Início FILMES Crítica Noites Sombrias #35 | Abismo do Medo (2005, Neil Marshall)

Noites Sombrias #35 | Abismo do Medo (2005, Neil Marshall)

Diferente do que costumo apresentar no Noites Sombrias, o artigo de hoje não será uma produção asiática, porque dei oportunidade ao Abismo do Medo, um filme britânico de 2005, que até a publicação desta crítica, está disponível na plataforma da Amazon Prime Video.

SINOPSE

Um grupo de amigas de longa data, resolvem fazer uma expedição a uma caverna, porém, a experiência não acontece do jeito que elas planejavam, resultando em diversos problemas.

ANÁLISE

O longa metragem dirigido por Jon Harris e Neil Marshall é sobre o tipo de pessoa que não acha a vida a suficientemente perigosa, por isso, decide optar por esportes radicais, nesse caso, são seis mulheres que resolvem se arriscar em explorar uma caverna.

Porém, para a tristeza delas e a nossa felicidade de apreciadores de terror, tudo que planejaram sistematicamente começa a dar muito errado.

Primeiramente, o filme mostra os acidentes sangrentos que podem acontecer em um lugar assim, com cenas que nos deixam com a sensação extremamente incômoda de claustrofobia, aliás, Jon Harris também é diretor do aclamado 127 Horas.

Então, se você já viu essa produção consegue ter uma ideia do tipo de cena que Abismo do Medo consegue entregar, logo, a agonia de lugares apertados e sem saída ganha companhia com algo que ninguém esperava.

Particularmente tenho muito medo de lugares como este, quando criança não aceitava entrar em alguns brinquedos de parque ou participar de certas brincadeiras porque me sentia claustrofóbica.

Acredito que muitos compartilham dessa sensação, portanto, a ansiedade e o terror psicológico ataca nesse momento com força.

Mas as amigas em questão precisam lidar com o fato que não estão completamente sozinhas aumentando o horror entre o grupo, na ideia deste ponto, a meu ver, foi um tanto clichê, não causando surpresa quando mostrado na tela.

Associado aos problemas de relacionamento entre elas, e o instinto de sobrevivência,  mais forte que qualquer elo, entretanto,  sua execução é melhor que esperava fugindo de estereótipos e sexualização que acontecia com frequência com mulheres naquela época.

Sim, não teremos uma mulher loira com camisa molhada e indefesa que conta com a sorte, mas sim, personagens femininas fortes e bem dispostas a encarar o que está no abismo. 

VEREDITO

Algumas ideias do Abismo do Medo são clichês, mas felizmente, sua execução não é tanto, causando uma certa surpresa e oferecendo um pequeno resgate ao roteiro.

O Abismo do Medo, que você pode conferir na plataforma da Amazon Prime Video, não causa aquele pavor enorme capaz de tirar o sono, mas não é ruim, sendo uma boa recomendação para aqueles que estão largando o medo deste gênero de lado e começando a consumir mais produções de terror.

Nossa nota

3,7/5,0

Confira o trailer de Abismo do Medo:

Acompanhe as lives do Feededigno na Twitch

Estamos na Twitch transmitindo gameplays semanais de jogos para os principais consoles e PC. Por lá, você confere conteúdos sobre lançamentos, jogos populares e games clássicos todas as semanas.

Curte os conteúdos e lives do Feededigno? Então considere ser um sub na nossa Twitch sem pagar nada por isso. Clique aqui e saiba como.

Artigo anteriorCRÍTICA – Aeon Drive (2021, 2Awesome Studio)
Próximo artigoCRÍTICA – Far Cry 6 (2021, Ubisoft)
Carioca do interior, imigrante em BH que ama desenhar e apreciadora de cerveja de buteco, que luta para não falar "uai" e não falar muito mas acaba falhando; tipo agora.