CRÍTICA – Assassinos da Lua das Flores (2023, Martin Scorsese)

    Assassinos da Lua das Flores é o novo longa-metragem do diretor americano Martin Scorsese, o longa conta com Leonardo DiCaprio, Robert De Niro e Lily Gladstone. O longa é baseado no livro homônimo de David Grann.

    SINOPSE

    Misteriosos assassinatos acontecem na tribo indígena de Osage, em Oklahoma, uma terra rica em petróleo. O caso foi investigado pelo FBI, a agência que tinha acabado de ser criada na época. Baseado no livro best-seller de David Grann.

    ANÁLISE

    Assassinos da Lua das Flores

    Assassinos da Lua das Flores é o vigésimo sexto filme do consagrado diretor Martin Scorsese que estreou no último dia 19 de Outubro de 2023. O novo longa-metragem é baseado no livro homônimo Assassinos da Lua das Flores do autor David Grann publicado em 2017. A obra é baseada na história real da série de assassinatos misteriosos contra a tribo Osages, nos Estados Unidos, durante os anos de 1920.

    No período em que o longa é ambientado, a tribo Osage fora considerada uma das mais ricas do mundo por serem donos de uma enorme reversa de petróleo. No longa-metragem de 3h 26 minutos acompanhamos Enerst Burkart (Leonardo DiCaprio), William Hale (Robert DeNiro) e Mollie Burkart (Lily Gladstone) com atuações magistrais que são dignas de levar o Oscar em 2023.

    Inicialmente, achei que o longa seguiria com enredo investigativo e exploraria a criação do FBI diante dos crimes, assim como no livro. No entanto, Scorsese subverte logo de cara esse subgênero e foca em explorar a cultura e riqueza da tribo Osage, mas no momento certo chega com a condução das investigações.

    Assassinos da Lua das Flores

    Apesar dessa subversão com a investigação dos assassinatos logo no início do longa, o enredo vai sendo construído sem pressa, mas sem ser monótono e prende atenção do espectador, com isso acaba sendo imperceptível a sua longa duração.

    No entanto, o longa-metragem acaba pecando na introdução da tribo Osage que tornasse sendo rápida, e pode ser confusa para quem não leu a obra. Desse modo, temos uma narrativa envolvente e sombria. A maneira que o enredo vai introduzindo os assassinatos de cada indígena é extremamente fria e cruel. Assim como em outros trabalhos da filmografia de Scorsese, o mesmo aplica violência em momentos cruciais do enredo e com isso todas as mortes vão tendo consequências no desfecho do longa.

    O modo como o enredo retrata o colonialismo do homem branco com os Osages é repulsivo e desprezível. A maneira que os “cidadãos de bem” vão se aproveitando e conquistando a riqueza desses indígenas é manipulativa e corruptível. Durante o longa, criei repulsa das atitudes dos personagens, ainda mais tendo em consciência que é uma história real.

    Essa raiva que o espectador irá ter, principalmente, pelo incrível trabalho que DeNiro e DiCaprio realizam em seus personagens que pensam apenas em conquistar o tesouro dessa tribo que foi aniquilada pelo homem branco. Outro destaque vai para a atriz Lily Gladstone que realiza um trabalho fenomenal em sua atuação com uma personagem sagaz
    e observadora.

    Em relação à direção, Scorsese conduz seu primeiro Western/Thriller/Drama de maneira genial, seja na condução dos atores assim como em seus planos sequências rápidos e com uma fotografia sensacional das paisagens de Oklahoma. Outro ponto de destaque, foi a sábia decisão de terem mudado o foco do enredo do longa da criação do FBI para a história da tribo Osage que teve essa perturbadora história para sua geração.

    VEREDITO

    Assassinos da Lua das Flores, é um western épico brutal que mostra de maneira perturbadora e agressiva a ascensão e queda da tribo indígena Osage. O longa-metragem é um dos melhores filmes de 2023 e é um forte concorrente a disputar com Oppenheimer (2023) o melhor filme deste ano. O filme atendeu todas as minhas expectativas e tem um
    desfecho excepcional o qual eu não esperava mesmo tendo lido o livro.

    Além disso, esse filme é com certeza um dos melhores trabalhos de Martin Scorsese lançados nos últimos anos.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Confira o trailer do filme:

    Assassinos das Lua das Flores estreou no dia 19 de outubro nos cinemas de todo o Brasil.

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #272 | ‘O Exterminador do Futuro’ é terror desesperador e ação absoluta

    'O Exterminador do Futuro' foi criado como um temor em relação ao futuro. E se as máquinas dizimassem a humanidade e colocasse nossa única...

    TBT #271 | ‘Dupla Explosiva’ já é clássico de ação com explosões e comédia exagerada

    Dupla Explosiva é clássico de ação repleto de absurdo e estrelas do cinema. Nele, acompanhamos Michael Bryce e Darius Kincaid.

    Duna: Parte Dois consegue a maior estreia desde Barbie, e já se consagra como um dos grandes sucessos de 2024

    Apesar de estarmos no terceiro mês do ano, Duna: Parte Dois conseguiu, em quatro dias desde a sua estreia, tornar-se a maior bilheteria de 2024.

    TBT #270 | ‘A Morte te dá Parabéns’ brinca com ‘Feitiço do Tempo’ em incrível terrir

    A Morte te dá Parabéns nos leva por uma trama divertida e é uma ótima pedida em um dia chuvoso. O filme é um brilhante terrir.