CRÍTICA – Mais Que Especiais (2019, Olivier Nakache e Éric Toledano)

    Mais Que Especiais (Hors Normes) é o novo filme dos diretores de Intocáveis, foi aclamado no Festival de Cannes, quando encerrou o festival em 2019 e trás no elenco Vincent Cassel, Reda Kateb e Hélène Vincent. No Brasil ele foi exibido no Festival Varilux de Cinema Francês e foi o filme de abertura do 24º Festival de Cinema Judáico.

    SINOPSE

    A história de dois homens que dedicam suas vidas a crianças e adolescentes com autismo há vinte anos. Sendo os responsáveis por duas organizações sem fins lucrativos, eles têm a função de ensinar a jovens vindos de locais carentes, que foram recusados por outras instituições, a serem cuidadores de casos extremos. A grandes parceria entre os dois amigos e sua dedicação mostram uma realidade emocionante e fora dos padrões tradicionais.

    ANÁLISE

    Baseado em uma história real, Mais Que Especiais mostra o trabalho da parceria entre Stéphane Benhamou e Daoud Tatou, criadores da Le Silence des Justes e da Le Relais IDF respectivamente, associações sem fins lucrativos que cuidam de jovens com autismo severo e jovens de origem menos privilegiada.

    Stéphane Benhamou e Daoud Tatou.

    A grande parceria e entre os dois amigos e sua dedicação mostram uma realidade emocionante e fora dos padrões. Vincent Cassel e Reda Kateb interpretam Bruno e Malik, personagens inspirados em Stéphane e Daoud.

    O longa segue os moldes de Intocáveis: Uma história real e delicada, com toques de comédia e uma mensagem inspiradora. 

    Apesar de muitos tópicos na trama e muitos personagens de apoio, Nakache e Toledano trabalham bem como diretores ao manter o foco em poucos personagens.

    Acompanhamos, por exemplo, como Bruno ajuda Joseph (Benjamin Lesieur) a conseguir um emprego e como isso deixa o jovem feliz. O ator Lesieur, que é autista, tem um desempenho charmoso e engraçado, mas também emocionante, especialmente quando vemos o quanto é desgastante para sua mãe.

    Em uma cena poderosa, a mãe de Joseph, Hélène (Hélène Vincent) fala sobre como seu filho estava bravo e agressivo antes de conviver com Bruno.

    VEREDITO

    Mais Que Especiais pode parecer menos amigável que Intocáveis, mas ainda assim é muito emocionante.

    O uso do recurso de câmera trêmula já nos primeiros minutos pode incomodar os olhos mais sensíveis, principalmente se assistir legendado, mas nada que estrague a incrível experiência do longa.

    O título original Hors Normes significa algo como Fora dos Padrões, e o título nacional é uma adaptação do inglês The Specials; que particularmente achei muito interessante, pois todos eles deixam uma dualidade no ar.

    O título se refere a Bruno e Malik? Aos jovens com autismo severo? Aos jovens auxiliares de origem menos privilegiada? Assista e depois volte aqui para dar sua resposta nos comentários! 

    Entre tantos filmes inspiradores, Mais Que Especiais é mais um para aquela lista de filmes para assistir quando “você achar que nada dá certo” ou “que você tem os maiores problemas do mundo”.

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer legendado:

    Mais Que Especiais estreia amanhã nos cinemas, dia 25 de fevereiro. Infelizmente o longa chegará apenas nas salas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Recife, Florianópolis, Santos e Niterói.

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    TBT #281 | ‘O Culpado’ é suspense que prenderá do início ao fim

    O Culpado é a nossa indicação do TBT. O longa é um suspense repleto de detalhes que te prenderá do início ao fim.

    Filmes inspirados em eventos reais que você vai querer ver para acreditar

    Existem muitas opções disponíveis, mas selecionamos uma lista de 7 filmes inspirados em histórias verdadeiras e que valem a pena.

    TBT #280 | ‘Janela Indiscreta’ é um filme de suspense à frente de seu tempo

    Janela Indiscreta é estrelado por James Stewart e Grace Kelly e é um dos maiores filmes de suspense de seu tempo, brincando sempre com nossa perspectiva do real e irreal.

    Planeta dos Macacos: O Reinado | Conheça os personagens

    Planeta dos Macacos: O Reinado está disponível nos cinemas. Conheça os personagens principais dessa nova aventura!