Início FILMES Crítica CRÍTICA – A Festa de Formatura (2020, Ryan Murphy)

CRÍTICA – A Festa de Formatura (2020, Ryan Murphy)

CRÍTICA – A Festa de Formatura (2020, Ryan Murphy)

A Festa de Formatura é o mais novo longa da Netflix, sendo uma adaptação do musical The Prom (2016). O longa é dirigido Ryan Murphy (Glee) e roteirizado por Chad Beguelin e Bob Martin.

SINOPSE

Um grupo de estrelas decadentes da Broadway agita a vida de uma cidadezinha do interior ao ajudar uma garota proibida de levar a namorada à festa de formatura.

ANÁLISE

A Festa de Formatura é uma comédia musical que conta com a atriz Jo Ellen Pellman em sua estreia como protagonista, mas com um elenco já consagrado em Hollywood que conta com Meryl Streep, Nicole Kidman, James Corden e Andrew Rannells.

Jo Ellen Pellman como Emma.

Contudo, a presença desse elenco não torna o filme excepcional, pois, o diretor não soube aproveitar o brilho dessas estrelas. Entretanto, o longa-metragem trata de formar bastante sublime os reais preconceitos que a comunidade LGBTQI+ sofre de uma sociedade conservadora.

O longa toca na ferida dos conservadores que acreditam que essas pessoas não seguem os princípios bíblicos e por isso acham que têm o direito de abominar as pessoas que pertencem ao público LGBTQI+.

Por outro lado, não percebem que os mesmo que criticam são hipócritas por quebrarem diversos princípios bíblicos. Como, por exemplo, se tatuar, perder a virgindade antes do casamento, separação e por aí vai. E acabam não seguindo um dos maiores ensinamentos de Jesus Cristo: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.

A direção é repleta de clichês de filmes high school o que torna a experiência bastante maçante para quem já é veterano com esse tipo de filme.

Por mais que o filme seja uma adaptação de uma peça teatral acredito que teria sido melhor ser gravado em um teatro e ser divido em atos. Assim como feito com fantástico musical da Disney, Hamilton (2020). Desse modo, o expectador ficaria mais envolvido com o musical.

Com relação às canções o meu maior destaque vai para “Tonight Belongs to You” e “You Happened“. Todas as canções são ótimas, mas essas duas eu gostei bastante. Lembrando, que a trilha do filme já se encontra disponível Spotify.

VEREDITO

Por fim, A Festa de Formatura é um filme bastante alto astral e que aborda de autoaceitação e tolerância, mais que acaba tratando de forma bastante rasa as intolerâncias que a comunidade LGBTQI+ vivem diante de pessoas preconceituosas.

Nossa nota

3,0 / 5,0

Assista ao trailer legendado:

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.