Balder: O filho de Odin e Deus da Luz

    O personagem da Marvel Comics, Balder Odinson mais conhecido como Balder, o Bravo, é inspirado no deus nórdico; sendo criado pelas lendas dos quadrinhos, Stan Lee e Jack Kirby, o deus argadiano teve sua primeira aparição na HQ Viagem ao Mistério #85, publicada em outubro de 1962.

    ORIGEM

    Irmão de Thor, o Deus do Trovão e um dos Aesir, os deuses de Asgard, na mitologia nórdica Balder é o catalisador responsável por desencadear o Ragnarok que acabará com Asgard. Para evitar isso, seu pai, Odin lançou feitiços para manter Balder invulnerável.

    O Ragnarok quase acontece quando Loki, o Deus da Trapaça, fez com que o deus cego Hoder acidentalmente matasse Balder com uma flecha de visco, mas é evitado pelo planejamento de Odin, que cria um escudo ao redor da pira de Balder, e depois restaura o mesmo à vida quando os asgardianos, depois de mortos em batalha com os Celestiais foram trazidos de volta à vida por Thor usando porções de energia doadas por outros deuses.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Loki: Conheça o Deus da Trapaça

    PODERES E HABILIDADES

    Balder é considerado um asgardiano “aprimorado” por ser mais rápido e ágil do que os outros. Ele possui força sobre-humana superior à média dos asgardianos, bem como resistência e longevidade sobre-humanas.

    Ele é imune a todas as doenças terrenas e tem alguma resistência à magia. Cortesia de um feitiço lançado por sua mãe, Frigga. Qualquer projétil lançado em Balder que seja capaz de matar ou ferir é magicamente desviado de seu caminho antes que possa acertá-lo; no entanto, ele pode ser ferido ou morto por armas feitas de madeira de visco, ou se ele quiser ser vulnerável.

    Sendo o Deus da Luz, após um período de treinamento intenso, Balder conseguiu gerar luz intensa e calor forte o suficiente para derreter toda a fortaleza de Utgard-Loki e reduzir o gigantes de gelo e seu exército a um tamanho minúsculo.

    EQUIPES

    Apesar de lutar ao lado de Thor contra muitos de seus inimigos, como Skagg, o Gigante da Tempestade e o demônio do fogo Surtur, Balder não fez parte de grupos de super-heróis como o Deus do Trovão.

    Por outro lado, enquanto o Deus da Luz liderava os Aesir como Rei de Asgard ele participou do Conselho das Divindades, uma organização composta pelos chefes/governantes, geralmente os pais do céu, dos muitos respectivos panteões mitológicos de deuses adorados pelas várias culturas da Terra.

    CURIOSIDADES

    Thor já disse que Balder é muito rápido e que acredita que o Deus da Luz seja capaz de se movimentar na velocidade da luz já que é rápido demais para que ele possa acertar algum golpe. Sendo assim, Thor só é capaz de desarmar Balder se utilizar de seus raios.

    No Universo MC2 da Marvel Comics, uma versão mais antiga de Balder se sacrificou para proteger Thor durante uma batalha contra Galactus.

    OUTRAS MÍDIAS

    Balder já esteve presente em vários desenhos animados como:

    • Spider-Man and His Amazing Friends;
    • The Avengers: Earth’s Mightiest Heroes e
    • The Super Hero Squad Show.

    Ele também aparece no jogo Marvel: Ultimate Alliance e é dublado por Dave Wittenberg.

    Balder faz uma aparição no filme animado Hulk vs. Thor, e é dublado por Michael Adamthwaite.
    É possível que o personagem esteja presente em Thor: Amor e Trovão que estreia em julho de 2022, mas até o momento não há confirmação oficial, apenas rumores.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Marvel Comics: Conheça outros personagens da editora

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Família Shazam! Conheça a família de heróis da DC

    A Família Shazam! é formada por membros da família adotiva de Billy Batson que compartilham dos poderes e aparência de Shazam!

    O Peso do Talento: Saiba tudo sobre o filme do Nicolas Cage

    O Peso do Talento estreia no dia 12 de maio nos cinemas do Brasil. Conheça mais sobre a produção que é uma carta de amor a Nicolas Cage.

    Elizabeth Olsen: Conheça a atriz e seus melhores trabalhos

    Elizabeth Olsen estreou como atriz aos 4 anos de idade e é muito mais que apenas a Feiticeira Escarlate do Universo Cinematográfico Marvel.

    Raio Negro: Quem é Blackagar Boltagon, o Rei dos Inumanos?

    O rei dos Inumanos, Raio Negro possui uma voz quase sônica e com o menor sussurro ele pode destruir cidades inteiras.