TBT #112 | Transformers (2007, Michael Bay)

    Transformers é dirigido por Michael Bay, com roteiro de Roberto OrciAlex Kurtzman e John Rogers, o filme é baseado na franquia homônima da Hasbro.

    O elenco conta com nomes como Shia LaBeouf, Megan Fox, Josh Duhamel, Jon Voight, Tyrese Gibson, John Turturro, Anthony Anderson e o saudoso Bernie Mac

    SINOPSE

    Os Transformers – alienígenas que vivem na Terra camuflados sob a forma de carros, aviões e aparelhos eletrônicos -, batalham por uma fonte de energia escondida em nosso planeta: são os cruéis Decepticons, determinados a dominar o universo, contra os pacíficos Autobots. Enquanto isso, os adolescentes Sam Witwicky (Shia LaBeouf) e Mikaela (Megan Fox) vivem tranquilamente sua vida sem saber que o mapa para a tão cobiçada fonte de energia está com eles.

    ANÁLISE

    Criada pela Hasbro em 1984, a franquia de robôs já passou por brinquedos à desenhos animados, até HQs da Marvel Comics.

    Com um orçamento de US$ 150 milhões, o longa de Michael Bay deu o ponta pé inicial para a franquia no cinema, arrecadando mundialmente US$ 709 milhões, apesar das críticas divididas na época.

    No filme, os humanos se veem no meio de uma guerra que atravessou o universo e agora chega à Terra, onde duas facções de Transformers lutarão para decidir o destino do nosso planeta; são eles:

    Os Autobots formados por Optimus Prime, Bumblebee, Jazz, Ironhide e Ratchet.

    E os Decepticons com Megatron, Starscream, Barricade, Devastator, Bonecrusher, Blackout, Scorponok e o pequeno Frenzy.

    Curiosidade: Apesar de no filme um dos Decepticons ser chamado de Devastator, na linha de brinquedos e na maior parte da mídia de apoio o personagem é chamado de Brawl.

    VEREDITO

    Sem sombra de dúvidas o primeiro filme da franquia foi um marco na carreira de Michael Bay e na evolução dos efeitos especiais do cinema.

    Se por um lado não temos um bom roteiro para o desenvolvimento dos personagens humanos – Capitão Lennox (Josh Duhamel), Sargento Epps (Tyrese Gibson) e Seymour Simmons (John Turturro) ganharam destaque ao longo dos títulos seguintes – por outro temos excelentes cenas de ação e CGI.

    Aqui, a icônica dublagem de Guilherme Briggs como Optimus Prime e música tema do Linkin Park com “What I’ve Done” certamente marcaram a infância de muitos fãs dos robôs e da banda liderada pelo finado Chester Bennington.

    Infelizmente, Bay perdeu a mão e a cada filme da franquia lançado nos anos seguintes suas explosões tornavam-se cada vez mais megalomaníacas e seu CGI parecia uma perseguição ao robô com fisionomia cada vez mais humana.

    Você pode até não ser fã dos últimos títulos, mas Transformers é inegavelmente o melhor de todos!

    Nossa nota

    5,0 / 5,0

    Assista ao trailer oficial:

    Curte nosso trabalho? Que tal nos ajudar a mantê-lo?

    Ser um site independente no Brasil não é fácil. Nossa equipe que trabalha – de forma colaborativa e com muito amor – para trazer conteúdos para você todos os dias, será imensamente grata pela sua colaboração. Conheça mais da nossa campanha no Apoia.se e nos ajude com sua contribuição.

    Artigos relacionados

    TBT #265 | ‘Kill Bill’ é um clássico atemporal de vingança

    Kill Bill Vol. 1 é estrelado por Uma Thurman no papel da Noiva, uma heroína em busca de vingança por tudo que foi tirado dela.

    CRÍTICA: ‘Segredos de um Escândalo’ instiga, mas falha ao entregar narrativa incômoda

    Segredos de um Escândalo é o mais novo suspense estrelado por Julianne Moore e Natalie Portman. O longa adapta uma história real.

    TBT #264 | ‘Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal’ diverte, mas falha em entregar legado

    Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é um dos muitos longas legados lançados nos anos 2000. O longa acompanha o amado Indy.

    CRÍTICA – ‘Bob Marley: One Love’ a voz do amor em tempos de guerra

    Bob Marley: One Love lança os espectadores por história emocionante, com músicas sobre amor, perseverança e biografia respeitosa.