CRÍTICA: ‘Segredos de um Escândalo’ instiga, mas falha ao entregar narrativa incômoda

    Segredos de um Escândalo‘ no original May December adapta livremente um caso que chocou os Estados Unidos nos anos 90. Dirigido por Todd Haynes e estrelado por Julianne Moore, Charles Melton e Natalie Portman. O longa foi indicado ao Oscar à categoria de Melhor Roteiro Original. Quando uma produtora independente opta por retratar um dos casos que chocou a América 20 anos depois, uma atriz resolve ir até os personagens desta trama a fim de estudá-los.

    Um dos maiores incômodos, vem do filme retratar um acontecimento real, inteiramente baseado no abuso de um jovem (Charles Melton) de 12 anos por uma mulher adulta. Após o caso ganhar a mídia e ela ir presa, por alguns anos, a vida dos dois muda, pois diferente de entender o quão nocivo a experiência havia sido para o jovem, ele opta por casar com ela, Gracie (Juliane Moore).

    Com três atos bem delimitados, acompanhamos a atriz Elizabeth Berry (Portman) como a protagonista/espectadora dos fatos. E quando entramos na história, sabemos o mesmo tanto que ela: o que a mídia veiculou à época. E agora, 20 anos depois, ela precisa descobrir se a família é de fato tudo que a mídia continua veiculando. Como uma narrativa e uma história incomodamente real, vemos Elizabeth adentrar no mundo aparentemente normal de Gracie e Joe.

    ‘Segredos de um Escândalo’ foi lançado no Brasil no dia 18 de janeiro.

    SINOPSE

    Inspirado em uma história real, Segredos de um Escândalo conta a história de Gracie (Julianne Moore) e seu marido Joe (Charles Melton), que é 23 anos mais novo que ela. O relacionamento dos dois começou quando Joe ainda tinha 13 anos, causando um escândalo nos jornais. Vinte anos depois de seu romance ter chegado às manchetes, o casal está se preparando para que seus gêmeos comecem o ensino médio e vivem uma vida tranquila. No entanto, suas rotinas viram de cabeça para baixo quando a atriz Elizabeth Berry (Natalie Portman) vem estudar Gracie para um papel no cinema. Com um clima desconfortável na casa, Elizabeth segue todos os passos de Gracie, aprendendo todos os seus costumes e manias a fim de entrar na personagem da forma mais profunda possível, passando dos limites do que é aceitável. A dinâmica familiar se desenrola quando Joe percebe que perdeu sua juventude.

    ANÁLISE

    Segredos de um Escândalo

    Antes de adentrar na história, preciso reforçar que para chegar ao fim dela é necessário estômago. Enquanto aborda as pequenas subversões que são normalizadas por um mundo e uma sociedade em grande parte machista. A vítima é vista por muitos como um cara “sortudo” e não como a vítima de um abuso. Ao ter seu mundo e sua juventude coptada pela perpretadora de um abuso, Joe se vê como um jovem pai de uma criança nascida na cadeia. Depois disso, os horrores de um mundo em que suas escolhas não foram respeitadas de forma alguma.

    Com incríveis atuações, vemos que Segredos de um Escândalo é um filme de premiação. Incômodo quase sempre, por vezes intragável, vemos a história do filme se desenrolar aos trancos e barrancos quando a intromissão de uma visita inesperada muda a vida até então tranquila dos protagonistas.

    Mesmo sendo vendido por alguns trailers e cinemas como um longa de terror, eu classificaria o filme como um suspense poderoso. Que te faz questionar os acontecimentos da tela mesmo ante ao que vemos. Enquanto parece elencar motivos para os acontecimentos ou aparentes pistas que elucidem , o longa esclarece tudo aos espectadores: o longa aborda os atos de uma predadora sexual, que aparenta viver com sua “máscara social” em sociedade. Se utilizando sempre de pequenos atos de crueldade para reforçar seu sadismo, outrora satisfeito pelo abuso cometido por Gracie.

    VEREDITO

    As atuações de Natalie Portman e Julianne Moore são alguns dos pontos mais altos do longa. E mesmo que os dois primeiros atos aconteçam de maneira fluída, no terceiro parece existir uma pressa descabida para encerrar a história. Mesmo criando argumentos responsáveis pelo ato final, o longa não faz questão de fazer juízo de caráter, mas explicitar nas atitudes das personagens centrais, motivos que a façam ser como são.

    Sem spoilers de enredo ou do fim de uma história real, ‘Segredos de um Escândalo’ nos lança por uma história verdadeiramente incômoda. Nos causando ojeriza o roteiro e a direção entregam trama que nos colocam em xeque o tempo todo. Para além das vicissitudes da trama e como o Joe de Melton se comportam na história, ouso dizer que o ator entrega uma das mais potentes atuações de sua carreira – se distanciando dos papéis que está acostumado a fazer como em Riverdale, Bad Boys para Sempre e outras produções.

    Por meio de uma história que todo o tempo parece ir por todos os lados, no fim, ele não entrega conclusões, mas dá muito espaço para que você tire as suas próprias.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Confira o trailer do filme:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #273 | ‘Vida Bandida’ é uma comédia repleta de diversão e simpatia

    Vida Bandida acompanha a história de um grupo de ladrões de banco. Estrelado por Bruce Willis e Cate Blanchett.

    A saga olímpica no cinema: Uma jornada de superação e emoção

    Entre dramas, comédias e até mesmo criminais, a melhor maneira de se preparar para as Olimpíadas é conhecendo as melhores histórias da competição.

    Superman: Possíveis vilões do novo filme do Homem de Aço

    Superman ganhará um novo filme. Apesar de quase todo o elenco do filme ter sido anunciado, os vilões ainda são mantidos em segredo.

    TBT #272 | ‘O Exterminador do Futuro’ é terror desesperador e ação absoluta

    'O Exterminador do Futuro' foi criado como um temor em relação ao futuro. E se as máquinas dizimassem a humanidade e colocasse nossa única...