Bruce Willis: Conheça o ator e seus melhores trabalhos

    Bruce Willis é um ator americano conhecido por seus papéis em filmes de ação como Duro de Matar (1988) e O Quinto Elemento (1997), bem como papéis nos filmes Armageddon (1998) e O Sexto Sentido (1999). 

    Nascido na Alemanha, Walter Bruce Willis, filho de David Willis, soldado americano que foi enviado em missão para a Segunda Guerra, e de Marlene, uma garçonete alemã, mudou-se para os EUA ainda jovem, onde trabalhou como segurança em uma Usina Nuclear antes de se matricular em um programa de teatro. Seu talento e carisma o levaram ao topo do show business, sendo premiado com uma estrela na Calçada da Fama em 2006.

    Início de carreira

    Bruce Willis iniciou a carreira de ator participando de peças de teatro e algumas pontas no cinema e na televisão, entre elas a série Miami Vice, nos anos 80.

    Sua primeira grande oportunidade foi na série de TV A Gata e o Rato (1985-1989), ao lado de Cybill Shepherd. Nos bastidores, Bruce e Cybill não se entendiam, mas o contrato de cinco anos mudou sua vida. Em 1988, durante a gravidez de Cybill, em uma pausa nas gravações, Willis protagonizou o policial John McClane em Duro de Matar, era o início de uma série que viria a renovar o cinema de ação.

    Prêmios

    Willis também atuou em séries de televisão, incluindo Moonlighting (1985–1989), ganhando vários prêmios por seu trabalho ao longo de sua carreira. Ele ganhou dois prêmios Emmy, um deles como ator convidado em Friends e o outro por sua participação na minissérie de televisão de 1989, Nothing But the Truth. Ele também foi indicado ao Globo de Ouro em 1993 na categoria Melhor Ator em Comédia ou Musical pelo filme Os Doze Macacos (1995). 

    Ele também foi indicado três vezes ao Saturn Awards, ganhando duas vezes, e foi indicado ao BAFTA por Os Doze Macacos. Além disso, ele recebeu um MTV Movie Award por sua performance em Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994). 

    Além disso, ele também lançou uma carreira musical com seus álbuns The Return of Bruno (1987), If It Don’t Kill You, It Just Makes You Stronger (1989) e Classic Bruce Willis: The Universal Masters Collection (2001). 

    Bruce Willis tem sido uma força dominante na indústria do entretenimento durante quase três décadas. 

     Afastamento das telas

    Depois de ter sido diagnosticado com afasia, doença que leva à parcial ou total perda da capacidade de expressar ou compreender a linguagem, em março de 2022, a estrela da franquia Duro de Matar recebeu, em fevereiro de 2023, um diagnóstico mais completo: demência frontotemporal.

    O Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, publicado em 2013, classifica a demência como “uma perturbação neurocognitiva”, que se manifesta na “deterioração de domínios cognitivos, de sintomas psicológicos e comportamentais”, com “impacto directo na funcionalidade”.

    Os melhores trabalhos de Bruce Willis

    Duro de Matar (1988)

    O policial John McClane viaja para Los Angeles para passar as férias de Natal com sua ex-esposa e seus filhos. Quando terroristas invadem a sede da Nakatomi Corporation, ele se encontra preso dentro do prédio e precisa lutar para salvar os reféns e derrotar os terroristas.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #52 | Duro de Matar (1988, John McTiernan)

    Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)

    O filme gira em torno de três personagens principais: um policial, um advogado e um traficante de drogas, cujo destino se entrelaça quando um policial fora da lei decide vingar a morte de um amigo. O filme examina as consequências dessa vingança violenta e como ela afeta todos os envolvidos.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #21 | Pulp Fiction: Tempo de Violência (1995, Quentin Tarantino)

    Os Doze Macacos (1995)

    A história se passa no ano de 2035, onde uma terrível praga matou 99% da população global. Para evitar a extinção da humanidade, James Cole, um prisioneiro condenado à morte, é enviado para o passado para encontrar e destruir a fonte da praga. Ao longo de sua jornada, ele descobre que a fonte da pandemia é um cientista louco chamado Jeffrey Goines, filho de um respeitável cientista. Com a ajuda de uma bela viúva e de um grupo de simpáticos doentes mentais, Cole tenta parar Goines e salvar o planeta antes que seja tarde demais.

