Início FILMES Artigo Hamilton: O fenômeno musical que você precisa conhecer

Hamilton: O fenômeno musical que você precisa conhecer

85
0
Hamilton: O fenômeno musical que você precisa conhecer

No dia 3 de Julho, não por coincidência um dia antes da Independência dos Estados Unidos, estreou no Disney+, Hamilton: An American Musical de Lin Manuel Miranda. Ainda pouco conhecido no Brasil, este musical da Broadway se tornou um sucesso no país norte-americano graças a sua singularidade: conta a história de Alexander Hamilton, um bastardo revolucionário e pai fundador da nova nação em músicas de rap.

É isto mesmo, em 2015, Lin Manuel Miranda revolucionou a Broadway ao criar um espetáculo com influências da cultura hip hop e com um elenco majoritariamente não branco. O que foi um choque para apreciadores tradicionais do teatro musical, se transformou em sinônimo de novos tempos para o público. Hamilton não foi apenas um fenômeno, ele criou uma geração que agora se sente representada nos grandes palcos de Nova Iorque.

Aliás, não faria sentido contar a história de Hamilton do jeito convencional; segundo Miranda em entrevista ao The Atlantic:

“Essa é uma história sobre a América no passado, contada pela América de agora, e nós queremos eliminar qualquer distância entre a audiência contemporânea e essa história.”

Logo, ter atores negros, latinos e asiáticos para representar personagens brancos faz jus a uma América que dia após dia luta e sobrevive. Contar a história de um imigrante que ajuda a construir uma país é incrivelmente atemporal, está nas raízes de todas as nações.

Aos poucos, Hamilton tornou-se um fenômeno cultural pela sua genuinidade. Lin Manuel Miranda teve muito cuidado ao representar essas figuras importantes. Enquanto o musical busca trazer outra leitura desses personagens, baseado em discussões atuais como, feminismo e imigração, também é nítido a pressão da época sobre essas pessoas que fizeram a história.

Hamilton no Oscar

Nas últimas semanas o fenômeno teatral e musical levantou especulações sobre se estaria ou não apto a concorrer na categoria de Melhor Filme em 2021. Originalmente o musical estava previsto para estrear no cinema mundial em Outubro de 2021, sendo a grande aposta da Disney para o Oscar.

Porém, o filme foi disponibilizado no streaming e mesmo que as regras de elegibilidade do Oscar tenham sido alteradas em Abril devido a crise do Covid-19, Hamilton não poderá concorrer. Segundo a Variety, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu que o musical não é elegível, pois é um espetáculo gravado. A regra foi criada em 1997 e barra registros de peças teatrais.

Lin Manuel Miranda (centro) em Hamilton: An American Musical.

Mas nem tudo está perdido para a indústria do Mickey Mouse, Hamilton poderá concorrer ao Emmy 2021 na categoria Especial de Variedades. Além da corrida aos prêmios, o show teve um ótimo desempenho na plataforma de streaming. No final de semana de sua estreia, o aplicativo da Disney+ foi baixado 752.451 vezes em todo mundo e o 458.796 vezes nos EUA, de acordo com a Apptopia.

No Brasil, o Disney+ chega em Novembro deste ano. Mas, a internet brasileira já deu aquele jeitinho de assistir a peça. Não à toa, Hamilton se consagrou na cultura pop, sendo referenciado em séries, como Cara Gente Branca e filmes, como Entre Facas e Segredos.

O musical também têm uma lista bem longa de prêmios, venceu 11 Tony Awards, premiação para o teatro, um Pullitzer e também um Grammy. Um verdadeiro fenômeno que anuncia tempos melhores na cultura pop.



Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

Comentários