Início LISTAS Dia Internacional do Rock: Confira a lista de filmes para assistir hoje!

Dia Internacional do Rock: Confira a lista de filmes para assistir hoje!

84
0

Hoje é o Dia Internacional do Rock, um dos melhores e mais importantes gêneros musicais de todos os tempos. Sendo assim, confira a lista do Feededigno com diversos filmes para você conhecer ainda mais a história do rock:

Pink Floyd: The Wall (1982,  Alan Parker e Gerald Scarfe)

Abrindo a lista temos Pink Floyd: The Wall, um dos maiores clássicos da história do cinema. Na trama, Pink é um astro do rock que consome drogas para transcender e construir um muro entre ele e seu público.

Em sua viagem, Pink recorda de momentos dolorosos de sua vida, pois lida com seus diversos problemas.

O longa é uma transcrição completa de The Wall, um dos maiores álbuns de rock psicodélico de todos os tempos, algo que por si só já atrai a vontade de assistir ao filme.

Footloose: Ritmo Louco (1984, Herbert Ross)

TBT #1 | Footloose - Ritmo Louco (1984, Herbert Ross)

Footloose: Ritmo Louco não é um filme especificamente sobre rock, contudo, o rock faz parte da rebeldia da juventude e isso o longa de 1984 emula muito bem.

Ren McCormak (Kevin Bacon) é um garoto que recém saiu da cidade grande para morar no interior. Ao chegar em seu novo lar, vê que o rock é proibido, uma vez que a cidade é muito conservadora. Agora Ren tem a missão de tornar o lugar mais alegre com um novo ritmo contagiante.

Purple Rain (1984, Albert Magnoli)

Kid (Prince) é um músico de Minneapolis que é movido pelo ódio e paixão. Com sua banda Revolution, ele tenta se desconectar de sua vida tumultuada, uma vez que se dedica cada vez mais pelo seu amor ao rock.

O longa de 84 é uma transcrição perfeita de um dos álbuns históricos do gênero: Purple Rain que, assim como The Wall, vale muito á pena assistir sendo fã ou não do lendário Prince.

Quase Famosos (2000, Cameron Crowe)

Um adolescente de 15 anos recebe a chance de acompanhar sua banda de rock favorita em uma turnê. Atraindo a atenção de uma grande revista, agora ele tem a oportunidade de ter grandes experiências em sua vida.

O longa de Cameron Crowe foi uma das grandes obras dos anos 2000, recebendo o Oscar de Melhor Roteiro Original na premiação. Vale a conferida.

Escola de Rock (2003, Richard Linklater)

TBT #38 | Escola de Rock (2004, Richard Linklater)

Dewey Finn, interpretado pelo talentoso Jack Black, é um ex-guitarrista de uma banda de rock. Ao ser chutado pelo grupo, acaba se tornando professor de uma escola, ensinando música aos seus alunos. Ao descobrir o talento nato das crianças, Dewey as prepara para uma competição do gênero, visto que quer se tornar um astro.

O longa está no imaginário de muitas pessoas que viveram sua adolescência nos anos 2000, pois ao passar na Sessão da Tarde nos fazia imergir numa jornada empolgante e divertida com Jack Black sendo o grande destaque.

Cazuza: O Tempo Não Para (2004, Sandra Werneck e Walter Carvalho)

Cinema Nacional: 5 bons filmes sobre músicos para assistir em casa

Tem filme brasileiro na lista! Cazuza: O Tempo Não Para é um filme que aborda a história do ex-vocalista do Barão Vermelho. Conhecido pelas suas polêmicas, Cazuza foi de suma importância para a história do rock nacional e o filme tem muita qualidade também como retrato histórico, tudo isso com uma atuação sensacional de Daniel Filho que deu vida ao músico nos cinemas.

Across the Universe (2007, Julie Taymor)

Baseado nas músicas dos Beatles, Across The Universe é um longa que tem em sua essência tudo que o rock representa, pois mostra uma história de amor e revolução. 

Na trama, Jude (Jim Sturgess) é um jovem londrino que vai para os Estados Unidos em busca de seu pai. Lá ele acaba conhecendo Lucy (Evan Rachel-Wood) e Max (Joe Anderson), tornando-se amigos. 

Contudo, quando Lucy e Jude começam a se apaixonar, a Guerra do Vietnã pode ser um impeditivo gigante para esse amor.

Os Piratas do Rock (2009, Richard Curtis)

E se você pudesse montar uma rádio só sua com as músicas que quisesse 24 horas por dia? Hoje em dia as playlists dos streamings de áudio permitem isso, mas em 2009 o filme Os Piratas do Rock transformavam isso na prática no cinema.

O filme de Richard Curtis é uma boa pedida para quem ama uma comédia britânica.

The Runaways (2010, Floria Sigismondi)

Joan Jett foi uma das lendas do rock. Ela fez parte de uma das bandas mais poderosas com apenas mulheres em sua composição.

The Runaways conta a história da banda, mostrando os perrengues e sucessos que foram construídos ao longo de sua jornada. Vale destacar aqui as excelentes atuações de Kristen Stewart e Dakota Fanning em seus papéis.

