CRÍTICA – Francis Ford Coppola: O Apocalipse de Um Cineasta (1991, MUBI)

    Francis Ford Coppola: O Apocalipse de Um Cineasta (Heart of Darkness: A Filmmaker’s Apocalypse, no original) é um documentário lançado em 1991 e dirigido pelos diretores Eleanor Coppola, Fax Bahr e George Hickenlooper. O documentário encontra-se disponível atualmente no serviço de streaming MUBI.

    SINOPSE

    Este filme documenta os acontecimentos sensacionais que se desenrolaram durante a realização de Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, realizado pelo cineasta entre 1975 e 1978 nas Filipinas. Com imagens de Eleanor Coppola, o documentário detalha as tumultuadas filmagens de um dos mais importantes filmes de guerra da história do cinema.

    ANÁLISE

    Todo diretor possui aquele projeto cinematográfico que é seu sonho de produção para sair do papel; como Stanley Kubrick com seu projeto lendário de Napoleão que infelizmente não viu a luz do dia, para tristeza dos cinéfilos. Mas, ao contrário de Kubrick, Francis Ford Coppola teve a sorte de dar vida ao seu filme mais ambicioso desde seu clássico O Poderoso Chefão (1972).

    Em Francis Ford Coppola: O Apocalipse de Um Cineasta, acompanhamos a produção infernal de Apocalypse Now sobre visão e direção de Eleanor Coppola, esposa de Francis Ford Coppola, Fax Bahr e George Hickenlooper. Ao longo da produção do icônico filme de guerra, o diretor passou por diversos percalços desde da pré-produção, incluindo um salário de US$ 3 milhões ao escalar Marlon Brando, por quatro semanas de trabalho.

    Entretanto, Brando se mostrou difícil, o ator rejeitou cada uma das ideias do diretor, inclusive a sugestão de ler o livro e seguir o original, Coração das Trevas, de Joseph Conrad ou mesmo raspar a cabeça. O comportamento de Marlon Brando no set foi irresponsável; além de estar acima do peso do personagem. O que fez Coppola cogitar a substituição do ator durante a produção. 

    Apesar de Brando não ter sido substituído, outro ator não teve a mesma sorte: Harvey Keitel, que já havia gravado cenas iniciais do longa, mas que mesmo assim acabou sendo substituído por Martin Sheen. Sua substituição ocorreu por Coppola achar que Keitel não captava a essência do protagonista, Capitão Benjamin L. Willard.

    Com relação à parte técnica, o documentário Francis Ford Coppola: O Apocalipse de Um Cineasta tem uma excelente montagem e conta com um ritmo narrativo que transmite todo caos apocalíptico que foi a produção do longa-metragem de 1979.  

    Dessa forma, a produção de Eleanor Coppola, Fax Bahr e George Hickenlooper é essencial para quem quer saber mais sobre como foi todo o desgastante processo criativo Francis Ford Coppola para entregar um dos filmes de guerra mais importantes do cinema de uma forma nunca vista antes na sétima arte.

    VEREDITO

    Francis Ford Coppola: O Apocalipse de Um Cineasta é um excelente documentário que mostra a obsessão de um diretor em entregar o seu melhor trabalho cinematográfico mesmo enfrentando o horror de uma produção épica que quase o levou à falência, mas que apesar das dificuldades entregou um filme fantástico.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer original:

    Francis Ford Coppola: O Apocalipse de Um Cineasta está disponível no catálogo do MUBI.


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    CRÍTICA – Mulher-Gato: A Caçada (2022, Shinsuke Terasawa)

    Mulher-Gato: A Caçada é a mais nova aposta da DC e conta com alguns nomes conhecidos em seu elenco de voz. Confira nossa crítica.

    Noites Sombrias #78 | Os melhores filmes de horror do primeiro semestre de 2022

    Confira no Noites Sombrias #78 os melhores filmes de horror de 2022 até agora! Selecionamos os que estão bombando no momento.

    CRÍTICA – O Predador: A Caçada (2022, Dan Trachtenberg)

    O Predador: A Caçada ou Prey é um longa dirigido por Dan Trachtenberg e conta com Amber Midthunder como protagonista.

    TBT #188 | Onze Homens e Um Segredo (2002, Steven Soderbergh)

    Onze Homens e Um Segredo é o filme escolhido do TBT de hoje e é um remake de um longa dos anos 60. A...