Início GAMES Artigo Street Fighter: Conheça os principais vilões da franquia

Street Fighter: Conheça os principais vilões da franquia

street fighter

Se por acaso você acabou de chegar neste planeta e nunca ouviu falar de Street Fighter, então resumidamente é uma popular série de jogos de luta da Capcom, na qual o jogador controla lutadores de diversas partes do mundo, cada qual com seus golpes especiais.

O primeiro título da franquia foi lançado em agosto de 1987 e este ano completará 34 anos. 

M. BISON

Street Fighter: Conheça os principais vilões da franquiaO primeiro antagonista da franquia, M. Bison é um ditador auto-imposto e megalomaníaco que busca dominar o mundo através de sua organização criminosa, a Shadaloo.

Quase nada se sabe sobre o passado de M. Bison antes de sua aparição nos jogos da franquia e seu país de origem é desconhecido. Os únicos detalhes conhecidos de seu passado é que ele era, em certo ponto, nada mais do que um jovem artista marcial como qualquer outro, mas com ambições avassaladoras.

No entanto, para ser o melhor no mundo das artes marciais, Bison assassinou seu próprio mestre antes de se entregar ao caos completo.

O mestre de Bison era considerado a única pessoa conhecida no mundo que poderia manipular o poder maligno conhecido como Psycho Power.

Eventualmente, o vilão aprimorou a técnica aprendida com seu mestre, transformando-a na Soul Power e passou seu conhecimento para Rose, que era sua única discípula.

Curiosidade: Quando Street Fighter II estava para ser lançado nos Estados Unidos, a Capcom estava com medo de um processo de Mike Tyson sobre um personagem (Balrog) com sua semelhança, bem como um nome semelhante (o nome japonês de Balrog é Mike Bison). Além disso, quando os designers apresentaram o jogo ao departamento de marketing da Capcom USA, eles acreditaram que o nome Vega não combinava com o personagem ao qual foi dado. Eles decidiram alternar os nomes dos três personagens da seguinte maneira:

  • O boxeador é conhecido como Mike Bison no Japão e Balrog nos EUA;
  • O assassino espanhol é conhecido como Balrog no Japão e Vega nos Estados Unidos;
  • O ditador e chefe da Shadaloo é conhecido como Vega no Japão e Master Bison nos Estados Unidos.

Primeira aparição: Street Fighter II (1991)

AKUMA

akumaConhecido no Japão como Gouki, Akuma é o irmão mais novo de Gouken, mestre de Ken e Ryu. E é um poderoso guerreiro sem emoções focado em dominar a técnica Satsui no Hado.

O vilão detesta seu irmão Gouken por não ceder ao lado negro de suas artes, que é, de acordo com Akuma, a forma como deveriam ser usadas. Ele também culpa Gouken por selar a escuridão dentro de Ryu, evitando assim que Ryu alcance seu verdadeiro potencial.

Curiosidades: O nome original do personagem em japonês significa algo como “Grande Demônio”, “Grande Diabo” ou “Grande Ogro”. A mudança de nome do personagem de Gouki para Akuma reflete a tentativa da Capcom USA de acentuar essa natureza demoníaca do personagem, já que a palavra akuma significa demônio.

Inicialmente, a Capcom USA alegou que Akuma estava possuído por um demônio, um detalhe que não foi reutilizado desde sua primeira aparição.

A criação do personagem (e, indiretamente, de Gouken) foi inspirada em uma piada do Dia da Mentira publicada pela revista de jogos Electronic Gaming Monthly. A brincadeira envolvia um “truque secreto” para a versão original de Street Fighter II que permitiria aos jogadores lutar contra Ryu e o suposto mestre de Ken, Sheng Long (com base na citação de vitória mal traduzida de Ryu).

Primeira aparição: Super Street Fighter II Turbo (1994)

SHIN AKUMA

shin akumaEsta é a forma que Akuma assume quando ele se torna quase um com o Satsui no Hado, embora não completamente a ponto de perder sua humanidade ao fazer isso.

Curiosidade: O nome original do personagem em japonês significa algo como “Verdadeiro Grande Demônio”, “Verdadeiro Grande Diabo” ou “Verdadeiro Grande Ogro”; e Shin Akuma era um chefe secreto em Street Fighter Alpha 2.

Primeira aparição: Street Fighter Alpha 2 (1996)

GILL

Street Fighter: Conheça os principais vilões da franquiaEle é o líder da Sociedade Secreta, também conhecida como Illuminati, uma organização misteriosa composta pela elite da humanidade que controlou os eventos mundiais das sombras desde o início da história e busca cumprir uma agenda apocalíptica para garantir sua própria salvação utópica.

Gill e seu irmão mais novo Urien nasceram de pais que foram membros do culto por muito tempo. Então a Sociedade Secreta aprimorou Gill geneticamente durante sua juventude, aumentando sua força e velocidade para que ele pudesse participar de um intenso programa de treinamento de combate corpo a corpo.

Gill se tornou o melhor aluno entre as centenas de guerreiros aprimorados, superando até mesmo seu próprio irmão ciumento, Urien.

