Guardiões da Galáxia: Elenco se pronuncia em apoio a James Gunn; será que Disney voltará atrás?

0
3180

Mais de uma semana depois da Disney ter demitido James Gunn – diretor dos filmes Guardiões da Galáxia -, em plena San Diego Comic-Con após piadas grosseiras e ofensivas feitas pelo diretor anos atrás em redes sociais terem ressurgido na mídia, algumas das maiores estrelas da franquia de filmes fizeram uma demonstração pública de apoio ao ex-diretor. 

A carta foi publicada pelos atores em suas redes sociais oficiais no Twitter e no Instagram, veja abaixo o texto original e em seguida a tradução:

Abaixo a tradução da carta do elenco:

“Para nossos fãs e amigos:

Nós apoiamos James Gunn totalmente. Todos ficamos chocados por sua abrupta demissão na semana passada e intencionalmente aguardamos estes 10 dias passarem para respondermos após pensarmos, rezarmos, ouvirmos e discutirmos. Neste período, fomos encorajados pelo grande apoio dos fãs e membros da mídia que desejam ver James ser reconduzido ao posto de diretor do Volume 3; e desencorajados por aqueles que foram facilmente levados a acreditar nas muitas absurdas teorias da conspiração que o cercam.

Fazer parte da franquia Guardiões da Galáxia tem sido uma grande honra em cada uma de nossas vidas. Não podemos deixar este momento passar sem expressar nosso amor, apoio e gratidão por James. Não estamos aqui para defender suas piadas feitas há muitos anos, mas para compartilhar nossa experiência tendo passado tantos anos no set fazendo Guardiões da Galáxia e Guardiões da Galáxia Vol.2. O caráter que ele vem demonstrando desde sua demissão é consistente em relação ao homem que ele era todos os dias no set, e acreditamos que seu pedido de desculpas, de agora e de anos atrás quando ele comentou as publicações inicialmente, é de coração, um coração que todos conhecemos, confiamos e amamos. Ele mudou nossas vidas para sempre ao selecionar cada um de nós para o ajudar a contar a história destes marginais que encontram redenção. Nós acreditamos que o tema da redenção nunca foi tão relevante quanto neste momento.

Cada um de nós espera trabalhar como nosso amigo James novamente no futuro. Sua história ainda não terminou – não mesmo.

Existem poucos processos no tribunal da opinião pública. James não será a última boa pessoa a ser julgada. Levando em consideração a crescente polarização política em nosso país, é seguro dizer que casos assim continuarão a acontecer, ainda que esperemos que os estadunidenses de todo o espectro político possam diminuir o assassinato de caráter e parem de alimentar a mentalidade de linchamento.

Esperamos que o que aconteceu possa servir como exemplo para que todos nós percebamos a enorme responsabilidade que temos, para conosco e para com os outros, em relação ao uso que damos às palavras quando as marcamos nas pedras digitais; esperamos que nós, enquanto sociedade, possamos aprender a partir desta experiência e que, no futuro, possamos pensar duas vezes antes de decidir o que queremos expressar; e que o aprendizado possa alimentar nossa capacidade de curar e ajudar ao invés de machucar uns aos outros. Obrigado por ler nossas palavras.

Os Guardiões da Galáxia,

[assinatura dos atores]”

A carta é assinada por Chris Pratt (Senhor das Estrelas), Zoe Saldana (Gamora), Dave Bautista (Drax), Karen Gillan (Nebulosa), Bradley Cooper (voz de Rocket), Vin Diesel (voz de Groot), Sean Gunn (irmão de James Gunn/Kraglin), Pom Klementieff (Mantis) e Michael Rooker (Yondu).

guardiões da galáxia vol.2

Embora a carta não peça diretamente que James Gunn seja reintegrado como diretor dos Guardiões da Galáxia Vol.3 (embora haja uma petição na Change.org para isso), ainda assim é um retrocesso – embora respeitoso – contra a decisão da Disney de remover Gunn do próximo filme.

Particularmente acho pouco provável a Disney voltar atrás em sua decisão, principalmente por se tratar de assuntos como pedofilia e estupro. Por mais que James Gunn tenha feito um excelente trabalho com a franquia Guardiões da Galáxia, suas atitudes de fazer piadas minimizando a gravidade dos temas – mesmo que no passado – vão contra os valores da companhia. E nenhuma companhia, seja ela grande ou pequena não pode ter um colaborador que manche sua imagem com atitudes que vão contra seus valores independente dão quão bom tenha sido o trabalho desenvolvido pelo profissional.

[Atualização]

De acordo com a Variety, existem rumores dentro da Disney e da Marvel que apontam para uma volta atrás na demissão de James Gunn, porém a decisão final ficará por conta de Bob Iger presidente da Walt Disney que está de férias após o fim das negociações com a Fox. Então, aparentemente, o destino de Gunn junto aos Guardiões da Galáxia terá de esperar até o retorno de Iger para que o ex-diretor seja recontratado. Isto é, se James Gunn aceitar.

Que treta, meus amigos!

[Fim da atualização]

E você, qual sua opinião a respeito da tomada de decisão da Disney e da manifestação do elenco de Guardiões da Galáxia em relação a James Gunn? Deixe seu comentário e vamos debater.