TBT #174 | Um Homem Entre Gigantes (2015, Peter Landesman)

    Um Homem Entre Gigantes (ou, do original, Concussion) é um drama que retrata uma parte da vida do Doutor Bennet Omalu, um patologista forense nigeriano em solo estadunidense. O longa aborda a história da descoberta feita pelo Dr. Bennet acerca de uma lesão cerebral muito comum em jogadores de futebol americano, o que o levou à um grande embate com a Liga de Futebol Americano (NFL).

    O elenco conta com Will Smith (King Richard: Criando Campeãs) como Dr. Omalu, Gugu Mbatha-Raw (Loki) como Prema (a esposa do doutor) e Alec Baldwin (Rust e Pearl Harbour) como Dr. Julian Bailes.

    SINOPSE

    O patologista forense Dr. Bennet Omalu tenta conscientizar a opinião pública sobre a encefalopatia traumática crônica (ETC), uma doença que causa trauma cerebral em jogadores de futebol americano, resultado de concussões repetidas na cabeça.

    ANÁLISE

    A história retratada em Um Homem Entre Gigantes apresenta uma narrativa heroica do Dr. Bennet, no ano de 2002, para fazer chegar aos olhos de todos os perigos que as frequentes pancadas na cabeça geram nos jogadores da NFL.

    É interessante reparar que existem muitos críticos à severidade e a unilateralidade com que o assunto é abordado no filme. É verdade que a NFL, há alguns anos, vem trabalhando enfaticamente em alterar as regras do esporte para reduzir o número de vítimas das concussões e da ETC. Os números de casos são consideravelmente menores nos dias de hoje.

    No entanto, a narrativa foi criada justamente para retratar as dificuldades que o doutor, naturalizado cidadão americano em 2015, passou por tentar confrontar, quase que sozinho, uma das maiores empresas do país.

    E o filme ganha muito nesta proposta, ao descrever a importância que o futebol americano tem para os habitantes daquele país. Em contraponto, o longa também enaltece os perigos envolvidos em contrariar e ameaçar a NFL – também por isto, o nome Um Homem Entre Gigantes.

    Em meio à toda esta trama, podemos ainda aproveitar de uma belíssima fotografia, que sabe usar muito bem de cartões postais de Pittsburg e de cenas nas rodovias onde podemos ver belos takes do countryside norteamericano.

    VEREDITO

    Por se passar em um passado próximo, muitos fãs do futebol americano criticam veementemente os “ataques” à NFL, entendendo que o filme desincentiva a prática do esporte. Eu, também como fã, não entendo assim. Inclusive, gostei bastante da forma como Um Homem Entre Gigantes apresenta a paixão pelo esporte e toda a magia da bola oval.

    Acabei por não comentar na análise por ter me atido à temática, mas as belas atuações de Will Smith e Gugu Mbatha-Raw fazem o espectador comprar automaticamente a batalha que eles passam. A sensibilidade e dedicação, principalmente destes, em um longa que toca em pontos tão sensíveis da sociedade estadunidense, merecem grande destaque.

    Se você gosta de futebol americano ou quer conhecer um pouco sobre a instituição NFL, recomendo assistir à Um Homem Entre Gigantes. Se quiser entender o pontos abordados pelos fãs do esporte, inconformados com o filme, confira este texto em um site nacional especializado em NFL.

    Nossa nota

    3,5 / 5,0

    Assista ao trailer legendado de Um Homem Entre Gigantes:

    Inscreva-se no YouTube do Feededigno

    Assista às nossas análises de filmes, séries, games e livros em nosso canal no YouTubeClique aqui e inscreva-se para acompanhar todas as semanas nossos conteúdos também por lá!

    Artigos relacionados

    Noites Sombrias #67 | Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira 13 (1993, Adam Marcus)

    Jason Vai Para o Inferno é o sexto filme da franquia de um dos ícones da cultura pop e que trouxe um misto de sentimentos na crítica.

    Top Gun: Maverick | Quem é o elenco do novo filme?

    Mais de 30 se passaram do clássico Top Gun, agora Tom Cruise está de volta em Top Gun: Maverick! Conheça o elenco.

    TBT #177 | Clube dos Cinco (1985, John Hughes)

    Clube dos Cincos é um daqueles clássicos dos anos 80 e seria uma heresia se não estivesse no TBT do Feededigno.

    Cannes: 5 filmes cotados para dominar o festival

    Começou nesta terça-feira (17) a 75ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes. Conheça alguns filmes para ficar de olho!