Início FILMES Artigo Loki: Conheça o Deus da Trapaça da Marvel

Loki: Conheça o Deus da Trapaça da Marvel

Loki Laufeyson, ou apenas Loki, como e mais conhecido, é um dos personagens de maior volatilidade no Universo Cinematográfico Marvel, apesar de na maior parte de sua história ser enquadrado com um vilão. Criado por Stan Lee, Jack Kirby e pelo roteirista Larry Lieber, teve sua primeira aparição no quadrinho Venus #6 (publicada em agosto de 1949), antes de ser um dos vilões da Marvel Comics.

ORIGEM

Em sua primeira versão, apresentada através da Timely Comics na revista Venus #6, Loki foi retratado como um membro dos deuses do Olimpo exilado no Submundo, tendo muitas das características do arquétipo do Diabo.

No entanto, a versão de Loki que conhecemos só foi conhecida a partir da 85ª edição da revista Journey into Mystery, em 1962, com sua primeira aparição na Marvel. Assim como Thor, Loki também é uma adaptação de um deus nórdico, neste caso, o Deus da Trapaça.

Nesta ocasião, ele foi reintroduzido no universo dos quadrinhos como o inimigo jurado de Thor. O Loki da era moderna foi apresentado pelos irmãos e co-escritores Stan Lee e Larry Lieber; e foi redesenhado por Jack Kirby.

Como um dos arqui-inimigos de Thor, Loki frequentemente aparece em títulos relacionados a Thor, como Journey into Mystery e Thor, bem como em outros títulos do Universo Marvel, como The Avengers e X-Men. Além de breves aparições na série de quadrinhos Homem-Aranha e Defensores, ele foi o personagem principal em duas minisséries homônimas de quatro edições cada, lançadas em 2004 e 2010.

A partir da edição #622 da Journey into Mystery, o foco da série mudou de Thor para Loki. Com a arte de Kieron Gillen, Loki foi ressuscitado. Ressurgindo nos quadrinhos como uma criança, Loki nasce da união de Laufey e Fárbauti (na Marvel, pai e mãe de Loki; na mitologia, os papéis se invertem, sendo Laufey a mãe de Loki). Por ter nascido pequeno para um gigante de gelo, foi segregado dos outros gigantes.

Usando magia, um Loki do futuro chegou ao passado de Jotunheim, enganou Bor (pai de Odin) e o transformou em neve. Enquanto Bor murchava, ele pediu a Odin para ajudá-lo, mas seu filho o ignorou. Assim sendo, lançou nele uma maldição, a qual o sentenciava a criar o filho de um rei caído.

Após, quando Odin liderou suas forças contra os Jotuns, descobriu uma criança no palácio de Laufey e a criou como um de seus filhos. Esta criança, vocês já sabem quem era. Ao longo de sua infância e adolescência, Loki se ressentia com as diferenças de como Thor e ele eram tratados pelos cidadãos de Asgard. Conforme Loki crescia até a idade adulta, seu talento natural para causar travessuras se manifestava e lhe rendeu o apelido de “Deus das Travessuras”.

Ao longo dos séculos, ele tentou inúmeras vezes destruir Thor e tomar Asgard. Não foram poucas as ocasiões em que Loki atacou Thor diretamente; em outras, porém, escolheu valer-se de marionetes, algumas das quais dotou de poder sobre-humano. Os atos de Loki tornaram-se cada vez mais malévolos, ecoando sua ânsia de poder e vingança.

À medida que envelhecia, as travessuras de Loki aumentavam, fazendo com que Odin acabasse se sentindo obrigado a aprisioná-lo na Ilha do Silêncio.

PODERES E HABILIDADES

Força sobre-humana: Loki, através de sua própria biologia, possui uma força que é superior até mesmo à de um asgardiano comum (até mesmo por ele ser um Jotun). Ele possui força suficiente para levantar até 100 toneladas. No entanto, ainda é possível que ele possa aumentar sua força através de encantos místicos, chegando a igualar-se a seu irmão Thor.

