Início QUADRINHOS Artigo Pietro Maximoff: Conheça Mercúrio, o irmão da Feiticeira Escarlate

Pietro Maximoff: Conheça Mercúrio, o irmão da Feiticeira Escarlate

Pietro Maximoff: Conheça Mercúrio, o irmão da Feiticeira Escarlate

Pietro Django Maximoff ou Mercúrio, como é mais conhecido, foi inicialmente um vilão, herói e até mesmo membro temporário dos X-Men; o personagem criado por Stan Lee e Jack Kirby, teve sua primeira aparição na HQ Uncanny X-Men #4 em março de 1964.

ORIGEM

Pietro e Wanda Maximoff são filhos de Django e Marya Maximoff, eles fugiram quando ainda eram muito pequenos, já que a população atacou seus pais por estarem roubando comida para sobreviver.

Pietro e Wanda foram encontrados pelo Alto Evolucionário e foram levados para a montanha Wundagore onde usou os gêmeos em uma série de experimentos que garantiu os seus poderes. Mais tarde, os gêmeos foram resgatados pelo famoso vilão mutante Erik Lensherr mais conhecido como Magneto, depois que Wanda foi vista usando seus poderes perto de um grupo de pessoas conhecidas como Superticiosos.

Capa de Uncanny X-Men #4, de 1964.

Os jovens gêmeos ingressaram então na Irmandade de Mutantes, como forma de pagar a dívida por suas vidas. E, desde então, Pietro e Wanda Maximoff assumiram os nomes de Mercúrio e Feiticeira Escarlate.

Apesar de discordarem dos métodos de Magneto, durante meses eles o serviram por obrigação e medo de sua represália. O irritado Pietro protegia sua irmã de Groxo e Mestre Mental, seus colegas de equipe dos quais não gostava nada.

PODERES E HABILIDADES

Os poderes de Pietro estão ligados a velocidade, o rapaz é capaz de correr em alta velocidade mas seus poderes não se prendem só a isso, ele também possui super força, reflexos, sentidos super apurados e resistência aumentada.

É capaz de fazer as moléculas de seu corpo vibrarem de tal maneira que pode se tornar intangível e atravessar objetos sólidos, além de destruir objetos com a força da vibração.

Acredita-se que depois dos experimentos do Alto Evolucionário, ele é capaz de correr próximo da velocidade da luz.

EQUIPES

Assim como os principais inimigos dos X-Men na época, a Irmandade (menos Magneto) foi capturada pelos Sentinelas de Larry Trask e só conseguiram sair quando os X-Men derrotaram os robôs gigantes.

O fim da Irmandade chega quando o grupo é derrotado pelo alienígena conhecido como O Estranho. Com Magneto e Groxo capturados e Mestre Mental transformado em pedra, Mercúrio e sua irmã abandonam a vida de vilões.

Em uma reunião entre os Vingadores, alguns integrantes resolvem se afastar da equipe, os irmãos se candidatam com Pietro fazendo uma demonstração de sua velocidade, correndo em volta da limusine em movimento.

Mercúrio e Feiticeira Escarlate foram incluídos junto com Gavião Arqueiro para substituir os membros que desejaram uma licença da equipe e assim, o Homem de Ferro apresenta para a imprensa a nova formação dos Vingadores; mas os irmãos Maximoff só são aceitos pela população após algumas missões em que tiveram êxito.

Após ser gravemente ferido pelos Sentinelas e não conseguir ser achado pelos Vingadores, Pietro foi salvo e tratado por Cristal membro da família real dos Inumanos, durante esse tempo Mercúrio tornou-se romanticamente envolvido com ela e no futuro os dois decidem se casar.

Mercúrio uniu-se aos Vingadores da Costa Oeste por um tempo, e eventualmente Cristal junto com Luna (a filha do casal), uniu-se a mesma equipe.

Pietro também lutou ao lado do X-Factor e se tornou líder de um grupo de animais dotados com inteligência humana e formas humanóides modificados pelo Alto Revolucionário, a equipe se chamava Cavaleiros de Wundagore.

O velocista também já esteve presente em equipes como X-CellCasa de MagnusCavaleiros do Apocalipse, entre outros.

CURIOSIDADES

Pietro possui uma ligação enorme com seus familiares, ele possui um sentimento de proteção muito grande e é capaz de fazer qualquer coisa quando sua irmã ou sua filha estão em perigo. Todo esse sentimento de proteção muitas vezes acaba passando dos limites e foi por causa de seus ciúmes que Mercúrio acabou se separando de Cristal.

Luna é a prova viva que o gene mutante somado com o gene inumano geram uma criança normal, sem super poderes ou qualquer outra habilidade especial.

OUTRAS MÍDIAS

Nos desenhos animados, Pietro fez bastante sucesso em X-Men Evolution, no qual é um dos principais antagonistas dos X-Men e membro proeminente da Irmandade de Mutantes.

X-Men Evolution não foi o único desenho animado que o velocista apareceu, ele também está presente em Os Super Heróis da Marvel, Wolverine e os X-Men e apareceu em um episódio de Esquadrão de Heróis.

Nos jogos de vídeogames, Pietro fez pequenas aparições em X-Men Legends II: Rise of Apocalypse, Marvel: Ultimate Alliance 2, Marvel Super Hero Squad: The Infinity Gauntlet, LEGO: The Avengers e como personagem coadjuvante em Captain America and the Avengers.

No cinema o personagem foi interpretado pelo ator Aaron Taylor-Johnson no filme Vingadores: Era de Ultron, já nos filmes dos X-Men da Fox, ele é interpretado pelo ator Evan Peters que atualmente retornou ao papel de Mercúrio na série WandaVision criada pela Marvel Studios para a Disney+.

Tudo sobre WandaVision, série do Universo Marvel original do DIsney+

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Artigo anteriorCRÍTICA – Pieces of a Woman (2021, Kornél Mundruczó)
Próximo artigoCRÍTICA – Os Segredos que Guardamos (2020, Yuval Adler)
Oi, meu nome é Matheus e amo muito tudo que envolve heróis, poderes e afins. Sou extrovertido e dedicado em tudo que me interessa.