Filmes de guerra que estão na lista de qualquer fã de cinema

    Nada de Novo no Front, do diretor Edward Berger, chegou recentemente ao catálogo da Netflix e como todo bom filme de guerra, este nos faz lembrar de outros que nos trouxeram boas experiências na sétima arte.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Nada de Novo no Front (2022, Edward Berger)

    Veja abaixo alguns filmes marcantes de um triste tema: a guerra.

    Apocalypse Now (1979)

    No Vietnã, em 1970, o capitão Willard (Martin Sheen) faz uma jornada perigosa e cada vez mais alucinatória rio acima para encontrar e matar o coronel Kurtz (Marlon Brando), um oficial promissor que supostamente enlouqueceu completamente. Na companhia de um barco patrulha da Marinha cheio de garotos malandros, um oficial da Cavalaria Aérea obcecado por surf (Robert Duvall) e um fotógrafo freelance louco (Dennis Hopper), Willard viaja cada vez mais fundo no coração da escuridão.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Francis Ford Coppola: O Apocalipse de Um Cineasta (1991, MUBI)

    Platoon (1986)

    TBT #183 | Platoon (1986, Oliver Stone)

    Chris Taylor (Charlie Sheen) deixa seus estudos universitários para se alistar em serviço de combate no Vietnã em 1967. Uma vez que ele está no chão no meio da batalha, seu idealismo desaparece. As lutas internas em sua unidade entre o sargento Barnes (Tom Berenger), que acredita que os aldeões próximos estão abrigando soldados vietcongues, e o sargento Elias (Willem Dafoe), que tem uma visão mais simpática dos habitantes locais, acaba colocando os soldados uns contra os outros. bem como contra o inimigo.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #183 | Platoon (1986, Oliver Stone)

    O Resgate do Soldado Ryan (1998)

    TBT #185 | O Resgate do Soldado Ryan (1999, Steven Spielberg)

    O capitão John Miller (Tom Hanks) leva seus homens para trás das linhas inimigas para encontrar o soldado James Ryan (Matt Damon), cujos três irmãos foram mortos em combate. Cercados pela brutal realidade da guerra, enquanto procuram por Ryan, cada homem embarca em uma jornada pessoal e descobre sua própria força para triunfar sobre um futuro incerto com honra, decência e coragem.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | TBT #185 | O Resgate do Soldado Ryan (1999, Steven Spielberg)

    Pearl Harbor (2001)

    Este drama arrebatador, baseado em eventos históricos reais, segue os amigos de infância Rafe McCawley (Ben Affleck) e Danny Walker (Josh Hartnett) quando eles entram na Segunda Guerra Mundial como pilotos. Rafe está tão ansioso para participar da guerra que parte para lutar na Europa ao lado da Royal Air Force da Inglaterra. Em casa, sua namorada, Evelyn (Kate Beckinsale), encontra conforto nos braços de Danny. Os três se reencontram no Havaí pouco antes do ataque japonês a Pearl Harbor.

    Invencível (2014)

    Quando menino, Louis “Louie” Zamperini está sempre em apuros, mas com a ajuda de seu irmão mais velho, ele muda sua vida e canaliza sua energia para a corrida, classificando-se posteriormente para as Olimpíadas de 1936. Quando a Segunda Guerra Mundial estourou, Louie se alistou no exército. Depois que seu avião cai no Pacífico, ele sobrevive incríveis 47 dias à deriva em uma jangada, até sua captura pela marinha japonesa. Enviado para um campo de prisioneiros de guerra, Louie se torna o alvo favorito de um comandante de prisão particularmente cruel.

    Fury (2014)

    Em abril de 1945, os Aliados estão fazendo sua investida final no teatro europeu. Um sargento do Exército endurecido pela batalha chamado Don “Wardaddy” Collier (Brad Pitt), liderando um tanque Sherman e uma tripulação de cinco homens, empreende uma missão mortal atrás das linhas inimigas. Desesperadamente em menor número, menos armados e sobrecarregados com um soldado inexperiente (Logan Lerman) em seu meio, Wardaddy e seus homens enfrentam adversidades esmagadoras enquanto se movem para atacar o coração da Alemanha nazista.

    Até o Último Homem (2016)

    Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss (Andrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, porém, durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. O que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso.

    Dunkirk (2017)

    Em maio de 1940, a Alemanha avançou para a França, prendendo as tropas aliadas nas praias de Dunkirk. Sob cobertura aérea e terrestre das forças britânicas e francesas, as tropas foram lenta e metodicamente evacuadas da praia usando todas as embarcações civis e navais úteis que puderam ser encontradas. No final desta missão heróica, 330.000 soldados franceses, britânicos, belgas e holandeses foram evacuados com segurança.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – Dunkirk (2017, Christopher Nolan)

    1917 (2019)

    Durante a Primeira Guerra Mundial, dois soldados britânicos, William Schofield (George MacKay) e Tom Blake (Dean-Charles Chapman), recebem ordens aparentemente impossíveis. Em uma corrida contra o tempo, eles devem atravessar o território inimigo para entregar uma mensagem que pode salvar 1.600 de seus companheiros – incluindo o próprio irmão de Blake.

    PUBLICAÇÃO RELACIONADA | CRÍTICA – 1917 (2019, Sam Mendes)


    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTube. Clique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    TBT #273 | ‘Vida Bandida’ é uma comédia repleta de diversão e simpatia

    Vida Bandida acompanha a história de um grupo de ladrões de banco. Estrelado por Bruce Willis e Cate Blanchett.

    A saga olímpica no cinema: Uma jornada de superação e emoção

    Entre dramas, comédias e até mesmo criminais, a melhor maneira de se preparar para as Olimpíadas é conhecendo as melhores histórias da competição.

    Superman: Possíveis vilões do novo filme do Homem de Aço

    Superman ganhará um novo filme. Apesar de quase todo o elenco do filme ter sido anunciado, os vilões ainda são mantidos em segredo.

    5 novos jogos de Nintendo Switch para toda a família explorar

    O Nintendo Switch dá as boas-vindas à primavera com seleção incrível de jogos casuais no portátil da Big N. Confira a lista!