Início FILMES Crítica Noites Sombrias #6 | Noroi: A Maldição (2005, Kôji Shiraishium)

Noites Sombrias #6 | Noroi: A Maldição (2005, Kôji Shiraishium)

Noroi: A Maldição é um filme de terror japonês no estilo Found Footage que assusta até mesmo os mais fanáticos pelo gênero

O filme para Noite Sombrias desta semana é o Noroi: A Maldição. Com direção de Kôji Shiraishium, a obra é um terror japonês capaz de deixar até os mais acostumados com esse gênero assustados e apreensivos.

SINOPSE

Logo de início, o filme apresenta o jornalista Masafumi Kobayashi (Jin Muraki), que investiga casos paranormais. No ano de 2004, após finalizar seu documentário intitulado “Maldição”, sua casa é incendiada, o corpo de sua esposa é encontrado em meio aos escombros, porém, Kobayashi não é avistado.

Tanto o jornalista quanto a sua última gravação se encontram desaparecidas, mas, de forma misteriosa, a redação do canal de TV onde ele trabalhava recebe a fita, que por muito tempo não foi transmitida devido ao seu conteúdo.

ANÁLISE DE NOROI: A MALDIÇÃO

A obra utiliza da técnica Found Footage, que traduzindo de forma literal significa Gravação Encontrada. Ou seja: tem toda aquela estética de um documentário falso.

A princípio tudo é bastante comum desse gênero e até os acontecimentos são lentos e monótonos. Até que Kobayashi passa a analisar o caso da atriz Marika Matsumoto, que é muito conhecida por interpretar Final Fantasy, por exemplo.

A partir do acompanhamento do caso de Marika é que outros eventos macabros que não foram solucionados começam a se encaixar. Então, o filme lentamente vai criando no imaginário um terror, algo que perturba sem mostrar nada.

Conforme o jornalista encontra as ligações, a obra adiciona camadas e camadas de tensão. Cada detalhe se torna incômodo até o ponto que são tantos elementos bizarros que quem vê já está totalmente assustado e se recusa a ir ao banheiro sozinho.

VEREDITO

Quem gostou dos filmes O Grito e O Chamado não irá se decepcionar com Noroi: A Maldição. Além de um enredo assustador e imagens impactantes, o filme gera um terror psicológico que você ficará com o famigerado CA-GA-ÇO.

Nossa nota

5,0 / 5,0

Confira o trailer:

Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.