Início QUADRINHOS Artigo Reed Richards: Conheça o Senhor Fantástico

Reed Richards: Conheça o Senhor Fantástico

Reed Richards: Conheça o Senhor Fantástico

Reed Richards ou mais conhecido como Sr. Fantástico é um personagem da Marvel Comics criado por Stan Lee e Jack Kirby; sua primeira aparição foi na HQ Quarteto Fantástico #1 – Vol. 1 em novembro de 1961.

ORIGEM

Filho de Nathaniel e Evelyn Richards, nasceu em Central City, Califórnia. Nathaniel, seu pai, era um renomado gênio da Física e desde pequeno, Reed já mostrava ser uma criança superdotada e se formou pela primeira vez ainda na adolescência.

Reed Richards Estudou em várias universidades de prestígio, desde o Instituto de Tecnologia da Califórnia até a Universidade de Harvard. Na Universidade Empire State ele foi colega de quarto de Benjamim J. Grimm.

Reed já havia começado a projetar uma nave capaz de viajar pelo hiperespaço quando contou o que pretendia ao amigo, que brincando, se ofereceu para pilotar o veículo. Quando Reed Richards passou a estudar na Universidade de Columbia alugou um quarto em uma pensão que era propriedade da tia de uma garota chamada Susan Storm. Reed logo se apaixonou pela garota que era muito inteligente assim como ele.

Ainda em Columbia, Reed conheceu um estudante brilhante chamado Victor von Doom. Victor via o colega como um rival intelectual, mas com o passar do tempo, Doom começou a ter inveja de toda aquela inteligência que Richards tinha e determinado a provar que era o melhor, Victor von Doom conduziu experimentos arriscados que acabaram queimando seu corpo e o levando a tornar-se o Doutor Destino.

Quarteto Fantástico #1 – Vol. 1, de 1961, com a primeira aparição da equipe.

Em seguida Reed Richards foi para Harvard, onde recebeu o doutorado em Física e Engenharia Elétrica com apenas 22 anos de idade.

Após passar seis anos trabalhando para os militares Reed começou a usar o dinheiro de sua família, assim como fundos do governo, para financiar sua pesquisa. A sua nave começou a ser construída em Central City com a ajuda de Susan que havia se tornado sua noiva e futura esposa, juntamente o cunhado, Johnny Storm.

Além de ter participado de vários vôos de teste e se tornar um astronauta de sucesso, Ben Grimm acabou sendo chamado para pilotar a nave estelar. Quando o governo ameaçou cortar os fundos Reed, Ben, Sue (Susan) e Johnny Storm decidiram se esgueirar até a nave e realizar seu primeiro voo.

Apesar de todos saberem que nem todos os testes tinham sido realizados, Reed Richards estava certo de que a nave era segura. Quando a nave passou pelo Cinturão de Van Allen ela foi bombardeada por uma dose quase letal de radiação cósmica.

Reed não havia levado em conta um nível anormal de radiação. A radiação danificou a blindagem insuficiente da nave, e não houve outra escolha a não ser voltar imediatamente para a Terra.

Depois do pouso forçado a tripulação descobriu que seus corpos foram modificados drasticamente, ganhando super-poderes.

PODERES E HABILIDADES

A radiação cósmica afetou o corpo de todos que estavam na nave, lhes concedendo poderes incríveis. Reed Richards teve suas habilidades mentais aumentadas, tornando-o um dos homens mais inteligentes da Terra.

Reed passa também a conseguir alterar a forma do seu corpo em segundos por ter o corpo elástico. Porém quanto maior o tamanho de sua distorção, menor é a sua força.

Por causa de sua elasticidade e maleabilidade, ele consegue absorver impactos de explosões e projéteis. Ele também consegue mudar a trajetória do projétil expelindo-o da mesma forma que o absorveu.

Logo ao descobrir seus poderes, Reed Richards viu que era capaz de deformar seu corpo de todas as formas, conseguindo até mesmo alterar sua aparência.

