Início FILMES Duna: Conheça os atores que estarão presentes no reboot e mais

Duna: Conheça os atores que estarão presentes no reboot e mais

274
0
Duna: Conheça os atores que estarão presentes no reboot e mais

O livro best-seller de Frank Herbert, Duna, publicado pela primeira vez em 1965 como parte da Analog Magazine. A história tratava de política, religião, ecologia, tecnologia e emoção humana; e conta a história de Paul Atreides, cuja família nobre assume o controle do desértico planeta Arrakis, lar da mais importante e valiosa substância do universo, mistura ou “tempero”, uma droga que aumenta a função mental.

Se tornando uma das maiores histórias de ficção-científica de todos os tempos, Duna recebeu o Prêmio Hugo em 1966 e ganhou o primeiro Nebula Award por melhor romance. O roteirista de 2001: Uma Odisseia no Espaço, Arthur C. Clarke descreveu a obra como “única”, apontando que nenhuma outra história se compara a ela, além da fantasia épica de Tolkien, O Senhor dos Anéis.

O sucesso de Duna trouxe consigo mais livros de Herbert, e eventualmente seu filho, Brian, e o colaborador frequente Kevin J. Anderson, antes de chegar as telonas como uma adaptação do diretor David Lynch em 1984. A adaptação de Lynch não agradou muito e acabou sendo uma decepção no que se refere à arrecadação das bilheterias, falhando ao recuperar os US $ 40 milhões do orçamento.

O canal Syfy adaptou Duna em forma de uma minissérie dirigida pelo diretor John Harrison em 2000, que ganhou dois prêmios Emmy. Pouco tempo depois, Harrison lançou outra série em 2003, adaptação o segundo e o terceiro livro da série, Messias de Duna, e Filhos de Duna.

A Legendary Pictures comprou os direitos para uma adaptação cinematográfica de Duna em 2016, e o diretor Denis Villeneuve foi anunciado como diretor no final de Janeiro de 2017. Villeneuve têm se tornado um dos diretores mais adorados de Hollywood nos últimos anos, com vários filmes aclamados pela crítica, incluindo Os Suspeitos (2013), Sicário (2015), A Chegada (2017) e Blade Runner 2049 (2017).

O roteirista seis vezes indicado ao Oscar e vencedor do prêmio por Forrest Gump, Eric Roth, assumiu a cadeira de roteirista de Abril de 2017, enquanto o filme começou a escalar seus atores apenas em Julho de 2018. O ator Timothée Chalamet de Me Chame pelo Seu Nome foi escalado para o papel principal de Paul Atreides

Thimotée Chalamet
Timothée Chalamet

No filme o personagem será o interesse amoroso de Zendaya, que dará vida à personagem Chani. Algum tempo depois, foi anunciado que Rebecca Ferguson, Stellan Skarsgard, Dave Bautista, Charlotte Rampling, David Dastmalchian, Oscar Isaac, Javier Barden, Josh Brolin e Jason Momoa se juntaram ao elenco.

Zendaya
Zendaya

Os fãs do livros de Frank Herbert esperam uma adaptação melhor do que a versão de Lynch, que desagradou enormemente os fãs há quase 35 anos atrás. Parece que com o reboot de Duna pela Legendary Pictures, os fãs enfim terão uma adaptação decente e que tanto sonharam. Na verdade, um reboot poderia se tornar uma própria série de ficção científica, como foi com Peter Jackson e a série Senhor dos Anéis, que agora ganhará um spin-off pela Amazon Prime Video.

A trilogia O Senhor dos Anéis de Jackson foi indicado 30 vezes por seus três filmes, ganhando 17 prêmios, sendo 11 desses, apenas pelo último filme da trilogia, O Retorno do Rei. Antes da fantasia romântica de Guillermo del Toro em 2017, A Forma da Água ganhar o prêmio de Melhor Filme, O Retorno do Rei havia sido o único filme do gênero a ganhar o prêmio máximo da Academia.

Enquanto Pantera Negra tem a chance de se juntar à O Retorno do Rei e A Forma da Água como os únicos filmes do gênero à ganhar o prêmio de Melhor Filme, parece ser improvável, já que o filme concorre contra filmes aclamados como Roma e Infiltrado na Klan. Para os fãs de super-heróis, fantasia e filmes de ficção científica, a Academia quase nunca os ouve. Entretanto, isso pode mudar com Duna, e por uma boa razão.

PUBLICAÇÃO RELACIONADA | Martelada #3 | Oscar 2019, suas tretas e nossas apostas

O nível de talento ligado ao reboot de Duna é realmente assustador, desde seus atores e o próprio diretor, Denis Villeneuve. Villeneuve chegou à Hollywood com o aclamado Os Suspeitos, estrelando Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal, que foi indicado ao prêmio de Melhor Filme. Gyllenhaal também estrelou outro filme de Villeneuve, O Homem Duplicado, lançado em 2013. Ambos os filmes foram recebidos positivamente pela crítica, com pontuações respectivas de 82% e 74% no Rotten Tomatoes.

Villeneuve continuou sua subida com Sicario em 2015, estrelando Emily Blunt, Benicio Del Toro e Josh Brolin, que foi indicado à três categorias do Oscar. Villeneuve ganhou sua primeira indicação à categoria de Melhor Diretor por A Chegada de 2016, que estrela Amy Adams e Jeremy Renner, o filme recebeu um total de 8 indicações, ganhando apenas o Oscar de Melhor Mixagem de Som.

Villeneuve seguiu em frente, partindo para o gênero ficção científica neo-noir, a sequência Blade Runner 2049 contou com Ryan Gosling e o retorno de Harrison Ford. O filme foi aclamado pela crítica e ganhou dois Oscars de cinco indicações.

O que você espera do reboot de Duna conta pra gente nos comentários? O filme será lançado em 20 de novembro de 2020.

Comentários