    O filme é dirigido por Terry Gilliam e estrelado por Bruce Willis, Madeleine Stowe e Brad Pitt. 

    O Quinto Elemento (1997)

    Essa aventura de ficção científica épica, se passa no século 23, quando o destino da humanidade é ameaçado por uma força maligna alienígena conhecida como a Grande Força Negra. O único meio de salvar a humanidade é recuperar e unir os cinco elementos: madeira, fogo, terra, ar e éter – o quinto elemento. Para isso, um taxista chamado Korben Dallas é designado para encontrar a última defensora do quinto elemento, uma mulher chamada Leeloo, que pode derrotar a força maligna. Embarcando em uma aventura cheia de ação e emoção, o casal se une para salvar o mundo. 

    Armageddon (1998)

    Dirigido por Michael Bay, o filme segue uma equipe de especialistas de mineração recrutada pela NASA para evitar que um imenso asteroide colida com a Terra. Para isso, eles precisam fazer uma viagem às profundezas do espaço sideral e colocar o artefato em rota de colisão com o asteroide. A equipe enfrenta desafios e perigos que põem em risco suas vidas, mas eles conseguem realizar a missão.

    O Sexto Sentido (1999)

    O um filme de suspense sobrenatural segue o pequeno Cole Sear, um garoto de 8 anos que possui a habilidade de ver espíritos mortos. Ele tenta entender e lidar com essa habilidade, enquanto seu psicólogo, Dr. Malcolm Crowe, tenta ajudá-lo a superar as visões assustadoras que ele enfrenta. À medida que a trama se desenvolve, eles descobrem que esses seres não estão simplesmente perambulando pela Terra; eles querem algo de Cole.

    Corpo Fechado (2000)

    Um espantoso desastre de trem deixa os Estados Unidos em choque. Todos os passageiros das locomotivas acabam mortos, exceto David Dunne, que sai completamente ileso do acidente, deixando todos, inclusive os médicos e ele próprio, em choque. Enquanto busca explicações sobre o que poderia ter salvado sua vida, David encontra Elijah Price, um desconhecido que apresenta uma explicação no mínimo bizarra para o fato.

    Lágrimas do Sol (2003)

    O governo nigeriano está falido e o país à beira de uma guerra civil. Na selva, o tenente A.K. Waters é responsável por liderar uma equipe de soldados na tentativa de resgate da doutora Lena Kendricks. Quando Waters e sua equipe localizam Kendricks, ela diz que não abandonará seus pacientes. A equipe provoca a ira das forças de Estados Unidos e Nigéria quando tenta proteger os refugiados.

    Sin City: A Cidade do Pecado (2005)

    Um misterioso vendedor narra uma trágica história de co-dependência enquanto um vigilante mergulha no submundo à procura de seu amor perdido. Em outra parte da cidade, um policial persegue um assassino de crianças e uma ex-prostituta escapa de seu cafetão com a ajuda do novo namorado.

    Xeque-Mate (2006)

    Um caso de identidade trocada coloca um homem chamado Slevin no meio de uma guerra entre dois rivais de Nova York: Rabino e Chefe, os senhores do crime. Embora esteja sob o olhar atento do detetive Brikowski e do assassino Goodkat, Slevin precisa elaborar um plano para salvar a sua pele antes que sua sorte se esgote.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Segredos de um Escândalo’ instiga, mas falha ao entregar narrativa incômoda

    Segredos de um Escândalo é o mais novo suspense estrelado por Julianne Moore e Natalie Portman. O longa adapta uma história real.

    TBT #264 | ‘Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal’ diverte, mas falha em entregar legado

    Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é um dos muitos longas legados lançados nos anos 2000. O longa acompanha o amado Indy.

    CRÍTICA – ‘Bob Marley: One Love’ a voz do amor em tempos de guerra

    Bob Marley: One Love lança os espectadores por história emocionante, com músicas sobre amor, perseverança e biografia respeitosa.

    Ícones do Big Brother Brasil: Celebrando os vencedores excepcionais

    Enquanto esperamos para saber quem será o novo vencedor do reality show, vamos relembrar os vencedores mais marcantes do Big Brother Brasil!