Resistência sobre-humana: Loki é capaz de facilmente suportar balas de alto calibre, cair de grandes alturas, suportar forças de impacto, explosões nucleares, rajadas de energia e exposição a temperaturas extremas sem sofrer danos.

Durabilidade sobre-humana: Como todos os asgardianos, os tecidos corporais de Loki têm aproximadamente 100 vezes a densidade dos de um ser humano. Embora tenha aparência e as proporções físicas de uma pessoa magra, a densidade aumentada de seu corpo o torna centenas de quilos mais pesado do que parece. Esta densidade aumentada também contribui para a sua força sobre-humana à um grau limitado.

Fator de cura acelerado: Embora seja desumanamente durável, ainda pode se ferir. No entanto, seu metabolismo permite que ele rapidamente regenere o tecido danificado muito mais rápido e mais extensivamente do que um ser humano. Além disto, através do uso de sua feitiçaria, a habilidade de Loki de curar-se torna-se muito superior à de outros asgardianos.

Longevidade: Como todos os asgardianos, Loki envelhece a uma velocidade muito mais lenta que os humanos. Sendo que apesar de milênios de anos, ele ainda tem a aparência de um asgardiano jovem-adulto. Porém, Loki não é totalmente imune ao envelhecimento

Feitiçaria: Loki tem extenso treinamento em feitiçaria, dando a ele a habilidade de gerar e controlar uma grande quantidade de habilidades místicas para uma variedade de propósitos. Suas habilidades mágicas são iguais às de Karnilla, a feiticeira mais habilidosa da dimensão Asgardiana. Ele também usou uma vez sua magia para transformar os escudos psiônicos da Mulher Invisível contra si mesma, e foi capaz de se libertar da tecnologia Celestial na posse do Apocalipse. Segundo o Surfista Prateado durante seus primeiros encontros, os poderes de Loki são suficientes para dizimar um planeta.

Telecinese: Sendo um telecinético, Loki pode influenciar o movimento de objetos e pessoas com sua mente e como tal, esse poder se mostra devastador e caótico por natureza. Suas habilidades incluem a capacidade de projetar rajadas poderosas energia, gerar campos de força hiper-resistentes, tele transporte para outras dimensões, criação de ilusões realistas, dar vida a seres inanimados temporariamente, aprimorar os atributos físicos de humanos comuns, sendo capaz de retirar esse poderes no tempo que precisar.

Telepatia: Loki demonstrou ter capacidades psiônicas cujos limites são desconhecidos. Ele demonstrou ser capaz de hipnotizar e se comunicar com outros seres telepaticamente.

Transmutação: Como vários deuses ou deusas, Loki possui capacidades de mudança de forma altamente desenvolvidas. Ele é capaz de adotar quase todas as formas imagináveis, sejam animais, outros seres humanoides ou até mesmo objetos inanimados. Loki também pode transformar objetos externos em outras formas e substâncias por magia; por exemplo, transformou nuvens em dragões e até transformou carros em sorvete.

Inteligência de gênio: Loki possui um intelecto privilegiado e grande conhecimento das artes místicas. Ele é extremamente esperto e habilidoso, um grande estrategista e um manipulador altamente qualificado e carismático.

Todas as Línguas: Loki pode se comunicar em todos os idiomas dos Nove Reinos, dialetos da Terra e várias línguas alienígenas.

Mestre em combate corpo-a-corpo: Loki é um formidável combatente, assim como um exímio espadachim, sendo especialmente hábil em aplicar seus poderes de magia em combate.

EQUIPES

Por sua natureza ambígua e por seu carisma, Loki transitou entre equipes de vilões e heróis, a seguir descritas.

Surpreendentes Vingadores (2014)

Durante o arco AXIS, Magneto monta um grupo sem nome que consiste em Homem Absorvente, Carnificina, Deadpool, Doutor Destino, Feiticeira, Duende Macrabro, Jack O’Lantern, Loki, Mística e Dente de Sabre para combater o Caveira Vermelha.

