Início FILMES Crítica CRÍTICA – A Semana da Minha Vida (2021, Roman White)

CRÍTICA – A Semana da Minha Vida (2021, Roman White)

A Semana da Minha Vida é o mais novo musical da Netflix com estreia prevista para o dia 26 de março. A direção fica por conta de Roman White, roteiro original de Alan Powell e músicas escritas por Adam Watts (High School Musical). No elenco estão Kevin Quinn, Bailee Madison e Sherri Shepherd.

SINOPSE

Will Hawkins (Kevin Quinn) é um adolescente rebelde e depois de mais um confronto com os tribunais, ele tem duas opções: ir para a detenção juvenil ou participar de um acampamento cristão de verão. Contrariado, ele escolhe ir para o acampamento. Durante o verão, Will começa a mudar seu comportamento, descobrindo, no processo, o que é o amor.

ANÁLISE 

O subgênero “musical adolescente” ainda não morreu e A Semana da Minha Vida é a prova disso. Com uma pegada totalmente leve, divertida e sincera sobre o que deseja apresentar, o filme é pura nostalgia aos fãs órfãos de clássicos como High School Musical (2006) e Camp Rock (2008).

Porque além de retomar com força o sentimento de coletividade que os acampamentos adolescentes transmitem, o longa também conta com um arsenal de músicas sobre o bendito “drama adolescente”. São canções que trazem os dilemas juvenis do primeiro amor, das decepções e principalmente, como se encontrar nesse mundo gigante.

Mas, as comparações com os clássicos da Disney Channel param por aí. Apesar de A Semana da Minha Vida ser um suspiro em meio a tempos tão complicados, o filme assume ser extremamente piegas sem de fato entregar emoções. Não que tudo no longa seja exagerado, mas certamente existe uma forçação de barra para que o espectador “compre” os personagens.

Desse modo, a narrativa do filme é fraca, apresentando poucos conflitos que realmente fazem efeitos na trama. Na história, Will, um adolescente problemático é forçado a ir para um acampamento de verão na tentativa de consertar sua vida. Logo, ele conhece George (Jahbril Cook), o garoto tímido e engraçado que vira seu melhor amigo; e Avery (Bailee Madison), a menina determinada e bonita que vira seu par romântico.

Sendo assim, o longa utiliza dos diferentes clichês para contar uma história de amor e descobertas adolescentes, a qual já estamos saturados. Talvez, a única originalidade do longa sejam suas músicas. O filme aproveita do enorme sucesso que as canções gospels são atualmente, para falar dos jovens cristãos.

CRÍTICA - A Semana da Minha Vida (2021, Roman White)

A maioria das músicas buscam tratar do amor de Deus sobre as pessoas ou das dificuldades da vida adolescente. Porém, nem esse singular aspecto parece tornar o filme emocionante, as canções são batidas e nada atrativas, na mesma medida, as coreografias despertam uma pontinha de “vergonha alheia”. Apesar de tudo, o filme deverá fazer sucesso entre o seu público-alvo, já que traz uma identificação pouco vista no cinema.

Consequentemente, algumas atuações se saem melhor que outras. É o caso do ator de primeira viagem, Jahbril Cook, que consegue segurar o time cômico e ser uma dupla melhor para o protagonista do que o próprio par romântico. Falando no casal, Kevin Quinn com toda certeza já assistiu muitas vezes High School Musical, sua atuação lembra um Troy (Zac Efron) genérico. Já Bailee Madison é esforçada, mas não consegue arrancar momentos significativos.

Nesse sentido, A Semana da Minha Vida aborda assuntos que poderiam ser melhor explorados e aprofundados, mas prefere ficar no raso sendo um longa ordinário. Apesar de tudo, é um filme para se assistir em momentos que a vida pede algo mais leve.

VEREDITO

A Semana da Minha Vida revive os clássicos musicais adolescentes de acampamento e até evoca sentimentos alegres e divertidos. Mas, falha em sua narrativa cheia de clichês superficiais e esquecíveis.

Nossa nota

2,0 / 5,0

Assista ao trailer:

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.