O agora Senhor Fantástico consegue usar seu corpo para criar armas, como grandes martelos nas mãos e estilingues. Por outro lado, ele também consegue usá-lo para defesa, podendo se tornar um pára-quedas e até um amortecedor.

EQUIPES

Alguns membros da Fundação Futuro.

Reed foi o responsável por criar os equipamentos e veículos como as roupas de moléculas instáveis, feitas sob medida para não serem danificadas pelos poderes do grupo, que passou a ser conhecido como Quarteto Fantástico.

Com uma grande lista de inimigos espalhados pelo multiverso, o Quarteto Fantástico já lutou ao lado de outros heróis em equipes como os Vingadores, Os Defensores, Campeões Cósmicos, Fundação Futuro, os IlluminatiO Conselho e muitas outras formações.

CURIOSIDADES

Em certo momento de sua história, Reed foi dado como morto pelas mãos do Doutor Destino. A verdade é que, ele foi transportado para um mundo alienígena por um ser chamado Hyperstorm, onde vagou por cerca de um ano até ser encontrado pelo Quarteto Fantástico com a ajuda do Homem-Formiga e Namor.

Hyperstorm é o mutante de nível Ômega mais poderoso que já existiu; e também neto de Reed e Sue, já que é filho (no futuro) de Franklin Richards e Rachel Summers.

Ao encarar muitas linhas de tempos no multiverso, o Quarteto Fantástico já se deparou com várias versões alternativas do Sr. Fantástico, sendo que uma delas habitava a anti-Terra e tinha a capacidade de se transformar num monstro de pele púrpura chamado de Bruto.

O Conselho é um grupo de muitas versões de realidades alternativas de Reed Richards, unidas para fazer o que cada Reed deseja: resolver tudo. 

OUTRAS MÍDIAS

Reed Richards já apareceu em vários jogos de videogame como:

  • Spider-Man (SNES);
  • Fantastic Four (PS);
  • Marvel Ultimate Alliance;
  • Marvel Ultimate Alliance 2;
  • Marvel Super Hero Squad Online;
  • Marvel Heroes e
  • Lego Marvel Super Heroes.

Na TV o Sr. Fantástico aparece nos desenhos animados:

  • Fantastic Four (1967);
  • Fantastic Four (1978);
  • Fantastic Four: The Animated Series;
  • Incredible Hulk: The Animated Series;
  • Spider-Man: The Animated Series;
  • Spider-Man: Unlimited;
  • Fantastic Four: World’s Greatest Heroes;
  • The Super Hero Squad Show;
  • Avengers: Earth’s Mightiest Heroes e
  • Hulk and the Agents of S.M.A.S.H..

No cinema o Quarteto Fantástico teve seus próprios filmes, sendo eles:

  • Quarteto Fantástico (1994), que foi dirigido por Oley Sassone; onde Reed foi interpretado por Alex Hyde-White;
  • O Quarteto Fantástico (2005) e sua sequência Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007), os dois filmes foram dirigidos pelo ator Tim Story e o Richards foi interpretado pelo ator Ioan Gruffudd;
  • Quarteto Fantástico (2015), foi o controverso reboot dirigido por Josh Trank e Reed Richards foi interpretado pelo ator Miles Teller.

Após Monica Rambeau fazer uma menção em WandaVision, rumores e teorias começaram a borbulhar sobre um Reed ou Sue aparecer na primeira série da Marvel Studios no Disney+; mas nada foi confirmado.

Mas como assim um ou outro? O possível easter egg acontece no episódio 5, onde Monica diz:

Original: “I know an aerospace engineer who’d be up for this challenge.

Dublado: “Eu conheço um engenheiro aeroespacial que aceitaria esse desafio.

Legendado: “Eu conheço uma engenheira aeroespacial que aceitaria esse desafio.

Tudo sobre WandaVision, série do Universo Marvel original do DIsney+

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.