Início SÉRIE Entrevista StarCon: Doug Jones esbanja simpatia em coletiva de imprensa

StarCon: Doug Jones esbanja simpatia em coletiva de imprensa

100
0

Em sua primeira visita ao Brasil para a convenção StarCon – Os Mundos de Doug Jones, que acontece no próximo sábado (02), o ator Doug Jones participou de uma coletiva de imprensa para falar de seu personagem: Saru de Star Trek: Discovery e também de suas outras marcantes caracterizações no cinema.

Doug Jones é um ator querido pelos fãs e que durante seus 33 anos de carreira, se tornou um dos fieis companheiros de trabalho do diretor Guillermo Del Toro (seu mais recente filme, A Forma da Água, recebeu 4 Oscar). Jones também é deu vida ao Fauno em O Labirinto do Fauno e Abe Sapien de Hellboy, ambos de Del Toro.

Sobre a série Star Trek: Discovery, Doug Jones disse encará-la como um desafio e que se vê como um estudante.

“Quando eu leio os roteiros, eu fico pensando: ‘o que será isso?’. Algumas palavras foram inventadas pela própria franquia. Cada roteiro que eu pego em mãos é como se fosse uma prova final que eu preciso me sair bem.”

Capitão Kirk ou Capitão Picard? (momento EITA)

“Amo os 2. Amo o trabalho do ator Patrick Stewart como Jean-Luc Picard, mas eu tinha 6 anos quando Star Trek foi lançado e minha família se reunia para assistir a série, então, prefiro o Kirk, de William Shatner por ser o primeiro Capitão.”

Em nossa tentativa de conseguir um “pequeno e inocente” spoiler, ao questionarmos sobre quando veremos Saru e Spock juntos, Doug Jones comentou:

“Na 2ª temporada, Spock só foi mostrado em flashback ainda como uma criança, com apenas a narração como adulto no 2º episódio mas que em algum momento [ele não pode dizer quando], o veremos como adulto.”

Sobre a nossa pergunta, o ator se esquivou:

“Haverá mais coisas.”

E mudou de assunto elogiando o trabalho de Ethan Peck (ator que interpretará o personagem na fase jovem), afirmando que ele representou Spock como ninguém e respeitou todo o legado de Leonard Nimoy.

Doug Jones ao ser questionado sobre as questões e mensagens políticas e sociais (representatividade e diversidade) que continuam presentes na série, comentou:

“Não sou um artista politizado nesse sentido, mas vale destacar que em Star Trek: Discovery, homens, mulheres, aliens (outras espécies) são mostrados no mesmo patamar, sem diferenciação no sentido de maior ou menor importância e exposição.”

Além de Doug Jones, estavam presentes na coletiva de imprensa, Fábio Moura (dublador do Saru), Luiz Navarro (presidente do fã clube Nova Frota) e Marcos Kleine (guitarrista da banda PAD, que tocará no evento de amanhã).

Fábio Moura (dublador do Saru) e Diego Lima (diretor da dublagem) falaram sobre as dificuldades de adaptarem os termos utilizados na série para o português, e Fábio destacou:

“Procuro seguir ao máximo as falas e expressões originais pois como só vemos as partes específicas do Saru e não o episódio todo, me baseio no que estamos vendo no momento e nas orientações do diretor.”

Ainda sobre a dublagem, Doug Jones complementou:

“Como a estrutura de sua máscara faz com que minha voz saia anasalada, para corrigir isso, eu mesmo sou o responsável por dublar o original.”

Já Luiz Navarro falou sobre a importância dos fãs para que a Star Con aconteça e destacou que pela primeira vez temos um ator que está na série atualmente participando do evento e comparou isso a trazer Leonard Nimoy (o primeiro Spock) para um evento em São Paulo de 1967, quando a série clássica estava em seu segundo ano.

Confira na galeria algumas imagens da coletiva:

StarCon acontece no dia 2 de fevereiro, sábado, no Teatro Eva Wilma, no Tatuapé, em São Paulo, e vai comemorar a estreia da segunda temporada de Star Trek: Discovery, que estreou globalmente na Netflix em 18 de janeiro. Saiba os detalhes do evento na publicação abaixo:

StarCon: Doug Jones vem ao Brasil para encontro com fãs

Comentários