CRÍTICA – Uncharted: Fora do Mapa (2022, Ruben Fleischer)

    Uncharted: Fora do Mapa é a versão live-action da franquia de games da Naughty Dog estrelado por Tom Holland e Mark Wahlberg. O filme conta a história de Nathan Drake (Tom Holland) que sobrevive por pequenos golpes que aplica enquanto trabalha como bartender. Sua vida muda quando ele conhece o também golpista Victor Sully (Mark Wahlberg). Após um enorme atraso em seu lançamento, Uncharted: Fora do Mapa foi lançado em 2022 nos cinemas de todo o mundo.

    Mesmo que não tenha sido bem recebido, o filme conta com sequências de tirar o fôlego enquanto tenta fazer jus à contraparte de Nathan Drake que viríamos a conhecer na história dos games, ou seja, Fora do Mapa funciona como uma prequela dos games.

    SINOPSE

    Nathan Drake e seu parceiro canastrão Victor “Sully” Sullivan embarcam em uma perigosa busca para encontrar o maior tesouro jamais encontrado. Enquanto isso, eles também rastreiam pistas que podem levar ao irmão perdido de Nathan.

    ANÁLISE

    Uncharted: Fora do Mapa

    Enquanto se distancia bastante do material fonte, o filme já nos apresenta já em seu começo um retcon que foi feito na história de Nathan Drake apenas no quarto game da franquia, em que somos apresentado à Sam Drake. O filme nos leva até a história de Nathan anos antes de o acompanharmos em suas histórias nos games. Com momentos de tirar o fôlego, descobrimos a história de Nathan e Sully enquanto são encarregados de uma missão que não parece nada fácil, e descobrimos também que a história dos dois personagens centrais da trama, se diferem bastante de suas contrapartes dos games.

    Ainda que tenha assistido à contragosto, preciso admitir que ver Tom Holland como Nathan é satisfatório. E por mais que distancie de sua contraparte do material fonte, o filme nos deixa curiosos à cada uma de suas curvas.

    Quando nos deparamos com o vilão de Antonio Banderas, que por algum motivo acha que o tesouro de Fernão de Magalhães o pertence, vemos que Santiago Moncada é apenas um vilão com boas motivações mas péssimos arcos em filmes que adaptam games.

    Tendo tirado em grande parte inspiração do plot de Uncharted 4: A Thief’s End, Uncharted: Fora do Mapa muda imensos detalhes, bem como as lendas que giram em torno da vida de Drake e suas motivações. Ao dar vida à uma versão mais ingênua e jovem de Drake, Tom Holland dá espaço para que a marca registrada de Nathan Drake se destaque no longa.

    E agora, com Sam presente na trama desde seus primeiros minutos, seu desaparecimento é o mcguffin necessário para mover a trama para a frente, bem como motivar as ações de Nathan Drake.

    VEREDITO

    Uncharted: Fora do Mapa

    Por mais que Fora do Mapa nos apresente novos elementos da vida de Drake, o primeiro filme da PlayStation Studios nos apresenta um futuro promissor em relação às suas produções. Ver a história de Drake e entender a importância do material fonte do filme, é entender que ele se distancia do filme original por um motivo. Ao entregar aspectos do grandioso A Thief’s End em seu primeiro filme, o próximo filme precisa alçar o sarrafo à uma nova altura.

    O Nathan Drake de Tom Holland merece ser assistido e pode servir como um elemento que vai despertar a curiosidade de futuros jogadores da franquia. O filme é um belo divertimento que nos permite entender e mergulhar de cabeça à uma aventura Fora do Mapa.

    Uncharted: Fora do Mapa está disponível no HBO Max.

    Nossa nota

    4,0 / 5,0

    Confira o trailer do filme:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #270 | ‘A Morte te dá Parabéns’ brinca com ‘Feitiço do Tempo’ em incrível terrir

    A Morte te dá Parabéns nos leva por uma trama divertida e é uma ótima pedida em um dia chuvoso. O filme é um brilhante terrir.

    Lançamentos Netflix: Veja o que chega em abril

    Abril já está chegando e nada melhor que ficar por dentro dos próximos lançamentos Netflix! Veja as produções da gigante do streaming.

    CRÍTICA: ‘O Homem dos Sonhos’ nos leva por jornada onírica curiosa e por vezes, tão real quanto possível

    'O Homem dos Sonhos' é um daqueles filmes subestimados, cujas curiosidades parecem surgir dos lugares mais improváveis, neste caso, dos sonhos. Estrelado por Nicolas...

    TBT #269 | ‘Willy’s Wonderland’ é o FNAF de horror e ação ainda mais absurdo que o original

    Willy's Wonderland é um dos mais engraçados longa de terrir de 2021. Estrelado por Nicolas Cage, somos lançados na Willy's Wonderland.