CRÍTICA – As Nadadoras (2022, Sally El Hosaini)

    As Nadadoras conta a histórias das irmãs Mardini, duas jovens da Síria que sonham em competir nas Olimpíadas pelo seu país. Quando a guerra civil tem início, as duas precisam fugir para colocar realizar seu sonho. As Nadadoras é um filme sobre resiliência e como ir atrás dos seus sonhos importa.

    Baseado em fatos reais, o longa conta a história de Yusra Mardini (Nathalie Issa) e de sua irmã Sara (Manal Issa) enquanto fogem da Síria e todos os desafios que passam até chegarem na Alemanha. O longa aborda a crise dos refugiados e faz uma ferrenha crítica à como os que pedem asilo são tratados no país, mostrando que nem todos conseguem viver o sonho, como o caso de Yusra.

    SINOPSE

    Duas irmãs deixam a Síria devastada pela guerra e percorrem um longo e perigoso caminho em busca de um novo lar. As duas são apaixonadas por natação e sonham em competir nas olimpíadas do Rio em 2016.

    ANÁLISE

    As Nadadoras

    As Nadadoras me manteve acordado até as 3 da manhã assistindo o longa, e após ele, pesquisando o quanto da história era real. Ambientado em um primeiro momento em 2011, quando a Guerra Civil estourou dentro da Síria, o longa nos mostra como a opressão e os perigos da guerra alimentado pelo ocidente causam a destruição no oriente.

    Após a ambientação, testemunhamos um salto temporal, quando a situação passou a realmente ficar insuportável. Enquanto se mantiveram fortes, os perigos externos dos ataques que assolavam as cidades sírias fez com que os Mardini fizessem o até então, algo impensado: fugir da Síria.

    Muito distante de mostrar toda a peregrinação da família Mardini, acompanhamos no longa como as irmãs Yusra, Sara e seu primo Nizar Mardini (Ahmed Malek) se veem obrigados a fugir do conflito que parecia cada vez mais perto deles.

    Como um filme dolorido, intenso e forte, As Nadadoras é inspirador e sensível à sua medida. Quando em determinados momentos entendemos como o mundo real é por vezes mais cruel do que muitas ficções, o longa nos dá um soco na boca do estômago, e sem muitos rodeios, lança nossas personagens para a frente em busca de seus objetivos.

    VEREDITO

    As Nadadoras nos apresenta uma intensa premissa e nos deixa com o coração quentinho ao seu fim. Com sequências de tirar o fôlego, o longa nos mostra uma história importante que muitas vezes é desconhecida para muitos espectadores – como foi para esse que vos escreve. Além de um roteiro poderoso, o longa é brilhantemente encaminhado pelo incrível elenco.

    As Nadadoras é uma produção do Reino Unido é distribuída mundialmente pela Netflix.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Confira o trailer do filme:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #281 | ‘O Culpado’ é suspense que prenderá do início ao fim

    O Culpado é a nossa indicação do TBT. O longa é um suspense repleto de detalhes que te prenderá do início ao fim.

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    TBT #280 | ‘Janela Indiscreta’ é um filme de suspense à frente de seu tempo

    Janela Indiscreta é estrelado por James Stewart e Grace Kelly e é um dos maiores filmes de suspense de seu tempo, brincando sempre com nossa perspectiva do real e irreal.

    Planeta dos Macacos: O Reinado | Conheça os personagens

    Planeta dos Macacos: O Reinado está disponível nos cinemas. Conheça os personagens principais dessa nova aventura!