Cabala

A Cabala é uma sociedade secreta de super-vilões e anti-heróis, formado no arco do Reinado Sombrio, logo após o evento das Invasões Secretas. A Cabala é composta por Norman Osborn, Doutor Destino, Emma Frost, Loki e Namor.

Jovens Vingadores

Os Jovens Vingadores são uma equipe de super-heróis, composta por personagens adolescentes que normalmente têm conexões com membros estabelecidos da equipe principal dos Vingadores. Loki (jovem) se associa à equipe no volume 2 da série, após o arco da Cruzada das Crianças, juntando-se a Wiccano, Hulkling e Gaviã Arqueira (Kate Bishop), Noh-Varr e Miss América.

CURIOSIDADES

  • Um personagem, baseado no tradicional Deus da Trapaça, apareceu em vários quadrinhos da Era de Ouro, sem conexões com as histórias de Thor. A primeira aparição de Loki em Vênus #6 foi aparentemente retransmitida em Viagem ao Mistério #85 (1962). Na mitologia nórdica, Loki é um pouco semelhante à sua aparência moderna de quadrinhos, exceto nos mitos que ele também tinha um cavanhaque negro;
  • Em sua primeira aparição na Era de Prata em Viagem ao Mistério #85, foi dito que os poderes dele não funcionam na água, mas isso nunca foi mencionado novamente;
  • Embora Loki esteja presente como um dos mais poderosos feiticeiros do Universo Marvel, nos mitos originais, seu único poder consistente era o de mudar de forma, manipulação de fogo e ilusões. De fato, em Lokasenna, Loki abertamente zombou de Odin por ser um usuário de magia, já que na antiga cultura nórdica, homens usando magia eram considerados Ergi, ou não masculinos;
  • Entre as muitas diferenças entre a interpretação da Marvel e Loki e a dos mitos, a mitologia nórdica Loki não era particularmente malévola; seu pai era Farbauti e sua mãe era Laufey; e ele não era irmão de Thor, mas o irmão de sangue de Odin.

OUTRAS MÍDIAS 

Loki - A Variante

Desenhos animados

  • A primeira aparição de Loki foi em The Marvel Super Heroes, de 1966.
  • Em Hulk Vs., de 2009, aparece no episódio chamado “Hulk Vs Thor”, sequestrando o Hulk e o levando para Asgard.
  • Aparece em Thor: Tales of Asgard (2012).
  • É um dos vilões principais de The Avengers: Earth’s Mightiest Heroes.
  • Fez participações em episódios de The Super Hero Squad Show e Ultimate Spider-Man.

Videogames

  • Loki é um dos antagonistas principais em Marvel: Ultimate Alliance.
  • É o vilão principal de Thor: God of Thunder, baseado no filme (Tom Hiddleston, inclusive empresta a voz ao personagem).
  • É um vilão em Marvel Super Hero Squad.
  • É um dos vilões principais no jogo Marvel: Avengers Alliance e aparece como um personagem jogável de Marvel: Contest of Champions

UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DA MARVEL

Loki é interpretado pelo ator britânico Tom Hiddleston nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel.

SÉRIES

Loki estreou recentemente sua própria série, no streaming Disney+. Carregando o nome do Deus da Trapaça, a série já conta com dois episódios, ambos com críticas aqui no site (ep01 e ep02). Temos também a crítica do primeiro episódio em vídeo, no nosso canal do YouTube.

loki

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorNoites Sombrias #19 | Espiral: O Legado de Jogos Mortais
Próximo artigoCRÍTICA – Santa Maud (2021, Rose Glass)
Vindo do interior do interior do RS, fã de Cornwell, Zelda e do Fernandão, (péssimo) piadista, dá pitaco sobre quase tudo. Amante da cerveja, gosta de estudar diferentes culturas, leciona FIFA nas horas vagas e tem um cachorro chamado Salomão.