A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou nesta quarta-feira (18) que Babenco – Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou irá representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional no Oscar 2021. Dirigido por Bárbara Paz, o documentário aborda a vida de Hector Babenco, cineasta argentino naturalizado brasileiro e ex-marido de Paz.
Selecionado após uma disputa com outros 19 longas-metragens, a produção já conquistou quatro prêmios, incluindo o de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Veneza.
Hector Babenco foi um cineasta que viveu e morreu realizando o que fazia sua vida ter algum sentido: a sétima arte. Em relatos marcantes sobre as memórias, amores, reflexões, intelectualidade e a frágil condição de saúde de Babenco, o documentário revela como o seu amor pelo cinema o manteve vivo por tantos anos.
Do primeiro câncer aos 38 anos, até a morte, aos 70 anos em 2016, o filme aborda o legado do cineasta. A produção é o primeiro filme de Bárbara Paz mas também, de certa forma, a última obra de Babenco.
Veja o pôster do documentário abaixo:
Em decorrência da pandemia de Covid-19, a 93ª edição do Oscar será realizada no dia 25 de abril de 2021.
Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?
Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.