Yasuke: O icônico samurai negro e suas principais adaptações

    A história do Japão feudal está repleta de figuras lendárias, mas poucas são tão intrigantes e únicas quanto Yasuke, o samurai negro. Sua vida, cercada de mistério e fascínio, atravessa séculos e continua a inspirar obras de ficção, animações, filmes, livros e jogos em todo o mundo.

    Quem foi Yasuke?

    Yasuke era um africano, provavelmente oriundo da região onde hoje ficam Moçambique ou a Etiópia, levado ao Japão em 1579 por missionários jesuítas ou mercadores portugueses. Sua presença impressionou o famoso daimyo Oda Nobunaga, uma das figuras mais importantes da unificação do Japão. Nobunaga ficou fascinado não só pelo tamanho físico e força de Yasuke, mas também por sua inteligência e habilidades, e logo o transformou em seu retentor e, segundo relatos históricos, o tornou um samurai – algo impensável para um estrangeiro na época.

    Apesar de ter lutado ao lado de Nobunaga e participado de batalhas importantes, o destino final de Yasuke é incerto. Sua história, no entanto, atravessou o tempo como uma lenda e, nos últimos anos, virou inspiração para diversas obras modernas.

    Yasuke nas telas

    A produção original da Netflix, Yasuke (2021), mistura a história real do samurai com elementos de fantasia, magia e mechas (robôs gigantes). Com produção do estúdio MAPPA (responsável por Jujutsu Kaisen e Attack on Titan) e trilha sonora de Flying Lotus, a série foi elogiada pelo visual e pela liberdade criativa, apesar de ter dividido opiniões entre os que esperavam uma abordagem mais fiel ao registro histórico.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Yasuke (1ª temporada, 2021, Netflix)

    Adaptação live-action

    Até o momento ainda não há uma versão live-action de Yasuke, após o sucesso do anime da Netflix inspirado na história do samurai, o serviço de streaming havia anunciado que uma série protagonizada por Omar Sy, da série Lupin, estava em desenvolvimento mas desde então nada mais foi divulgado e aparentemente o projeto não seguiu em frente.

    Já em 2024, de acordo com a Variety, a Warner Bros. anunciou um longa dirigido e roteirizado por Blitz Bazawule, conhecido pelo remake de A Cor Púrpura.

    Precisamos aguardar por novidades sobre um Yasuke de carne e osso.

    Yasuke na Literatura

    A história de Yasuke também chegou aos livros:

    “Yasuke: The True Story of the Legendary African Samurai” (2019), escrito por Thomas Lockley e Geoffrey Girard, apresenta uma pesquisa detalhada sobre a vida de Yasuke, desmistificando alguns elementos e reforçando o impacto que ele teve na corte de Nobunaga.

    HQs e mangás: vários quadrinhos japoneses já adaptaram a figura de Yasuke e algumas publicações independentes que exploram sua jornada de forma mais histórica ou fantástica.

    Yasuke nos games

    Shadows

    For Honor

    Yasuke também foi uma das skins disponíveis no jogo For Honor, um game de combate medieval que inclui guerreiros de diferentes culturas. A presença do personagem foi uma homenagem ao legado multicultural dos campos de batalha históricos.

    Assassin’s Creed Shadows

    Uma das maiores novidades do universo gamer é Assassin’s Creed Shadows, da Ubisoft, que tem Yasuke como um dos protagonistas. O jogo tem uma abordagem mais realista, misturando a cultura japonesa e o impacto da presença africana naquele período, além de toda a jogabilidade clássica da franquia.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA: ‘Assassin’s Creed: Shadows’ é jornada multifacetada, digna do cinema japonês

    Por que Yasuke continua tão fascinante?

    A figura de Yasuke representa algo raro: a quebra de barreiras culturais e sociais em uma época e contexto extremamente fechados. Sua história desperta a imaginação porque mistura exotismo, superação, honra e mistério. Além disso, seu legado ressoa em um mundo que busca diversidade e representatividade em todos os espaços – inclusive nas histórias épicas.

    Enquanto novas adaptações continuam surgindo, Yasuke já se tornou muito mais do que uma curiosidade histórica: ele é um ícone cultural e um símbolo da universalidade da coragem e da honra.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em n

    Artigos relacionados

    CRÍTICA: ‘Bleach Rebirth of Souls’ é jogo que fãs esperam há muito tempo

    Bleach Rebirth of Souls é o jogo que os fãs da franquia pediram há tanto tempo. Confira o que achamos do game e da jornada de Ichigo e seus amigos pelo mundo sobrenatural.

    EU CURTO JOGO VÉIO #39 | ‘Assassin’s Creed’ e a liberdade que esquecemos há muito tempo

    A franquia Assassin's Creed completa 18 anos em 2025. Confira onde tudo começou. conheça a história de Altair e do Credo.

    EU CURTO JOGO VÉIO #38 | ‘Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back’ é ponto alto de franquia

    Crash Bandicoot 2 nos lança por um universo rico em detalhes e uma dificuldade por vezes desmedida. Confira o que achamos.

    CRÍTICA: ‘Tomb Raider IV-VI Remastered’ resgata clássicos com melhorias, mas tropeça

    Tomb Raider IV-VI Remastered abraça o passado como forma de recontar histórias no presente. Confira o que achamos da jornada de Lara Croft.