Início FILMES Artigo De Capitão Marvel à Shazam! Saiba tudo sobre o personagem da DC...

De Capitão Marvel à Shazam! Saiba tudo sobre o personagem da DC Comics

681
0
De Capitão Marvel à Shazam! Saiba tudo sobre o personagem da DC Comics
Créditos da imagem: O Vício.

O primeiro Capitão Marvel, foi criado em 1939 pela finada Fawcett Comics. O nome do herói era uma contração da palavra marvelous e entre seu leque de poderes estavam: Super-força e super-velocidade.

O que chamou a atenção do público e tornou o personagem tão popular não foi a sua gama de poderes e sim o fato do seu alter ego ser uma criança, Billy Batson, que se transformava em um herói ao gritar “Shazam!“.

TRETAS

Em 1941, o então Capitão Marvel ficou popular, quando a Detective Comics processou a Fawcett Comics, alegando que o herói era uma cópia do Superman. O processo durou cerca de 12 anos, levando a Fawcett à falência.

Entre 1953 e 1973, a agora DC Comics comprou os direitos do personagem, mas na época, a Marvel Comics – que havia deixado para trás o nome de Timely Comics, em 1961 – já havia inventado o seu próprio Capitão Marvel, registrando o nome como título de revista. Obrigando a DC a publicar as história de seu Capitão Marvel, o original, em uma revisa chamada Shazam!.

HISTÓRIA

Billy Batson

William Joseph (Billy) Batson é um garoto órfão que mora na Filadélfia, Estados Unidos. Ele acaba sendo adotado pela família Vasquez, morando com mais cinco irmãos adotivos.

Um dia, após enfrentar os valentões da escola que importunavam sua família, Billy acaba fugindo pelo metrô da cidade que para em um local estranho. Lá, acaba conhecendo o Mago, um ser mágico detentor dos poderes de seis personagens mitológicos, entre bíblicos, deuses e semideuses: Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles, e Mercúrio, formando a palavra SHAZAM!, alcunha do novo campeão da Terra, escolhido por suas boas ações.

PODERES

Poderes-Shazam

  • Sabedoria de Salomão

Salomão era conhecido na história como um rei que possuía muitas riquezas e, principalmente, muita sabedoria. Batson recebe conselhos internamente e consegue aplicá-los em soluções de batalhas e todos os tipos de questões difíceis de serem resolvidas.

  • Força de Hércules

Hércules foi um semideus reconhecido por sua extrema força. Quando Billy se transforma, consegue lutar de igual para igual até com o Superman, pois adquire uma força sobre humana.

  • Vigor de Atlas

Atlas, o titã da mitologia grega que tem como principal característica ter um vigor físico elevado, visto que carrega uma maldição de levar o mundo nos ombros. Shazam só pode ser ferido por meta humanos.

  • Poder de Zeus

Zeus é o líder dos deuses do panteão da mitologia grega. O corpo de Shazam é imbuído com poderes mágicos, entre eles o poder de conjurar e controlar raios e descargas elétricas.

  • Coragem de Aquiles

Aquiles foi um herói grego que teve grande participação durante a Guerra de Troia. Por mais que seja inegável que Shazam seja corajoso, esse é outro de seus poderes que caem na categoria de subjetivos.

  • Velocidade de Mercúrio

Mercúrio é o deus mensageiro da mitologia romana, conhecido pelas asas que possui nos pés que lhe concediam uma velocidade de voo inigualável. Tanto a velocidade quanto os reflexos de Shazam são muito maiores que os de uma pessoa comum.

Outros poderes dele são voo, distribuir seus poderes para outras pessoas e não envelhecer enquanto está na forma de super-herói.

INIMIGOS

  • Dr. Silvana

Dr. Sivana

Um cientista que tenta encontrar a cura para sua mulher e filhos por meio da magia e acaba se aliando a Adão Negro, rival do herói. Dr. Silvana será interpretado pelo ator Mark Strong no longa.

  • Adão Negro

Adão Negro

O arquirrival de Shazam, é a antítese do herói. Seus poderes são semelhantes e ele também utiliza a mesma palavra mágica para evocá-los, porém, seus super-poderes são providos por divindades egípcias. São elas: Shu (resistência, vigor); Hórus (velocidade, capacidade de voo); Amon (super-força); Zehuti (sabedoria); Aton (poder) e Mehen (coragem).

  • Os Sete Pecados Mortais

Sete Pecados Mortais

São basicamente uma representação dos conhecidos Sete Pecados Capitais, nas HQs eles são sete demônios que controlam os humanos ao afetar os seus desejos pecaminosos. Eles são:

OrgulhoInvejaGanânciaRaivaGulaPreguiça e Luxúria.

SHAZAM vs SUPERMAN

Shazam vs Superman

Tivemos diversos embates do Homem de Aço contra Shazam ao longo dos anos. Os mais marcantes foram no Reino do Amanhã, uma batalha sangrenta entre os dois heróis, com uma versão mais velha do Superman versus Shazam que está sendo controlado por Lex Luthor.

Outra grande batalha ocorreu na animação Batman/Superman – Inimigos Públicos na qual Gavião Negro e Shazam enfrentam a dupla mais amada dos quadrinhos (opinião minha, obviamente).

Por fim, mas não menos importante, a luta sensacional na série animada Liga da Justiça Sem Limites, na qual Shazam enfrenta um Superman desconfiado com as ações de Luthor (sempre ele!), fazendo com que o campeão da Terra se desligue da Liga da Justiça posteriormente.

Família SHAZAM!

Shazam!

Uma das famílias mais populares das HQs, a Família SHAZAM! já contou com diversos membros e teve muitas formações.

O filme pode mostrar a dos Novos 52 que é composta por Freddie Freeman, Mary Marvel, Pedro Peña, Darla Dudley, Eugene Choi e claro Billy Batson.

Curiosamente a forma como os poderes dos personagens funcionam sofreram uma alteração bem grande.

Basicamente, quando apenas um deles estava transformado, esse personagem utilizava os poderes a 100%, mas se dois personagens estivessem transformados cada um deles utilizava os poderes do Mago Shazam a 50%. Ou seja, os poderes do Mago se iam diluindo dependendo do número de utilizadores.

A VERSÃO DO CINEMA

Shazam!

Todos temos um super-herói dentro de nós; só é preciso um pouco de magia para que ele ganhe vida. No caso de Billy Batson (Asher Angel), basta gritar uma palavra -SHAZAM!- para que o jovem malandro de 14 anos se transforme no super-herói adulto Shazam (Zachary Levi), cortesia de um antigo mago.

Um menino em sua essência – dentro de um corpo sarado, como o de um deus – Shazam se esbalda nesta versão adulta dele mesmo fazendo aquilo que qualquer adolescente faria com superpoderes: divertir-se com eles!

Ele é capaz de voar? Tem visão de raio-X? Consegue soltar raios pelas mãos? Pode perder a prova de estudos sociais?

Shazam começa a testar os limites de suas habilidades com a despreocupação típica de uma criança. Contudo, ele precisará dominar estes poderes rapidamente para lutar contra as forças do mal controladas pelo Dr. Thaddeus Sivana (Mark Strong).

Elenco: Zachary Levi, Jack Dylan Grazer, Asher Angel, Grace Fulton, Mark Strong, Djimon Hounsou

Direção: David F. Sandberg

O filme estreia no dia 04 abril!

Confira a crítica em vídeo:

Aproveite e leia também nossa crítica completa (sem spoilers):

CRÍTICA – Shazam (2019, David Sandberg)

Comentários