CRÍTICA – A Lenda do Cavaleiro Verde (2022, David Lowery)

    A Lenda do Cavaleiro Verde é um longa que adapta Sir Gawain and the Green Knight e é dirigido por David Lowery (A Ghost Story) e é uma produção da famosa A24 com Dev Patel (Quem Quer Ser Um Milionário) como protagonista.

    SINOPSE DE A LENDA DO CAVALEIRO VERDE

    Sir Gawain (Dev Patel) é um jovem que almeja ser um cavaleiro e que vive à sombra de seu tio, o poderoso Rei Arthur (Sean Harris). Na noite de Natal, uma criatura conhecida como o Cavaleiro Verde (Ralph Ineson) faz um desafio e Gawain aceita, entrando em uma jornada de descoberta e crescimento.

    ANÁLISE

    A Lenda do Cavaleiro Verde é o tipo de filme que é contemplativo e tem como base forte o seu desenvolvimento e a jornada do herói. A direção de David Lowery tem como identidade a busca pela história mais lenta e que tem nos detalhes a sua virtude. Muitas vezes, esse processo pode ser cansativo, mas diferente de A Ghost History onde o protagonista e o espectador são meros passageiros, Gawain é o dono da sua própria história.

    A atuação de Dev Patel é excelente, uma vez que ele consegue nos mostrar o medo do crescer e assumir as responsabilidades de ser um cavaleiro. A busca pela honra e o receio de ser o que ele gostaria e não o que o mundo quer que sejamos é uma sacada genial de um roteiro muito bem estruturado.

    De fato, a honra aqui é essencial no processo de metalinguagem da trama de A Lenda do Cavaleiro Verde. Quantas vezes deixamos de seguir nossos sonhos ou ficamos com medo de fazer algo por conta da nossa “honra” ou de parecermos idiotas na mente de quem nos cerca? Quantas vezes abdicamos de coisas que amamos pelo simples fato de acharmos que seríamos julgados? O longa traz isso de uma forma muito reflexiva.

    A cinematografia é incrível, com uma paleta de coes que mistura muito bem a luz pelo amarelo e a escuridão pelo verde. O dia e a noite, a força e a fraqueza, as dicotomias estão muito explícitas em A Lenda do Cavaleiro Verde.

    VEREDITO

    A Lenda do Cavaleiro Verde

    Com texto, direção e atuações impecáveis, A Lenda do Cavaleiro Verde é o tipo de filme que nos faz pensar na vida e que abdica de movimento para contar uma história de crescimento individual. O longa não serve como entretenimento, mas traz boas reflexões sobre o que é ser humano.

    Nossa nota

    4,5/5,0

    Confira o trailer de A Lenda do Cavaleiro Verde:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em junho

    Junho já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    TBT #281 | ‘O Culpado’ é suspense que prenderá do início ao fim

    O Culpado é a nossa indicação do TBT. O longa é um suspense repleto de detalhes que te prenderá do início ao fim.

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    TBT #280 | ‘Janela Indiscreta’ é um filme de suspense à frente de seu tempo

    Janela Indiscreta é estrelado por James Stewart e Grace Kelly e é um dos maiores filmes de suspense de seu tempo, brincando sempre com nossa perspectiva do real e irreal.