Rock of Ages – O Filme (2012, Adam Shankman)

Com grandes nomes de Hollywood como Tom Cruise, Catherine Zeta-Jones, Alec Baldwin, além de Mary J. Blige e Russell Brand compondo o elenco, Rock of Ages é mais um aceno ao imaginário de todo o adolescente que sonha em ter uma banda de rock.

A trama mostra uma dupla de jovens tímidos que tem como objetivo ter em sua vida fama, sexo e muito rock n’ roll e com certeza vale a conferida.

Somos tão Jovens (2013, Antonio Carlos da Fontoura)

Renato Russo foi um dos maiores músicos brasileiros da história. Com letras fortes e um discurso político afiado assim como Cazuza, Russo foi o criador de uma das melhores bandas do Brasil: Legião Urbana

Aqui vale destacar também a atuação cirúrgica de Thiago Mendonça que interpreta as músicas de forma intensa e quase idêntica ao seu homenageado.

CBGB: O Berço do Punk Rock (2015, Randall Miller)

Hilly Kristal (Alan Rickman) queria abrir uma casa de shows para bandas country em Nova Iorque. Todavia, acaba mudando seu objetivo trazendo bandas de rock autorais para seu local. 

O longa mostra a importância de Kristal no cenário do punk rock, uma vez que ele apadrinha bandas significativas como nada mais, nada menos que Talking Heads, Blondie e os Ramones, um grande feito para o gênero.

Cobain: Montage of Heck (2015, Brett Morgen)

Documentário que retrata a vide de um dos maiores músicos da história: Kurt Cobain, líder da banda Nirvana e ícone do grunge rock. 

Para quem é fã do astro, o longa é intimista e mostra os bastidores de tudo que aconteceu com o cantor e compositor de uma das melhores bandas de todos os tempos.

Bohemian Rhapsody (2018, Bryan Singer)

crítica Bohemian Rhapsody

Bohemian Rhapsody foi uma das músicas mais icônicas da história do rock e dá o título do filme que conta a história do surgimento do Queen.

Um jovem chamado Farrokh Bulsara (Rami Malek) mostra seu talento para dois integrantes de uma banda pouco conhecida. Farrokh se mostra um poderoso artista e rapidamente cai nas graças do público. 

Adotando o nome de Freddie Mercury, ele se torna o vocalista da maior banda de todos os tempos: o Queen.

A obra polêmica do ainda mais polêmico diretor Bryan Singer conseguiu emocionar o público, uma vez que sua sequência de hits incríveis fez o público amar o filme. O longa conseguiu vencer algumas categorias do Oscar, incluindo melhor ator para Rami Malek.

Rocketman (2018, Dexter Fletcher)

CRÍTICA - Rocketman (2019, Dexter Fletcher)

Rocketman conta a história de ascensão, queda e nova ascensão de Elton John, uma das lendas do pop rock mundial.

Taron Egerton dá um show de atuação mostrando a vida difícil de Elton com seus pais conservadores, apresentando a conturbada carreira do artista. 

O filme tem uma estrutura de musical e tem em sua composição os maiores hits do cantor, sendo uma obra indispensável no Dia Internacional do Rock.

Confira abaixo nossa crítica em vídeo de Rocketman.

The Dirt: Confissões do Mötley Crüe (2019, Jeff Tremaine)

No Dia Internacional do Rock não poderia faltar uma farofa de boa qualidade! The Dirt contra a história da extremamente polêmica banda Mötley Crüe, uma das mais controversas dos Estados Unidos.

O longa mostra muito bem todos os absurdos que o Mötley Crüe fazia em seus bastidores e nos palcos, visto que isso foi algo muito corajoso e apenas um canal de streaming como a Netflix poderia comprar e contar.

A sua forma irreverente e divertida de contar a trajetória da banda faz de The Dirt um dos longas mais divertidos do gênero de bandas, por exemplo. As atuações de Ewan Rheon como Mick Mars e Machine Gun Kelly como Tommy Lee são muito boas.

Yesterday (2019, Danny Boyle)

CRÍTICA - Yesterday (2019, Danny Boyle)

E se os Beatles não existissem e só você conhecesse as músicas deles num lapso do universo? Yesterday responde esta pergunta de forma divertida e bastante informativa, pois aborda muito bem a indústria da música na criação de grandes sucessos.

Para quem curte Beatles, Yesterday é uma parada quase que obrigatória, pois quem ama a banda e gosta de uma boa comédia sobre a indústria da música vai gostar do longa.

A Música da Minha Vida (2019, Gurinder Chadha)

Por fim, mas não menos importante, uma ode aos fãs de Bruce Springsteen

A Música da Minha Vida conta a história de Javed (Viveik Kalra), um jovem paquistanês que tenta se encontrar na Inglaterra em 1987 por meio da voz da lenda do rock dos estadunidense Bruce Springsteen

A jornada de Javed é linda e, além disso, sua trilha sonora é mais do que bem escolhida, não é mesmo? Vale demais assistir no Dia Internacional do Rock!

E para vocês, faltou algum filme na lista? Qual é o seu preferido? Comemore o Dia Internacional do Rock e comente!

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.