Shadow é a mais recente produção do diretor Zhang Yimou (Herói, O Clã das Adagas, A Grande Muralha) e fez sua estreia mundial no 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza em 2018. Com boa repercussão internacional da crítica, o filme também foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto e no BFI London Film Festival do mesmo ano.
Em 2019 foi lançado na Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos.
O longa que é estrelado por Chao Deng (Assasino em Série), Li Sun (Mestre das Armas) e Sujin Zhu estreia nos cinemas brasileiros em 12 de agosto de 2021.
SINOPSE
Um rei, violento e ambicioso, de métodos e motivos misteriosos; um general, visionário que anseia por vencer a batalha final, mas precisa preparar seus planos em segredo; mulheres do palácio, que lutam para encontrar a redenção em um mundo onde não têm lugar; e um plebeu escravo, serão os personagens que virarão as forças inexoráveis desta história.
ANÁLISE
Na trama, anos atrás, o reino de Pei perdeu a importante cidade de Jingzhou para o reino de Yang depois que o popular e brilhante Comandante Ziyu (Deng Chao) perdeu um duelo com o invencível Yang Cang (Hu Jun). O covarde rei de Pei (Zheng Kai) fica furioso ao descobrir que Ziyu desafiou Yang Cang para uma revanche sem autorização e rebaixa Ziyu ao status de plebeu, apesar da objeção de outros oficiais militares.
É revelado que o comandante Ziyu é na verdade um homem chamado Jingzhou; o verdadeiro Ziyu foi gravemente ferido em seu duelo passado com Yang Cang e está se recuperando em uma caverna escondida em sua residência, uma sombra de seu antigo eu. Jing foi secretamente adotado por sua estranha semelhança com Ziyu e treinado desde a infância para ser sua “sombra” para servir como seu dublê de corpo para o caso de sua vida ser ameaçada.
VEREDITO
Ao apresentar cenas de luta bem coreografadas, o longa foge das clássicas cenas de voos durante os combates e saltos que vão contra a lei gravidade e apesar de tê-las, são poucas e discretas.
No fim, a trama nos prende e comove, mas fica a sensação de conclusão abrupta e um final em aberto para alguns personagens.
4,0 / 5,0
Assista ao trailer legendado:
Distribuído pela PlayArte Pictures, o longa chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 12 de agosto.
Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?
Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.