O músico e ativista armênio-estadunidense Serj Tankian, vocalista do System of a Down (SOAD), mostra ao mundo toda sua genialidade artística e sua história de ativismo através da música em seu novo documentário Truth to Power.
Dirigido e roteirizado por Garin Hovannisian (I Am Not Alone), Truth to Power narra a trajetória político-artística de Serj Tankian desde os anos 1990, antes mesmo da criação do System of a Down, até 2019, quando foi um dos expoentes da Revolução de Veludo, mobilização popular pacífica que destituiu o então governo autocrático e corrupto da Armênia.
SINOPSE
Milhões lotam estádios em todo o mundo ao som de Serj Tankian, vocalista vencedor do Grammy pelo System of a Down.
Com entrevistas exclusivas, aventuras e filmagens originais feitas pessoalmente por Serj, Truth to Power permite ao público acessar os bastidores de uma estrela do rock internacional cuja fé na música não só revolucionou o heavy metal, mas também eventos mundiais.
Ao longo de sua vida, o músico buscou justiça social, aproveitando o poder de suas canções e de ser uma celebridade para promover uma mudança política real. Os governos o odeiam. As pessoas o amam.
Saiba onde assistir a Truth to Power e mais detalhes do documentário no fim deste artigo.
ANÁLISE
Truth to Power inicia com a pergunta que conduz toda a narrativa, e que está presente na divulgação oficial do documentário: A música pode mudar o mundo? Tankian, então, respira fundo e contempla a câmera em silêncio por alguns segundos.
A produção é rica e funciona para todos os públicos. Entretanto, é importante destacar que sim, esse é um documentário político. Eu digo isso porque em 2020 muitas pessoas se revoltaram ao perceberem que o System of a Down fala sobre política.
Não tem problema se você gosta apenas das músicas do SOAD e da carreira solo de Serj Tankian, sem apreciar as visões políticas que as pautam. Se esse é o seu caso, talvez você não vá gostar de Truth to Power. Apesar disso, recomendo que assista, pois Serj faz uma analogia interessante sobre esse comportamento.
O fato é que o documentário possui registros inéditos de músicas, vídeos, poesias e pinturas de diversas etapas da vida de Serj. Desde sua primeira banda, Forever Young, passando por Soil (banda com Serj Tankian e Daron Malakian, guitarrista do SOAD), System of a Down, álbuns solo de Tankian, o musical Prometheus Bound, sinfonias e trilhas sonoras originais para filmes.
Tudo isso está contemplado e é um verdadeiro presente para os fãs de SOAD e Serj. Para completar, os registros antigos foram remasterizados.
Além disso, o vocalista relata diversas experiências pessoais em sua jornada. Muitas de alegria e redenção, mas algumas tensas que, conforme destaca, o amadureceram como artista.
Esses relatos são muito interessantes, pois há situações que poucos fãs no mundo conheciam até então.
Uma das histórias contadas por Serj comprova que ele é um ser humano muito fiel às causas que defende. Acredito que você vai ouvir o relato dele sobre reuniões com um CEO de uma famosa gravadora e perceber que, em um mundo repleto de celebridades que fingem se importar com diferentes causas, Serj Tankian certamente não faz parte desse grupo de hipocrisia.
Com 1h19min de duração, o documentário é objetivo e apresenta muito bem a carreira político-artística de Serj Tankian também para quem não o conhece a fundo.
Amantes das mais variadas expressões artísticas – em especial do rock’n’roll e de gêneros similares – bem como entusiastas de assuntos políticos também ficarão satisfeitos por conhecer a história de um dos artistas mais polivalentes da atualidade.
As entrevistas de Truth to Power
Embora as pessoas entrevistadas sejam incríveis e tenham muito a dizer sobre Serj, a objetividade de Hovannisian também prevaleceu. O uso das entrevistas é pontual para complementar o que Tankian está dizendo, ou a contextualização histórica que é mostrada.
O ótimo cast de entrevistados inclui:
- Shavo Odadjian e John Dolmayan (baixista e baterista do SOAD, respectivamente);
- Tom Morello (Rage Against The Machine e parceiro de Serj no Axis of Justice);
- Rick Rubin (lendário produtor musical parceiro do SOAD desde o primeiro álbum);
- David “Beno” Benveniste (CEO da Velvet Hammer e manager da banda).
Há mais pessoas entrevistadas, mas Daron Malakian não é uma delas.
Isso me causou estranheza durante a divulgação, pois quem acompanha o System sabe que algumas divergências entre ele e Serj se tornaram públicas por meio de entrevistas de ambos nos últimos anos.
Mas não se preocupe: Daron aparece à sua maneira, inclusive em um emocionante momento antes do histórico show da banda na Armênia em 2015. Ele apenas não se sentiu confortável para conceder entrevistas, eu acredito.
VEREDITO
Afinal, a música pode mudar o mundo?
O trabalho de Hovannisian é proposital e bem executado. Fato é que a narrativa responde a pergunta. Cabe a Serj apenas dar seu toque de mestre ao respondê-la no começo do último ato, pois seu legado artístico e político não deixa dúvidas.
Truth to Power é um documentário objetivo e bem contextualizado. O ótimo trabalho de mesclar imagens gravadas pelo próprio artista com registros recuperados de fitas cassete e VHS engrandece a produção, encanta os fãs de Serj Tankian e proporciona uma experiência emocionante e enriquecedora.
5,0 / 5,0
ONDE ASSISTIR A TRUTH TO POWER
Truth to Power será lançado globalmente por aluguel digital no dia 19 de fevereiro de 2021.
O primeiro documentário da carreira de Serj Tankian é um lançamento da Oscilloscope Laboratories produzido pela Live Nation em parceria com Serjical Strike Entertainment e Avalanche Entertainment.
Truth to Power está disponível para aluguel em seu site oficial: www.truthtopowerfilm.com
Você pode acessar diretamente a página para comprar Truth to Power clicando aqui. A produção estará disponível em inglês com as seguintes opções de legendas: português, alemão, armênio, espanhol, francês, japonês e russo.
O documentário de Serj Tankian também será exibido no Brasil em parceria com a loja Disconcert Record Shop, em São Paulo.
Endereço: Rua Vanderlei, 398 – Perdizes, São Paulo
Contatos: (11) 3871-2544, página da Disconcert no Facebook e Instagram @disconcert_records.
Assista ao trailer:
Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?
Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.