De acordo com a lenda do culto, a alma do imperador anterior da Sociedade Secreta seria reencarnada em um novo corpo após a morte; a organização determinou, por meio dos resultados de seu programa de treinamento especial, que a última encarnação do imperador era Gill. Portanto, aos 22 anos, Gill foi nomeado presidente da Sociedade Secreta.

Urien foi esquecido devido à sua instabilidade emocional e nomeado vice-presidente de Gill. Mais tarde, Urien desafiou Gill para a presidência da Sociedade Secreta e foi bem-sucedido. Urien então se tornou o presidente.

No entanto, Gill não foi rebaixado; na verdade, ele foi promovido do título de presidente e se tornou o novo imperador e messias.

Curiosidades: O esquema de cores assimétricas de Gill foi um dispositivo da Capcom para exibir o poder gráfico da placa CPS-3. Originalmente, Gill deveria ser colorido em preto e branco e utilizar poderes sobre a luz e as trevas. Posteriormente, foi decidido colori-lo de vermelho e azul, para melhor mostrar o poder gráfico do jogo. Além disso, Gill foi projetado usando uma tanga para mostrar o máximo possível de seus tons de vermelho e azul.

Gill é fisicamente modelado após os deuses gregos da antiguidade e sua personalidade vem de várias fontes judaico-cristãs:

  • Ele é semelhante a Jesus de Nazaré em suas afirmações de ser o messias, o salvador da humanidade;
  • A técnica Resurrection de Gill também pode ser baseada na ressurreição de Jesus, e a postura que Gill assume durante essa técnica, suspenso no ar com os braços para fora, evoca a imagem de Cristo durante a crucificação;
  • Já a técnica da Seraphic Wing refere-se a serafins, a ordem mais elevada de anjos nas crenças judaicas e cristãs; quando Gill executa essa técnica, ele assume a forma angelical de seis asas, “oferecendo” a salvação;
  • E finalmente, no final de Street Fighter 3rd Strike, ele divide o oceano e leva seu povo à terra prometida, comparando-o a Moisés.

Primeira aparição: Street Fighter III: New Generation (1997)

SETH

Street Fighter: Conheça os principais vilões da franquiaSeth é uma inteligência artificial projetada para habitar corpos humanóides sintéticos que possuem um Motor Tanden, sendo o 15º de pelo menos 26 seres aprimorados que usam dados coletados dos guerreiros do mundo para criar um estilo mortal de artes marciais mistas.

Ele afirma ser superior como resultado de sua humanidade, enquanto os outros são apenas fantoches.

O vilão é o CEO da divisão de armas da Shadaloo, a S.I.N. (Shadaloo Intimidation Network), e um dos muitos corpos de substituição geneticamente modificados para M. Bison.

Curiosidade: Em Street Fighter VSeth tem uma aparência totalmente diferente; com um corpo baseado em um físico feminino musculoso, com um rosto muito parecido com o de Juri. E é uma coincidência interessante já que Juri é a responsável pelo seu ressurgimento.

Este corpo feminino é conhecido como Doll Unit Zero, mas ele não parece exibir a capacidade de esticar seus membros como o corpo masculino usado anteriormente era capaz, mas exibe uma capacidade nunca vista de aumentar e diminuir rapidamente sua massa muscular de acordo com o movimento que está sendo usado.

Primeira aparição: Street Fighter IV (2008)

ONI

Street Fighter: Conheça os principais vilões da franquiaKuruoshiki Oni ou simplesmente Oni, como é mais conhecido, é a forma que Akuma assume quando ele se torna um com o Satsui no Hado, perdendo completamente qualquer fragmento de humanidade que ele ainda tinha.

Oni descartou sua humanidade remanescente de sua identidade como Akuma e seu código moral proeminente como guerreiro; com isso, ele lutará com qualquer um até a morte, independentemente da condição, ao invés de procurar oponentes dignos para lutar em uma partida justa.

Curiosidades: Oni são demônios afiliados a raios que são mencionados na religião xintoísta e na mitologia asiática, considerados gigantes temíveis com presas e chifres que outrora aterrorizaram e pilharam vilas e viajantes no Japão antigo. E embora akuma e oni sejam duas criaturas distintas na religião japonesa, a ideia de Akuma se tornar um demônio pode ser considerada cumprida com Oni.

Ele pode ser considerado o verdadeiro chefe final, já que os requisitos para enfrentá-lo são os maiores de todos os chefes secretos do jogo.

Para Oni ser combatido no modo arcade como um chefe secreto, o jogador deve:

  • Vencer todas as rodadas;
  • Obter dois perfects;
  • Cinco finalizações Super ou Ultra Combo;
  • Dez primeiros ataques e;
  • Derrotar Seth com um Super ou Ultra Combo.

Somente conseguindo todos os critérios listados acima, o jogador conseguirá enfrentar a versão demoníaca de Akuma em seus verdadeiros limites.

Primeira aparição: Super Street Fighter IV: Arcade Edition (2011)

Curtiu a lista com os principais vilões da franquia? Então confira também a lista abaixo:

Street Fighter: Os 20 personagens mais fortes da franquia

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.