL DO ZEKE NO VINHO 

Quando Zeke e outros marleyanos chegaram na Ilha Paradis, eles trouxeram com eles os segredos da cozinha com eles, e bastante vinho de Marley, que segundo muitos apontavam, era uma cara iguaria. Alguns soldados e quase todos os oficiais, se esbaldaram com vinho, sem saber de um ingrediente muito especial. Zeke colocou seu fluído espinhal do Titã Bestial no vinho, dando a cada um dos que bebeu a possibilidade de se tornar um Titã puro se Zeke realizar um “grito”.

Zeke testou seu fluído espinhal alguns anos atrás na ilha Ragako, e gritando, foi capaz de transformar todos os moradores da vila – incluindo a mãe de Connie. Agora, Zeke é capaz de fugir de qualquer soldado ao transformá-lo, e pôde tornar todos os oficiais da Ilha Paradis reféns. Quando Mikasa e outros foram capazes de perceber o plano de Zeke, já era tarde demais. A arma já estava engatilhada e Zeke era quem controlava o gatilho.

O PORTADOR DO TITÃ INFLUENCIA O PRÓXIMO

No episódio 73 do anime, Eren e Armin se confrontam como iguais; e Eren levantou o tópico das visitas frequentes de Armin à petrificada portadora da Titã Fêmea, Annie Leonhart. Eren sabia que Bertholdt Hoover certa vez usou o Titã Colossal, e então levantou a possibilidade: E se Bertholdt, que era amigo de Annie, estivesse influenciando seu sucessor Armin?

Por meio do Titã Colossal, as memórias de Bertholdt poderiam estar mudando a mente e as emoções de Armin, o levando a visitar e até mesmo consultar seu corpo irresponsivo durante momentos difíceis. Mas isso funciona dos dois lados. E se os poderes de se transformar em Titã dentro de Eren os estiverem controlando?

Ele tem Grisha Yeager, Frieda Reiss e Lara Tybur dentro dele, e eles podem estar lutando pelo controle de Eren, e se ele deve continuar sua guerra contra Marley ou não. Essa pode ser a razão de Eren continuar dizendo a si mesmo para “lutar e lutar”, para ir contra os que se opõe a ele dentro dele. Lara Tybur, pelo menos, deve ser contra os planos dele.

O PLANO DE EUTANÁSIA DE ZEKE

Attack on Titan

Zeke Yeager apareceu pela primeira vez no anime como o Titã Bestial, e foi o primeiro grande desafio após a Titã Fêmea de Annie ser derrotada. Mas Zeke não era apenas um guerreiro brutamontes de Marley. Ele se simpatizava profundamente com o sofrimento das pessoas. Enquanto ainda garoto, ele percebeu que todo o sofrimento do mundo se dava pelo fato dos Súditos de Ymir terem os poderes de Titãs, e mesmo os eldianos sofreram de alguma forma. E que era hora de acabar com o sofrimento de Eldia completamente.

Os planos de Zeke a favor de Eldia pareceram ser apenas um movimento nacionalista a princípio. Mas na realidade, Zeke tinha intenção de não apenas defender a Ilha Paradis dos inimigos, mas também esterilizar as pessoas com o poder do Titã Fundador que permitiria que os eldianos desaparecessem do mundo. Zeke não quer que ninguém invada a Ilha Paradis, mas quer que o Velho Império Eldiano retorne. Ele tem a intenção de acabar com sua própria raça e o mundo viva em paz em um mundo livre de Titãs.

A INVASÃO DAS FORÇAS DE MARLEY À ILHA PARADIS

No último episódio da quarta temporada de Attack on Titan, Pieck Finger, a Titã Carroceira, interveio quando Gabi Braun e Eren se confrontaram. Pieck disse que naquele momento estava ao lado de Eren, já que Marley não podia oferecer um futuro de verdadeiro para eldianos como ela e Gabi. Uma Gabi aterrorizada foi acorrentada a Pieck enquanto os três seguiam para o telhado do prédio, assim Pieck poderia apontar para ele onde o verdadeiro inimigo estava.

No telhado, sob o sol da tarde, Pieck apontou para o verdadeiro inimigo: O próprio Eren. Naquele momento, o Titã Mandíbula emergiu do prédio e mastigou o pé de Eren enquanto a frota aérea de Marley chegava para começar o cerco à Ilha Paradis, com Reiner Braun ao lado do oficial Magath em um dos muitos zepelins. Eren queria guerra com Marley, mas agora, a guerra foi até ele.

Será que Eren pode defender a Ilha Paradis com os três Titãs? Só com o tempo saberemos. A segunda metade da 4ª temporada de Attack on Titan será lançada em 2022.

Todas as quatro primeiras temporadas de Attack on Titan estão disponíveis no Crunchyroll.

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorO Legado de Júpiter: Conheça os personagens da série
Próximo artigoTBT #119 | Atraídos pelo Destino (1994, Andrew Bergman)
27 anos, apaixonado por cinema, quadrinhos e games!